English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Veja dicas do que fazer na última semana antes das provas do Enem

Veja dicas do que fazer na última semana antes das provas do Enem

Exame do MEC será no próximo sábado (26) e domingo (27).
Simular provas, manter ritmo e dosar com descanso pode ajudar.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Enem 2013 (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Estudos para o Enem (Foto: Reprodução/TVIntegração)
 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa daqui a uma semana. Mais de 7,1 milhões de candidatos, um número recorde, estão inscritos para esta edição que ocorre no próximo sábado (26) e domingo (27). Mas o que fazer nesta reta final? Estudar em ritmo forte ou é melhor descansar? Veja como aproveitar os últimos sete dias antes da ‘hora H’ com dicas da especialista em educação Andrea Ramal.

1) Converse com seus pais
A especialista embra que neste período o papel dos pais é fundamental na vida dos estudantes que vão prestar o Enem. "É hora de mostrar apoio e confiança no potencial dos filhos, falando palavras de estímulo. Cobranças e ameaças só atrapalham e deixam o candidato mais inseguro, irritado e ansioso. Comparação com irmãos e filhos de amigos também são ruim, o ideal é que os pais se mostrem como parceiros", diz Andrea.

Cartão de confirmação do Enem mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep) 
Cartão de confirmação do Enem mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep)
 
2) Visite o local de prova
Neste fim de semana antes do Enem, uma boa dica é visitar o local onde o candidato vai fazer as provas. O nome da escola onde o estudante vai fazer o Enem consta no cartão de confirmação do Enem, divulgado no início de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anísio Teixeira (Inep).

3) Refaça provas anteriores
Não é hora de abrir mão da rotina de estudos, aproveite a semana para simular uma situação real  como a que vai ocorrer nos dois dias do Enem. Pegue provas dos anos anteriores e as refaça (veja aqui as provas anteriores do Enem).
4) Simule o horário das provas
Comece a resolver as provas anteriores exatamente no mesmo horário que elas vão ocorrer, leve lanches e responda todas as questões cronometrando o tempo para ter ideia do quanto vai demorar. "Os candidatos são espécies de atletas que vão correr maratonas e precisam de treino", diz Andrea. No dia seguinte é bom fazer uma análise das questões mais complicadas e verificar erros e dúvidas.

Simulado do Enem (Foto: Reprodução/Geekie Games) 
Simulado (Foto: Reprodução/Geekie Games)
 
4) Faça simulados e foque nos pontos fracos
Em uma semana dá tempo para estudar focando nas maiores dificuldades. É o período para revisar conteúdos, fixa-los e até descobrir algumas lacunas que merecem atenção. Aproveite para fazer consultas e tirar dúvidas com professores e colegas. Fazer simulados também podem ajudar a ver quais os pontos de maior dificuldade (veja o simulado 'Geekie Games').

5) Fique ligado nas notícias
Mantenha-se atualizando lendo revistas, jornais e sites. Uma das características do Enem é cobrar atualidades, por mais que uma notícia que aconteceu agora não vá cair na prova porque elas já estão prontas, este assunto pode estar relacionado a outro mais antigo, e este mais velho sim pode ser cobrado. Além do mais, a leitura pode contribuir com o repertório para escrever a redação.

Usuários de rede social devem ficar atentos às postagens (Foto: Jonathan Lins/G1) 
Conversas pela internet podem desviar o foco (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
6) Mantenha-se longe das redes sociais
A internet é um ambiente de dispersão, que força a hiperatividade e a hora é de exercitar a concentração. As conversas pela internet podem desfocar o estudo, por isso deixe as redes sociais para os momentos de descanso.

7) Confie no seu potencial
Se você treinou e se preparou é hora de confiar no seu potencial. Entender que você é capaz é a melhor maneira de controlar a ansiedade. Vale fazer exercícios de relaxamento ligados a respiração. Também é importante entender que o Enem não é a última cartada, que o candidato terá outras oportunidades, como os vestibulares. Não ir bem no Enem não significa fracasso.
O mesmo conselho vale para os alunos da rede estadual do Rio de Janeiro que está de greve há dois meses. Andrea diz que os alunos não devem entrar para as provas pensando que estão em desvantagem em relação aos outros candidatos. "Lógico que não é a situação ideal, mas não dá para deixar de fazer o Enem por causa disso", diz Andrea.

Temperaturas permaneceram altas entre manhã e tarde deste domingo (15) (Foto: Thomas Braga/RBS TV) 
Quem mora em cidade de praia pode passear na véspera do Enem (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
 
8) Relaxe na véspera
Na sexta-feira (25), dia anterior à prova, é o momento de arejar a cabeça. Nada de acordar de madrugar para estudar ou ler a caminho da prova. É preciso dosar os estudos para não chegar estressado na hora da prova, por isso relaxar é fundamental. Acontece que o relaxamento também tem de ser moderado. Nada de ir para balada e e exagerar no consumo de bebida alcóolica. Para relaxar vale fazer atividades na academia, ir até a praia, fazer passeios ao ar livre e curtir um cinema.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário