English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Professor de biologia explica etapas da metamorfose em chat do G1

Professor de biologia explica etapas da metamorfose em chat do G1

Fernando Beltrão tirou dúvidas de feras em aula transmitida nesta sexta (4).
Docente ainda destacou características de mamíferos, cnidários e aves.

Do G1 PE
(Para assistir o vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/professor-de-biologia-explica-etapas-da-metamorfose-em-chat-do-g1.html ).

A metamorfose que transforma totalmente a vida dos seres vivos foi abordada no chat do Projeto Educação, transmitido ao vivo nesta sexta-feira (4). O professor Fernando Beltrão, de biologia, falou principalmente de anfíbios e insetos, mas sem deixar de explicar assuntos relacionados aos mamíferos, cnidários e aves.
A reportagem de biologia sobre metamorfose foi exibida na semana passada, sendo escolhida pelos internautas para ser aprofundada no chat. Em cerca de uma hora, o professor tirou dúvidas dos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas ocorrem nos próximos dias 26 e 27.
Durante a aula, o professor deixou bem claro que metamorfose é diferente de crescimento. "'Meta' significa mudança, mas cuidado que 'meta' pode ter dois significados: um como 'meio' - metáfase é cromossomo no meio da célula -, mas também pode indicar 'mudança'. E metamorfose é mudar a forma. Imagina o encantamento de um cientista ao perceber que a lagarta virava borboleta. A metamorfose é radica, muda tudo na vida do indivíduo, seus hábitos, o que come, os perigos. É diferente de crescimento. Crescer é aumentar o número de células. Alguns insetos trocam de esqueleto, mas nao é metamorfose. A metamorfose é a mudança do nicho ecológico", destacou.
Fernando Beltrão ainda leu um poema sobre o assunto e contou a história dos seres vivos no Planeta Terra. "Importante que isso nao é de agora, é desde sempre. Foi uma luta. Na era paleozóica,  a vida era praticamente aquática, com poucos animais na terra. Mas tinha um animal anelídeo,  que era próximo dos insetos, que foi pra terra e teve que enfrentar alguns inimigos. Ele precisou se sustentar, desenvolver patas, desenvolver carapaça - um exoesqueleto que fecha para não desidratar, com quitina, que é leve, resistente e permeável -,  desenvolver olho, atena, sistema respiratório, urinário. Foi uma saga de 500 milhões de ano para chegar a isso, como se fosse uma metamorfose da espécie. A metamorfose pode ser vista como a adaptação de grupos de seres vivos", relatou.
Os internautas do G1 já podem votar na enquete da próxima semana. Basta clicar aqui e escolher o assunto preferido.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário