English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 5 de outubro de 2013

Estudantes de PE usam aulas online para se preparar para o Enem

Estudantes de PE usam aulas online para se preparar para o Enem

Alunos e professores defendem benefício de assistir videoaulas em casa.
Para estudantes do Recife, ensinar também é uma boa forma de aprender.

Do G1 PE

Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), especialistas dizem que não adianta querer aprender e estudar tudo de uma vez só. A hora é de revisar o conteúdo com calma para as provas, que serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Cada um tem um jeito preferido de estudar e, para quem gosta de usar a internet, a dica é aproveitar para acompanhar aulas online.
Mesmo que a sala de aula ainda seja a preferida dos alunos e eles não abram mão do contato direto com o professor, alguns guardam um tempinho para chegar em casa e cumprir a carga horária de estudos na internet. "Todos os dias chego em casa e estudo o conteúdo da aula, da escola. Em três tardes da semana, tenho cursinho particular. Nas horas vagas, quando tenho tempo e não estou super cansado do estudo diário, tenho um tempinho para ver aulas online", diz o estudante Paulo Luna Soares, que quer ser aprovado no curso de Direito.
Os professores e educadores já consideram a internet uma grande aliada dos estudantes que querem se dar bem no exame. Este ano, o Enem tem mais de 7 milhões de inscritos. O estudante Arlon Alencar já é formado em Direito e resolveu que quer cursar medicina. A conveniência da internet tornou tudo muito mais fácil para ele, que tem a vantagem de não precisar sair de casa. São quase dez horas por dia na frente do computador.
"Eu morava no interior e quando cheguei no Recife, achei muito despendioso gastar duas horas no trânsito para assistir duas horas de aula. Assim que tive conhecimento dessa ferramenta onde eu poderia estudar e ter controle da aula, achei que era melhor do que a aula presencial", explicou ele. "Eu posso dar pausa, fazer pesquisa na internet ou em livros que tenho em casa. Aquela aula eu só termino quando não tenho dúvida nenhuma".
A professora de português e redação Betânia Ferreira dá aulas há trinta anos. Atualmente, até ela aproveita a novidade das videoaulas. "Cada disciplina tem sua carga horária, de forma que possamos atender alunos para que eles possam associar o aprendizado que tem no colégio e complementar a partir das aulas na plataforma. Eles não têm  horário específico, não têm obrigação de sair de casa, aproveitam mais o tempo", defende ela.

Solidariedade
Por iniciativa de um colégio particular do Recife, estudantes do Ensino Médio se prepararam para o vestibular ensinando as disciplinas cobradas no Enem para outros estudantes, que não têm condições de pagar um cursinho preparatório. São doze professores que se revezam para ensinar oito disciplinas de forma voluntária, três vezes por semana. Aos 17 anos, Emily Lima dá aulas de Literatura para alunos da mesma idade que ela. "Eu não sabia o que esperar e como eles iam me receber porque, querendo ou não, eu sou da mesma idade que eles. Mas depois eu pude ver o retorno desse amor que a gente dá. É muito gratificante estar colaborando na construção de um sonho", disse ela, que vai tentar vestibular para o curso de Letras.
A aula faz parte do projeto Ação Pastoral Mangabeira da Torre e conta com cerca de 120 estudantes. Brenda Carolina vai tentar entrar em Publicidade e Propaganda e está adorando as aulas, que começaram em fevereiro e vão até as vésperas do exame. "Eles estão em idades próximas [às nossas], então ficamos mais relaxados, mais leves. Acaba ajudando", explicou ela. Jean Micael quer passar no vestibular para Ciências da Computação e também está aproveitando a oportunidade. "É bom para mim que não tenho condições de pagar um bom pré-vestibular. Gosto muito, principalmente das aulas de exatas, como matemática e física, que são da área que quero seguir".

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário