English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Professora tira dúvidas e analisa provas de espanhol em chat do G1

Professora tira dúvidas e analisa provas de espanhol em chat do G1

Carol Bello tratou de interpretação de texto e da estrutura gramatical.
Questões das provas do Enem de anos anteriores foram resolvidas.

Do G1 PE
( Para assistir ao vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/professora-tira-duvidas-e-analisa-provas-de-espanhol-em-chat-do-g1.html )

Depois de participar da reportagem sobre as diferenças entre o uso do “muy” e do “mucho”, a professora Carol Bello, de espanhol, deu dicas ao vivo no chat do Projeto Educação, nesta quinta-feira (10). Durante cerca de uma hora, a professora falou sobre diversos assuntos da gramática espanhola, deu informações sobre interpretação de texto e resolveu questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). [veja ao lado o vídeo na íntegra]

A reportagem de espanhol, exibida no dia 4 de outubro, foi escolhida por mais de 50% dos internautas para ser aprofundada no chat. Carol Bello falou das palavras heterossemânticas, que são as que parecem com o português na escrita, mas são totalmente diferentes no significado. “'Oficina' em português é o lugar onde se leva veículo; em espanhol, é escritório. 'Talheres' são os utensílios de cozinha; em espanhol, é uma oficina para veículos. Temos a palavra ‘escritório’ em espanhol, mas não tem nada a ver com o português, é a mesa que usamos para trabalhar em cima dela.  ‘Copo’ é o floco, de neve. Para beber, usamos o ‘vaso’, que seria para flores ou sanitário em português [...] Mas o texto na prova está costurado, o entorno está ali por alguma razão. Observe qual palavra está ao redor, se está separada por vírgula”, orientou a professora.
Carol ainda comentou a prova do Enem dos anos anteriores e resolveu uma questão onde havia uma charge da personagem Mafalda. “A prova do Enem vem sendo bem democrática, trazendo textos de diversas fontes, de vários países. Ela vem tirando a ideia de que espanhol é só da Espanha. Em 2012, tivemos texto sobre Peru; do Uruguai, sempre voltado pra temas sociais; um poema publicado em Havana, Cuba; a charge de Mafalda, que é argentina; e um último texto sobre as Malvinas, calo da Argentina com Inglaterra. Então, é importante ler sites de diversos países, revistas”, destacou.

A partir desta sexta (11), os internautas do G1 vão poder votar na enquete e escolher o tema do chat da próxima semana.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário