English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em SP, estudantes elogiam tema da redação do Enem sobre Lei Seca

Em SP, estudantes elogiam tema da redação do Enem sobre Lei Seca

Aluna esperava tema sobre manifestações populares.
Estudante diz ter feito crítica a quem bebe antes de dirigir.

Letícia Macedo Do G1, em São Paulo
Erika Rodrigues na saída do Enem (Foto: Caio Kenji/ G1)A aluna Erika Rodrigues na saída do Enem (Foto: Caio Kenji/ G1)
 
Alunos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (27) no campus da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, elogiaram o tema da redação, que  abordou os "efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A lei foi implantada em 2008 e se tornou mais rígida em 2012.
Aluna do 3º ano do ensino médio, em uma escola privada, Erika Rodrigues Rossi, de 17 anos, disse ter sido surpreendida pelo tema da redação. “Eu estava esperando um tema como água ou as manifestações populares, mas achei o tema fácil e, relativamente, fácil. Nós já tínhamos treinado no colégio”, disse. Em matemática caiu bastante porcentagem e probabilidade, segundo a estudante. “Estou otimista”, disse a aluna, que pretende fazer um curso de hotelaria.
Jefferson Joaquim de Oliveira, de 19 anos, que presta pela primeira vez o Enem, deixou a sala de exames animado. "Ontem eu fui bem, mas hoje eu fui melhor. Para mim, estava mais fácil. Gostei do tema da redação. Falei sobre a rigidez das leis e fiz uma crítica às pessoas que não as respeitam", afirmou. O estudante quer uma vaga em curso de ciências contábeis.

Em São Paulo, Daniela da Silva deixou a prova do Enem muito confiante (Foto: Caio Kenji/ G1) 
Em São Paulo, Daniela da Silva deixou a prova do Enem muito confiante (Foto: Caio Kenji/ G1)
 
Daniela da Silva Martins Barros, de 21 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado, não deixou a prova do Enem muito confiante. “É um assunto que está na mídia, mas não sei como eu me saí. Estou com uma sensação péssima”, afirmou. A estudante ainda está em dúvida do curso pretende seguir. “Estou entre logística e recursos humanos. Eu decidi que vou tentar apenas faculdades privadas. Eu fiz meu ensino médio em escola pública. Acho muito difícil para quem estudou na escola pública conseguir uma vaga em uma universidade pública”, disse.
A prova trouxe quatro informações para servir como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográfico com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população.
Já os dois textos eram informativos: um deles listou diversos dados sobre os efeitos da bebida no trânsito, como a porcentagem de acidentes provocados por motoristas embriagados. O segundo citava um exemplo de como os bares se adaptaram à nova lei.
Em uma campanha feita em Belo Horizonte, bolachas que sustentam os copos de chopp nos bares foram coladas em ímãs e preenchidas com informações opostas sobre bebida e direção. Se o usuário optasse por colocar para cima o lado em que afirmava que voltaria para casa de carro, a bolacha magnética repelia o copo de bebida. Se ele preferisse o lado que escolhia o táxi como veículo para a volta para casa, o copo não era repelido.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário