English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alagoana que ficou 3° lugar geral no Enem 2012 dá dicas para estudantes

Alagoana que ficou 3° lugar geral no Enem 2012 dá dicas para estudantes

Brenda Martins obteve colocação entre estudantes da rede pública do país.
Ela recomenda que candidatos treinem a resiliência e controlem a pressão.

Waldson Costa Do G1 AL
(Para assistir ao vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/10/alagoana-que-ficou-3-lugar-geral-no-enem-2012-da-dicas-para-estudantes.html ).

Aos 19 anos, a estudante de Medicina Brenda Martins, que foi aprovada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, com a 3ª melhor média do Brasil entre estudantes da rede pública de ensino, conversou com a reportagem do G1 para dar algumas dicas aos estudantes que se submetem a provas neste ano.

Ao se declarar uma estudante aplicada, mas sem exageros, Brenda expõe que o mais importante durante o Enem é que os candidatos exercitem o equilíbrio diante da pressão das provas. “Não é algo fácil, porém é necessário ter resiliência para manter o controle diante das cobranças pessoais e de terceiros. Há pessoas que ficam tão angustiadas que acabam levando isso para a hora da prova”, relata.

“Além disso, não é legal enlouquecer estudando de última hora todos os conteúdos do ensino médio. O que fiz, e percebi que foi um diferencial na preparação para o Enem, foi apenas fazer pequenas revisões diante de alguns assuntos. Tanto que vi muitas pessoas que estudaram bem mais que eu se dando mal na prova simplesmente porque ficaram nervosos na hora de provar seus conhecimentos”, completa.
Quanto a preocupação com os concorrentes, Brenda Martins acrescenta que todos os candidatos encontram-se diante da mesma situação de nervosismo e pressão. “Não vale a pena ficar preocupado com a concorrência. Lembre-se que todos estão nervosos, no mesmo barco que você. Assim, o importante é se dar conta que você deu o seu melhor durante o ano, que já viu todos os conteúdos no ensino médio ou que revisou quase tudo durante o tempo de estudo”, diz.

Em relação as questões físicas durante o dia das provas, a universitária destaca que é importante todos respeitarem os limites do corpo e da mente durante os dias que antecedem à maratona do Enem. “Se [o candidato] estava acostumado a dormir 10 horas por dia, não adianta passar a dormir cinco na reta final pra dobrar madrugadas estudando. Até porque a capacidade cognitiva diminui e o cansaço dobra. Se for necessário fazer alguma mudança nos horários de descanso, que seja feito aos poucos, até o organismo se acostumar”, reforça Brenda.

Ela ainda lembra aos candidatos do Enem 2013 que, além do tempo de descanso dias antes das provas, também é importante a alimentação. “Mesmo com a correria entre estudos e toda pressão do período é importante que as pessoas se alimentem bem. Mesmo que para isso percam algum tempo”, diz.
O tempo ideal mesmo é levar uns 3 minutos por questão. Como tem umas questões que são bem fáceis, você pode até fazê-las mais rápido, deixando sobrar mais alguns minutos para mais difíceis."
Brenda Martins, 3ª colocada no Enem 2012
Quanto ao conteúdo cobrado durante as provas do Enem, Brenda Martins explica que geralmente os assuntos são abordados de forma ampla. “A dica que dou é que o estudante procure ter uma visão ampliada do mundo. E, para isso, é necessário exercitar a mente. Até porque o conteúdo programático é exigido diante de um contexto de mundo. Tanto que muitas vezes vi questões acerca de cultura popular, inclusive programas de TV, propagandas, coisas simples do cotidiano, contextualizadas com os assuntos básicos. Quem se trancar apenas no mundo dos livros terá dificuldades para ligar uma coisa à outra e acabará errando bobagens”, revela.

Controle do tempo
Diante do controle do tempo durante a prova, a estudante comenta que os candidatos podem usar provas antigas ou simulados do Enem para treinar e controlar o tempo gasto em cada questão. “O tempo ideal mesmo é levar uns 3 minutos por questão. Como tem umas questões que são bem fáceis, você pode até fazê-las mais rápido, deixando sobrar mais alguns minutos para mais difíceis. Além disso, aconsellho ler o manual de redação do Enem, se não tiver lido ainda, e prestar atenção nas habilidades que ele exige. Se seguir a receitinha que eles dão, fica bem mais fácil fazer uma boa pontuação", conclui.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário