English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sugestão de Leitura - O Eu Profundo E Os Outros Eus – Fernando Pessoa

“O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.”
 
Meus jovens amigos, talvez jovens demais, espero que não, para a indicação de leitura que farei este mês. Como vocês podem ver logo pelo começo, vou falar desta vez sobre um livro de poesias, que tem como título “O Eu profundo e os outros Eus”. Livro este de um grande poeta chamado Fernando Pessoa.
Nas outras indicações eu havia deixado algo sobre filosofia, “O Mundo de Sofia”, e também algo sobre a história das religiões, “A Viagem de Theo”. Agora gostaria de mostrar para vocês aquilo que penso ser o “supra-sumo” da capacidade humana em se expressar, a poesia! Com isso, quero dizer que, apesar de eu ter certa facilidade com a linguagem filosófica e histórica, penso que é na poesia que o homem consegue se elevar quase que ao divino. Um poeta, como o fantástico Fernando Pessoa, consegue “Fingir tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente.”!
Isso é fantástico! Um filósofo necessitaria de todo um tratado, muitas vezes tão complexo que poucos entenderiam, para dizer isso que o poeta nos apresenta de forma tão sublime, porque tão simples!
É por isso que nesse mês de março, o mês das mulheres, e talvez influenciado pela sutileza feminina, eu tenha resolvido indicar-lhes a leitura de uma obra de poesia. Mas não uma obra qualquer. Esse livro reúne uma seleção dos textos mais representativos deste grande poeta português. E veja, o que é melhor, ele escreveu em nossa língua materna, o que torna sua poesia muito mais próxima de nós, afinal ela não precisa de tradução e, por isso, não existe a interferência de um tradutor! Maravilhoso ...
Em “O Eu profundo e os outros Eus”, vocês encontrarão um pouco das poesias assinadas pelo próprio Fernando Pessoa, e também algumas daquelas “escritas” por seus heterônimos, ou seja, por autores “fictícios” que Fernando “inventou” para criar suas poesias. E confesso que dos heterônimos o que mais gosto é “Álvaro de Campos” e, principalmente, seu poema intitulado “Tabacaria”, por onde, graças a um grande professor na Universidade, fui apresentado a esse magnífico poeta!
É isso, espero que gostem da leitura. Eu sei, alguns poderão, ainda assim, dizer que vocês ainda são muito jovens para serem apresentados ao poeta! Porém, se eu não tentar, como vou saber se vocês estão prontos, ou não, para viajar nas linhas e entrelinhas do “O Eu profundo e os outros Eus”! Prefiro arriscar, quem sabe ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário