English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 5 de outubro de 2013

Temas das redações no Enem costumam combinar diversas áreas

Temas das redações no Enem costumam combinar diversas áreas

Adivinhar qual tema será cobrado mexe com a imaginação dos alunos.
Enem sempre cobra temas atuais e considerados sociais, diz professor.

Catarina Costa Do G1 PI
Uma das maiores preocupações entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio é a redação. Além de mostrar que conhecem o assunto sugerido na prova, os estudantes precisam apresentar propostas de possíveis soluções, unindo o domínio do conteúdo à habilidade para argumentação. Adivinhar qual tema será cobrado em cada edição mexe com a imaginação dos professores e alunos, sem falar da surpresa na hora da prova com assuntos que puxam para outras áreas.

Exame Classificatório para 2.250 vagas  em cursos técnicos da instituição (Foto: Ellyo Teixeira/G1) 
Candidato precisa ter interação com as disciplinas para produzir um bom texto (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
 
Para o professor de redação João Carlos, o Enem sempre cobra temas da atualidade considerados sociais, mas a cada ano vem desmistificando a ideia de que o exame trata somente assuntos batidos, como meio ambiente e violência.
"O tema de 2012 foi um susto. Ao abordar o movimento imigratório para o Brasil no século XXI, o exame mandou um recado claro para não ficarmos apenas nestes temas simples. A tendência é falar de assuntos com intertextualidade, tratar sobre a imigração era pura geografia e quem estudou para esta disciplina se deu bem na prova", lembra.
Sobre arriscar um tema para a redação de 2013, ele alega ser muito difícil acertar, mas elenca quatro sugestões, que segundo o professor, têm grande probabilidade de cair no exame. "Eu sempre aposto em temas que trabalho em sala de aula, como a juventude e as transformações sociais, pegando como gancho as manifestações de junho deste ano. Outros palpites seriam os jovens e as incertezas do futuro, o espaço que o homem habita, e o desafio do envelhecimento da população no século 21. São temas muito interessantes para quem vai fazer o Enem", revela.
João Carlos destaca que para desenvolver os temas é preciso ter uma interação com outras disciplinas. De acordo com o mestre, para uma boa redação sobre o desafio do envelhecimento da população, o estudante precisa saber o que é uma pirâmide etária, compreender o alargamento do ápice dela para produzir um texto interessante.
Saber quais são os temas que já foram trabalhados na redação do Enem também é uma boa dica para entender a estrutura da prova e os tipos de assuntos que geralmente são tratados. Em geral, a proposta de tema da redação é acompanhada de outros materiais que podem ajudar a ter ideias de como desenvolver o seu texto. Podem ser trechos de textos, fotos, charges, tiras etc.
Confira abaixo os temas cobrados pelo Enem em suas quatro últimas edições.

Temas abordados nas últimas quatro edições do Enem (Foto: Adelmo Paixão)

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário