English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 20 de agosto de 2013

USP é a melhor universidade latino-americana em ranking feito na China

USP é a melhor universidade latino-americana em ranking feito na China

Instituição paulista ficou em 147º no ranking Xangai, divulgado nesta quinta.
As três primeiras colocadas são Harvard, Stanford e Berkeley, dos EUA.

Da AFP
Praça do Relógio USP (Foto: Divulgação/USP) 
Praça do Relógio  na USP (Foto: Divulgação/USP)
 
A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais bem colocada entre as instituições de ensino superior latino-americanos de acordo com o ranking das 500 melhores universidades mundiais, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Universidade de Comunicações de Xangai.
A classificação trouxe novamente entre as primeiras colocações instituições dos Estados Unidos, com as universidades Harvard, Stanford e Berkeley na liderança. Neste ano, a USP ficou na 147ª posição do ranking, à frente da Universidade Autônoma do México (164) e da Universidade de Buenos Aires (176).
No entanto, a classificação de Xangai mostrou novamente a supremacia das universidades dos Estados Unidos, que, assim como em 2012, esmagaram a concorrência: das 20 primeiras classificadas, 17 são americanas.
Atrás de Harvard, Stanford e Berkeley, nas três primeiras posições, aparecem o Massachusetts Institute of Technology (MIT), na quarta posição, e a universidade britânica de Cambridge, primeiro centro não americano no ranking, ocupando o quinto lugar.
O índice de Xangai, estabelecido desde 2003 pela Universidade de Comunicações de Jiatong de Xangai, é muito acompanhado no mundo inteiro, mas também é alvo de críticas por sua metodologia.
Isso porque se concentra mais na pesquisa de ciências exatas em detrimento do ensino, muito mais difícil de quantificar. Entre os critérios utilizados encontra-se o número de prêmios Nobel obtidos por seus antigos alunos ou pesquisadores, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel em matemática), assim como o número de artigos publicados em revisas exclusivamente anglo-saxãs, como "Nature" e "Science".
A Grã-Bretanha conserva dois centros entre as dez primeiras: Cambridge em 5º e Oxford em 10º. A University College of London (UCL), classificada na 21ª posição no ano passado, perde dois lugares, enquanto a Escola Politécnica Federal de Zurique entra pela primeira vez nas 20 primeiras posições, depois de ter ficado no 23º lugar no ano passado.
Entre as 500 melhores universidades do mundo, 146 são dos Estados Unidos (quatro a menos em comparação com 2012), 37 da Grã-Bretanha (uma a menos que no ano passado) e 37 da Alemanha, seguida pela China, com 34.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário