English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 5 de outubro de 2013

Veja o que estudar em Ciências da Natureza na reta final para o Enem

Veja o que estudar em Ciências da Natureza na reta final para o Enem

Docentes dizem que reta final deve ser voltada para resolução de questões.
Preparo física e emocional também são apontados como importantes.

Do G1 PI
A um mês da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o G1 ouviu professores da área de Ciências da Natureza, que englobam as matérias de Biologia, Química e Física para dar dicas aos candidatos. Nos últimos momentos dessa reta final de estudos os três docentes concordam em um ponto: além de resolver questões, os estudante devem se preparar físicamente e emocionalmente.
Professor de Biologia Guilherme Marques Avelino  (Foto: Yara Pinho/G1) 
Professor de Biologia Guilherme Marques Avelino (Foto: Yara Pinho/G1)
 
Biologia
O professor Guilherme Marques Avelino destaca que assuntos como tipos de doenças, evolução e genética, além de ecologia devem ter uma atenção redobrada. Segundo ele, a principal aposta está em questões que englobem esses temas com assuntos do cotidiano.
“As variações de doenças tanto na população brasileira, como na população mundial; a evolução das espécies focando em Darvin e Lamarque, com as questões de genética e principalmente a ecologia voltada aos problemas e impactos ambientais são os assuntos mais recorrentes dentro das questões do Enem. A pesar de na última edição o exame ter fugido um pouco à sua temática, adotando questões mais tradicionais, acreditamos que em 2013 ele volte para suas característica e questões contextualizadas em temáticas do cotidiano”, disse.
Ainda de acordo com o professor, os últimos dias de estudo devem se voltados para a resolução de questões e a preparação mental para a prova. “Os últimos dias devem ser voltados para a resolução de questões, principalmente voltada para os temas que mais vêm sendo cobrados. Isso é muito importante nesse momento pois em muitas ocasiões existe a coincidência de temas e até de questões. Sobretudo, a preparação e a concentração para conseguir realizar um exame tão extenso é um ponto importante a ser trabalhado”, apontou.

Professor de Física Edmundo José de Oliveira  (Foto: Yara Pinho/G1) 
Professor de Física Edmundo José de Oliveira (Foto: Yara Pinho/G1)
 
Física
Para o professor de Física Edmundo José de Oliveira, a eletrodinâmica e a calorimetria devem ser as grandes apostas para o exame deste ano. Assuntos também voltados para o dia a dia devem ser uma marca das questões da área. Há ainda uma expectativa por questões de magnetismo como novidade.
“Todos os tipos de energia, com eletrodinâmica e questões de temperatura (Calorimetria) vem sendo as temáticas mais abordadas nas últimas edições do Enem. Como aposta de novidade este ano vem o magnetismo, que não caiu nas duas últimas edições. Acreditamos que o tema deva cair nessa prova ou com questões de campo magnético ou força magnética”, declarou.
Segundo o professor, nesta reta final os alunos devem aproveitar para preparar os nervos e treinar o que já vem sendo estudando desde o inicio do ano. “O momento agora é para se acalmar e treinar o que já sabe. Para isso, é importante pegar dicas com os professores e revolver questões de temas que vêm sendo mais cobrados pelo Enem. O exame é uma prova mais de velocidade do que de conhecimento de fato”, afirmou.

Professor de Química Abel Fonseca (Foto: Yara Pinho/G1) 
Professor de Química Abel Fonseca (Foto: Yara Pinho/G1)
 
Química
O professor Abel Fonseca explica que a química é dividida em três áreas (química orgânica, química geral e Físico-química) e  que a físico-química tem sido a mais explorada pelo Enem. Para ele, os assuntos mais cobrados no geral são eletrodinâmica, soluções e combustíveis.
“Soluções com o estudo das águas; o equilíbrio de PH e POH, a eletroquímica com as reações de pilhas e até o confronto de físico-química com química orgânica feito em questões que trabalham o gasto de energia com cada tipo de combustível, são os assuntos que mais são cobrados pelo exame”, disse.
Assim como disseram os outros professores, para Abel os últimos dias antes da prova devem ser voltados para colocar em prática os conhecimentos já adquiridos no decorrer do ano. “Esse é o momento para se apegar às estatísticas. Resolver questões de assuntos que vem com sendo abordados com frequência pelo Enem é o melhor caminho nessa reta final. O exame, nas cerca de 15 questões voltadas para física, trabalha em sua maior parte questões com dificuldade de médio para difícil. Apenas três ou quatro questões são de maior grau de dificuldade”, declarou.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário