English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de agosto de 2013

MEC divulga as regras do 'Sisu do ensino técnico'

MEC divulga as regras do 'Sisu do ensino técnico'

Sistema de seleção para institutos e escolas técnicas vai usar o Enem.
Cronograma ainda será anunciado pelo Ministério da Educação.

Do G1, em São Paulo
Educação profissionalizante reúne 1,14 milhão de jovens (Foto: TV Globo/Reprodução) 
Educação profissionalizante (Foto: TV Globo/Reprodução)
 
O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira (1º), no "Diário Oficial da União",a portaria que define as regras do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para acesso a vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. O programa foi anuciado há duas semanas pela presidente Dilma Rousseff e será uma espécie de Sisu para o ensino técnico profissionalizante.
O Sisutec vai possibilitar o acesso de estudantes egressos do ensino médio a vagas gratuitas em cursos técnicos. O processo de seleção vai usar os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC vai lançar edital com o cronograma, requisitos e procedimentos para a inscrição dos estudantes.
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades informarão o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec. O estudante terá acesso on-line ao cadastro para em seguida fazer a inscrição, com a indicação da escola e do curso de preferência.
Cada instituição de ensino deverá enviar ao MEC uma proposta de oferta de vagas designando os cursos participantes do Sisutec, com os respectivos turnos, períodos de ingresso e número de vagas; as eventuais bonificações à nota do estudante no Enem decorrentes de políticas específicas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição; as notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos pela instituição de ensino para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno. Não poderão ser oferecidas vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário