English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Após duas cirurgias na cabeça, estudante não desanima para o Enem

Após duas cirurgias na cabeça, estudante não desanima para o Enem

Jovem perdeu a visão do olho esquerdo parcialmente.
Aulas particulares e o apoio de familiares é o diferencial na preparação para o curso.

Do G1 SE
Superação é uma rotina na vida do estudante (Foto: Marina Fontenele/G1) 
 Ele quer recuperar o tempo que ficou no hospital (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Apesar da pouca idade, o adolescente Pedro Andrade dos Santos, 17 anos, já tem um amplo currículo de superação: venceu duas cirurgias para a retirada de um tumor na cabeça, sendo a última com mais de 8 horas de duração, além de lidar com as sequelas da doença, a perda parcial da visão do olho esquerdo.

Ele ainda tem outro desafio: sair-se bem no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) que ocorre no sábado (26) e domingo (27). Pedro quer ser médico, apesar do fascínio pela área da geologia. “Depois dos incontáveis exames, dias corridos em hospitais a decisão finalmente aconteceu”, revela.
Uma boa nota do Enem é pré-requisito para entrar na universidade no curso de medicina. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), para conseguir uma vaga na carreira na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - instituição com a maior nota de corte no país na última edição do exame em 2012, o candidato tem que tirar ao menos 821,19 pontos. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) resultado a média foi de 186,65.

Jovem se destaca em sala de aula (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Jovem se destaca em sala de aula (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Obstinado o garoto que tem equilíbrio emocional para lidar com os desafios vai tentar aprovação na UFS, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para alcançar o objetivo ele tem construído uma rotina intensa de dedicação aos estudos. Além das aulas pela manhã, recebe reforço particular, durante três dias da semana, nas disciplinas de química, física e redação.

Pedro traduz essa fase da vida com a definição de uma palavra “Fé!”. Apesar de ter perdido quase 60 dias de aula entre as idas e vindas ao hospital não se apegou ao desânimo pra justificar as faltas, pelo contrário. “Isso tudo é uma passagem. Acredito nisso. ’’ O posicionamento positivo se faz necessário nos cuidado com a saúde. São sete comprimidos diariamente, além de consultas e exames de rotina. “Meu filho tirou de letra toda e qualquer situação que teve que abrir mão. Sempre foi independente, poderia ter desistido do Enem, mas recomeçar faz parte do seu plano de vida”, comemora a mãe, Silvana Barros de Andrade Lima que também é psicóloga e abriu mão dos atendimentos em consultórios e aulas em faculdades para se dedicar ao caçula.

Coordenador acredita na aprovação do estudante para o Enem (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Coordenador acredita na aprovação do estudante para o Enem (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Professores e coordenadores se espantam com a força de vontade do garoto. “Ele costumava ligar para amigos ainda no hospital para saber como foi a aula e se podiam anotar o material”, lembra o coordenador pedagógico Mário Jorge.
“No último aulão para o Enem, a professora de química, Helena Bonaparte fez uma pergunta para mais de 200 estudantes e Pedro foi o único que respondeu”, lembra a professora. “Incrível como apesar de tantas questões pessoais difíceis ele se destaca”, admira-se a professora.
Acolhido por familiares, amigos e equipe médica o futuro estudante de medicina mira na prova dos dias com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Esta edição há um recorde de candidatos inscritos: 7.173.574 pessoas.  “Fiz ano passado para conhecer. E percebi que a estratégia é vencer pelo cansaço. Mas estou preparado para o ritmo deles”, comenta determinado.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário