English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Juiz determina acesso ao espelho do Enem na data de divulgação de notas

Juiz determina acesso ao espelho do Enem na data de divulgação de notas

Decisão foi tomada pela Justiça Federal no Ceará e vale para todo o Brasil.
Determinação cabe recurso; decisão evita 'prejuízo', diz procurador.

Do G1 CE
Procurador Oscar Costa Filho (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) 
Procurador Oscar Costa Filho é o autor do pedido atendido pela Justiça (Foto: TV Verdes Mares)
 
A Justiça Federal no Ceará concedeu liminar que assegura a candidatos o acesso ao espelho de provas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simultaneamente à divulgação do resultado da prova. O Inep afirma que vai recorrer da decisão. O órgão afirma em nota que firmou um termo com o Ministério Público viabilizando o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes, "com fins pedagógicos, após a divulgação dos resultados".
O Inep afirma ainda que, devido ao grande número de candidatos inscritos no Enem - uma previsão de 7,2 milhões de pessoas para este ano - "não permite, em termos logísticos e operacionais, a liberação de vistas da redação no momento da divulgação dos resultados".
A determinação cabe recurso e é válida para alunos de todo o Brasil, já que o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro deu à decisão eficácia nacional com intuito de "assegurar a concorrência isonômica de todos os inscritos no exame".
Para o juiz, ao restringir o acesso aos espelhos das provas de redação somente após a divulgação do resultado e exclusivamente para fins pedagógicos, o Inep pretende "impossibilitar ou dificultar o questionamento administrativo ou judicial das notas atribuídas às redações do Enem 2013". De acordo com o juiz federal, o comportamento do instituto "é absolutamente destoante dos princípios republicanos que inspiram nossa Constituição, razão pela qual merece ser rechaçado judicialmente".
Segundo o procurador Oscar Costa Filho, autor do pedido atendido pela Justiça Federal, o acesso ao espelho das redações na mesma data de divulgação das notas evita que os candidatos sejam prejudicados no momento de pleitear vaga nas universidades participantes do exame.
O procurador diz também que a divulgação posterior dos espelhos de redação com fins "meramente pedagógicos" prejudica os candidatos no ingresso à universidade.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário