English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UFSCar descarta ampliar vagas na medicina mesmo com apoio do MEC

UFSCar descarta ampliar vagas na medicina mesmo com apoio do MEC

Ministério divulgou medida para incentivar criação de novos cursos e vagas.
Universidade diz que antes precisa resolver problemas de funcionamento.

Do G1 São Carlos e Araraquara
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) descartou a possibilidade de aumentar o número de vagas no curso de medicina, conforme prevê a nova política do governo federal, divulgada na última terça-feira (23). A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) não será aplicada na instituição nesse momento porque o curso está em crise.
“O curso está enfrentando uma série de problemas de funcionamento. Primeiro nós temos que resolver esses problemas para depois aumentar o número de vagas”, afirmou Bernardino Geraldo Souto Alves, coordenador do curso de medicina da UFSCar.

Estudantes de medicina da UFSCar fazem protesto de luto em São Carlos (Foto: Ely Venâncio/EPTV) 
Estudantes de medicina da UFSCar protestaram de luto em São Carlos (Foto: Ely Venâncio/EPTV)
 
No dia 15 de março, os estudantes de medicina da UFSCar entraram em greve para protestar contra a falta de estrutura para continuar o curso. Estágios paralisados nos postos da cidade, falta de professores, atraso na entrega de laboratórios e internatos em outras cidades foram os principais problemas apresentados. A greve foi encerrada após 82 dias, mesmo sem a resolução das questões.
“Não teve nenhuma melhora pós greve, na realidade, está ainda pior. Ainda estamos sem previsão de estágio prático. Estamos sem fazer desde o começo do ano e ainda não sabemos quando será resolvido. O calendário de reposição também está irregular, teremos que repor dois meses em um”, contou a aluna do terceiro ano da medicina Ana Clara Bortotti.

A nova política do MEC faz parte do programa Mais Médicos, que prevê melhorias no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), investimentos em infraestrutura e qualificação da formação médica. Para o coordenador do curso da UFSCar, esta é uma nova maneira de tentar resolver um problema enraizado.
“Essa ideia que tem sido desenvolvida no país é fazer tudo junto e qualificar em processo. As outras maneiras de se tentar estão sendo aplicadas há 30 anos e nós estamos hoje com um sistema de saúde sucateado e um ensino ruim. Então, precisamos tentar uma estratégia diferente”, disse Alves.

Apesar de descartar a criação de novas vagas na UFSCar, o coordenador aprova a nova medida. “Uma coisa é certa: está faltando médico para a sociedade. Nós temos muitos médicos para o mercado, mas para a sociedade temos poucos”, finalizou.

Estudantes de medicina fazem manifestação em frente à reitoria da UFSCar (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)Em março, alunos da medicina fizeram manifestação em frente à reitoria (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário