Esse livro, como o próprio no sugere, trata de uma viagem que a personagem de Théo, juntamente com sua tia Marthe, faz pelo mundo das religiões. De certa forma esse livro tem uma semelhança com outro que já havia indicado aqui: O Mundo de Sofia. Ambos trabalham com temas considerados por muitos como árduos e conseguem, bem ou mal, apresentá-los em uma linguagem um pouco mais próxima dos adolescentes. No caso deste livro, “A Viagem de Théo”, a autora levará o leitor a um passeio pela história das religiões. Para tanto, ela vai usar a figura do jovem Théo, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave que os médicos não conseguem curar. Sua tia Marthe resolve levá-lo, mesmo que a contra gosto dos pais, a uma viagem pelos lugares sagrados e cidades santas das diversas religiões, na esperança de encontrar uma cura para a doença de Théo.
No contato com o misticismo, as religiões e seus rituais, Theo vai encontrando forças que desconhecia e vai melhorando seu estado de saúde.
Por meio da viagem de Théo vamos conhecendo, mesmo que de maneira bastante resumida, a história das religiões: judaísmo, cristianismo, islamismo, passando pelas crenças de povos primitivos até a reforma protestante, do panteísmo às seitas mais radicais, dos pensamentos mais ecléticos e tolerantes aos fanatismos mais exacerbados. Visitamos em Jerusalém o Muro das Lamentações, o Túmulo de Jesus e a Cúpula do Rochedo, símbolos do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo. No Egito vamos ates as pirâmides e aprendemos sobre a religião dos faraós e sobre o faraó Akhenaton, “criador da primeira religião monoteísta”.
Na Índia, encontraremos um mundo religioso bastante variado, onde a mistura de várias crenças é muito comum. É neste lugar que veremos o Hinduísmo, o Budismo, o Jainismo, o Islamismo e até a antiga fé de Zoroastro, vinda do Irã, e tomamos contato com os Sirkhis. Ainda no Oriente a Yoga, o Taoísmo e o Xintoísmo são também abordados neste livro.
Enfim, esta obra trabalha no sentido de mostrar que desde sempre os homens buscam explicação para a vida e para as coisas que nos cercam. E essa explicação, muitas vezes, surgiu de forma metafísica. É assim que Deuses e Religiões foram nascendo e, cada vez mais, fazendo parte de nossas vidas.
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário