Estudantes de engenharia projetam pontes de macarrão para concurso
Competição ocorre neste sábado na Escola de Engenharia de Piracicaba.
Objetivo da organização é mesclar conhecimentos teóricos com a prática.
Estudantes de engenharia civil projetam pontes de macarrão em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
"O concurso já acontece em outras universidades do país, mas aqui será a primeira vez. Creio que será a chance para aqueles que ainda não tiveram nenhuma aula prática enxergarem a razão para todo o estudo teórico e para tantos cálculos", afirmou o coordenador do concurso e professor, Antônio Carlos Coelho.
Pontes devem atender a dimensões e peso exigidos pela organização (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Entre as regras do concurso estão as medidas mínimas e máximas para as pontes de macarrão e o peso máximo das estruturas deverá ser 750 gramas. Apesar de soar como uma brincadeira infantil, a construção das pontes exige habilidade manual e muitos cálculos dos alunos.
"A primeira preocupação é em cumprirmos o peso exigido. Como ainda não sabemos como o macarrão vai funcionar, bolamos um projeto de estrutura simples para termos mais tempo de preparação. Nós estamos estudando isso, então está sendo uma diversão para o meu grupo", disse o estudante do 8º semestre Álvaro Gerbiel.
O concurso acontece na manhã do próximo sábado e os portões do campus da EEP estarão abertos aos visitantes a partir de 7h30. O grupo vencedor será premiado com R$ 1.000, o segundo colocado R$ 500 e o terceiro deve receber um almoço gratuito pela organização.
Ponte que resistir a mais peso sairá vitoriosa em concurso de Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário