Temas das redações no Enem costumam combinar diversas áreas
Adivinhar qual tema será cobrado mexe com a imaginação dos alunos.
Enem sempre cobra temas atuais e considerados sociais, diz professor.
Candidato precisa ter interação com as disciplinas para produzir um bom texto (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
"O tema de 2012 foi um susto. Ao abordar o movimento imigratório para o Brasil no século XXI, o exame mandou um recado claro para não ficarmos apenas nestes temas simples. A tendência é falar de assuntos com intertextualidade, tratar sobre a imigração era pura geografia e quem estudou para esta disciplina se deu bem na prova", lembra.
Sobre arriscar um tema para a redação de 2013, ele alega ser muito difícil acertar, mas elenca quatro sugestões, que segundo o professor, têm grande probabilidade de cair no exame. "Eu sempre aposto em temas que trabalho em sala de aula, como a juventude e as transformações sociais, pegando como gancho as manifestações de junho deste ano. Outros palpites seriam os jovens e as incertezas do futuro, o espaço que o homem habita, e o desafio do envelhecimento da população no século 21. São temas muito interessantes para quem vai fazer o Enem", revela.
João Carlos destaca que para desenvolver os temas é preciso ter uma interação com outras disciplinas. De acordo com o mestre, para uma boa redação sobre o desafio do envelhecimento da população, o estudante precisa saber o que é uma pirâmide etária, compreender o alargamento do ápice dela para produzir um texto interessante.
Saber quais são os temas que já foram trabalhados na redação do Enem também é uma boa dica para entender a estrutura da prova e os tipos de assuntos que geralmente são tratados. Em geral, a proposta de tema da redação é acompanhada de outros materiais que podem ajudar a ter ideias de como desenvolver o seu texto. Podem ser trechos de textos, fotos, charges, tiras etc.
Confira abaixo os temas cobrados pelo Enem em suas quatro últimas edições.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário