English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MEC divulga as notas dos cursos superiores no Enade 2012

MEC divulga as notas dos cursos superiores no Enade 2012

Cerca de 30% dos cursos ficaram com conceito insuficiente.
Apenas 5,4% dos cursos obtiveram nota máxima.

Do G1, em Brasília
O Ministério da Educação disponibilizou na tarde desta segunda-feira (7) os resultados dos cursos das instituições de ensino superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012 (veja no link ao lado). Segundo o MEC, cerca de 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável no Conceito Enade. Foram avaliados cursos na área de humanas.


Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Elas tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.
As carreiras de ciências econômicas, administração e direito, e de tecnologia de processos gerenciais tiveram os maiores índices de cursos com desempenho ruim. Um a cada três cursos destas carreiras tiveram notas 1 ou 2.

Índices dos cursos avaliados do Enade
Conceito
Públicas

Privadas

Total
Nota 5
17,0%
3,5%
5,4%
Nota 4
29,8%
17,3%
19%
Nota 3
33,7%
45,6%
43,9%
Nota 2
14,4%
29,4%
27,3%
Nota 1
3,6%
2,5%
2,7%
Sem nota
1,6%
1,8%
1,8%
Cursos avaliados: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação so cial, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
Fonte: MEC/Inep

O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês.
Entretanto, mesmo com o resultado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, considera que o ensino no país está evoluindo se comparados aos resultados do Enade de 2009, quando foi feita a avaliação dos mesmos cursos avaliados em 2012.
Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
A prova teve 20,1% de abstenção em todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame teve a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, 587.351 estudantes estavam habilitados e inscritos.
Para combater o boicote dos estudantes, a partir da edição do ano que vem, será necessário que todos eles permaneçam em sala por pelo menos uma hora após o início da prova. Somente a assinatura da presença não valerá mais como participação válida, anunciou o MEC nesta segunda.
Mercadante afirmou que o boicote está diminuindo e criticou alunos que apenas assinam a prova. "O boicote propriamente nós quase não temos. Antes nós tínhamos em torno de 20% dos estudantes das instituições aqui no caso não participavam do Enade. Hoje é muito residual essa situação, mas temos ainda alguns estudantes, porque se não fizerem o Enade não podem se formar, que simplesmente assinam a prova e prejudicam todos os outros que estão se esforçando para garantir uma boa nota para a sua instituição. Então, quem entrou e assinou, perdeu. Não vai se formar".

Edição anterior
Na edição do Enade do ano passado, 5,4% de todos os cursos participantes tiraram nota 5 e 19% tiraram nota 4. A maior parte, equivalente a 43,9%, tirou nota 3. Abaixo da média, ficaram 27,3% com nota 2 e 2,7% com 1.
Na comparação dos resultados de 2012 com 2009, o número de cursos que ficaram abaixo da média aceitável aumentou. Ao todo, passaram de 24,2% para 30%. Há quatro anos atrás, 0,7% dos cursos tiraram nota 1 e 24,2% tiraram nota 2. Já a quantidade que tirou notas 3, 4 e 5 aumentou, porque passaram de 48,5% em 2009 para 68,3% em 2012.
Para o governo, o panorama geral é positivo, com uma evolução no Ensino Superior brasileiro. "Cresceu proporcionalmente mais 3, 4 e 5 do que o 1 e 2. É positivo, porque cresceu fundamentalmente 3, 4 e 5. [...] Houve um crescimento em direção à qualidade", disse Mercadante.
A porcentagem de cursos sem conceito foi a que teve maior queda. Diminuiu de 26,6% para 1,8%. Para o ministro, isso se deve à maior adesão dos alunos ao exame. "Nós tivemos um avanço muito importante na participação efetiva dos estudantes no Enade e com isso nós diminuímos substancialmente o que era sem conceito", ponderou o ministro.

Públicas e privadas
Em relação aos cursos de instituições públicas, houve também uma melhora nas notas acima da média. Em 2012, um total de 33,7% tiraram nota 3, 29,8% tiraram nota 4 e 17% tiraram nota 5 contra 32,8%, 24,5% e 17% em 2009, respectivamente. Além disso, 3,6% dos cursos públicos tiraram nota 1 e 14,4% tiraram nota 2 no ano passado. Em 2009, esse percentual havia sido de 0,9% e 13,8%.
Nas instituições privadas, todos os percentuais aumentaram, já que houve uma queda nos cursos sem conceito, que passaram de 27,1% para 1,8%. Os que tiraram nota 1 foram de 0,7% para 2,5%. Os que tiveram 2, de 26,1% para 29,3%. Contemplados com a nota 3 passaram de 38,6% para 45,6% e, com nota 4, de 7,1% para 17,3%. Já com a nota máxima, o índice aumentou de 0,4% para 3,5%.
Segundo o MEC, as notas individuais de cada instituição que participou do Enade 2012 estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir das 17h desta segunda.
O resultado final do Conceito Enade 2012 foi recebido pelas instituições de ensino superior a partir do dia 23 de setembro. O Enade é uma prova aplicada pelo governo federal para verificar o aprendizado de estudantes de graduação, ingressantes e formandos de acordo com o conteúdo programático de cada curso. Ainda, ele avalia a qualidade dos cursos e das instituições, sendo obrigatório para quem for selecionado e indispensável para a emissão do histórico escolar. A nota individual do aluno não é divulgada, mas apenas a geral do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos. O Enade foi realizado pela primeira vez em 2004.

Enade 2013
As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro a partir das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.

Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário