English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

UEM é a universidade estadual que mais produz fora do eixo Rio-SP

UEM é a universidade estadual que mais produz fora do eixo Rio-SP

Instituição é a segunda melhor do Paraná, atrás da UFPR, conforme estudo.
Universidade maringaense publicou 3.365 trabalhos entre 2007 e 2011.

Erick Gimenes Do G1 PR, em Maringá
UEM foi a melhor universidade estadual do Paraná em pesquisas publicadas (Foto: Divulgação/UEM) 
UEM foi a melhor universidade estadual do Paraná em pesquisas publicadas (Foto: Divulgação/UEM)
 
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, foi a instituição estadual de ensino que mais produziu artigos científicos entre 2007 e 2011 fora do eixo Rio-São Paulo, de acordo com um estudo feito pelo instituto SIR World Report que foi divulgado na quinta-feira (21) pela própria universidade. Foram 3.365 trabalhos publicados por alunos da instituição maringaense no período analisado, o que rendeu a 22ª posição no ranking brasileiro, conforme o levantamento.
Entre as universidades estaduais do Paraná, a UEM é a melhor ranqueada no estudo. Na América Latina, a instituição ficou em 37º lugar. Já em âmbito mundial, a universidade maringaense ocupa a 997ª posição.
Para o diretor de Pós-Graduação da UEM, Carlos Alberto Scapim, o bom posicionamento da UEM entre as universidades que mais contribuem com as pesquisas é consequência da "visão institucuinal de futuro" presente em Maringá.
"Todos os dirigentes apoiaram de forma enérgica e incondicional a pós-graduação dos professores (mestrado e doutorado) em universidades conceituadas no Brasil e no exterior. Com isso, formou-se uma massa crítica significativa, que realmente desenvolve a aliança entre ensino e pesquisa", disse, em nota.
Segundo Scapim, os professores da UEM criaram 40 mestrados e 21 doutorados durante o período do estudo feito pela SIR World Report. "Isso fa da UEM uma das maiores instituições de pós-graduação do país", garantiu.

UFPR é a melhor paranaense
No Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a melhor em produção de artigos científicos - ocupa a 11ª posição nacional, com 6.048 publicações entre 2007 e 2011. Outras três instituições do estado também aparecem entre as 50 melhores: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi a 32ª, com 2.332 trabalhos; a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ficou na 45ª posição, com 1.310 trabalhos; e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 47ª, com 1.301 publicações.
A universidade brasileira que mais produziu artigos científicos entre 2007 e 2011 foi a Universidade de São Paulo (USP), com 48.156 trabalhos. Mundialmente, a instituição paulistana ficou em quinto lugar. A líder do ranking mundial é a Universidade Harvard, dos Estados Unidos, com 80.467 publicações.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário