English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sugestão de Leitura - A Metamorfose – Franz Kafka

 
Como vão leitores ávidos por novidades ! Espero, sinceramente, que lendo ao menos um livro por semana !rss Como sei que vocês “devoraram” a minha última indicação de leitura, afinal, não é sempre que temos nas mãos um autor tão complexo, mas tão “verdadeiro”, como Fernando Pessoa, voltei logo com um novo livro para sugerir. Sei também que desde aquela indicação, vocês estavam ansiosos para chegar esse dia e saber qual seria a próxima “grande obra” que o velho e cansado professor de História iria indicar ! Pois acalmem-se, esse dia chegou !!
Hoje gostaria de falar sobre um livro que é um clássico na literatura mundial. Foi escrito por um checo que morreu ainda jovem, aos 41 anos, em um sanatório na Áustria. O nome desse autor era Franz Kafka, e o livro que indicaremos hoje tem como título: “A Metamorfose”. Kafka vaia se mostrar, durante toda a sua vida, um indivíduo bastante “perturbado mentalmente”. Em toda a sua obra ele deixa transparecer isso, criando personagens, conhecidos como kafkanianos, que sofrem de conflitos existenciais extremos. É exatamente esse o caso de Gregor Samsa, o protagonista desta obra que hoje indicamos. Para se ter uma idéia dessa angústia veja como começa o livro:

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar. Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos.

Imagine acordar em uma manhã e perceber que se transformou em um inseto gigante ! Como vocês reagiriam a tal fato insólito ?! Os personagens kafkanianos sempre reagem de forma a questionar o mundo e a realidade que os cercam. Também são muito solitários possuidores de paranóias e delírios.
Eu sei, parece muito “pesado” como leitura. Mas posso lhes garantir que desde o momento em que encontrei esse autor, quando estudava, durante o final de minha adolescência, a filosofia do existencialismo, passei a perceber que muitas de minhas angústias existenciais não eram somente minhas ... Haviam outros, neste Mundo, que “sofriam” !!!
Espero que gostem !
Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário