English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aluno de escola pública terá bônus em dobro no vestibular da Unicamp

Aluno de escola pública terá bônus em dobro no vestibular da Unicamp

Bonificação será acrescida à nota final de vestibulando na segunda fase.
Medida vale para candidato que cursou todo ensino médio na rede pública.

Do G1 Campinas e Região
19 comentários
Comvest anuncia mudanças na pontuação do vestibular da Unicamp (Foto: Marcello Carvalho/ G1 Campinas) 
Comvest anuncia mudanças na pontuação do vestibular da Unicamp (Foto: Marcello Carvalho/ G1)
 
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que vai dobrar a bonificação para os candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras no resultado do vestibular 2014 da instituição. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), os vestibulandos que se encaixam no perfil e no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) da universidade terão direito a 60 pontos a mais na nota final da segunda fase. Até o ano passado, eram 30 pontos.
Já os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas receberão, além dos 60 pontos, outros 20 pontos, pela cor e/ou etnia, totalizando 80 pontos. Em junho, o G1 já havia adiantado que a instituição planejava a mudança. O anúncio oficial foi feito pela coordenadoria da Comvest na manhã desta segunda-feira (19), quando as inscrições do vestibular foram abertas. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de setembro.
O objetivo da mudança é aumentar o número de alunos de escolas públicas que ingressam na universidade. "Nós temos um projeto de inclusão social grande e queremos aumentar ainda mais. Dobrando o bônus, acredito que o número de estudantes vindo de escolas públicas na Unicamp vai aumentar mais de 10%", disse o coordenador geral da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira. Segundo a assessoria da Unicamp, 25% dos alunos ingressantes em 2013 são de colégios públicos. Com a mudança, a expectativa é que esse número aumente para 40%.
São 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A taxa de inscrição custa R$ 140.  O kit do vestibulando (manual do candidato e revista do vestibulando) é gratuito e estará disponível para consulta no site da Comvest.

Nota do Enem
A Unicamp também divulgou que só usará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação (MEC) disponibilize o cadastro e as notas relativas ao exame de 2013 até o dia 29 de novembro. Caso contrário, as notas do Enem, de 2012 ou de 2013, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular.
A Comvest também afirmou que só serão usadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2013 até 21 de janeiro de 2014. Caso contrário, as notas de 2012 ou 2013 não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

Mudanças em cursos oferecidos
O vestibular 2014 também contempla os dois novos cursos de graduação da Unicamp - administração (180 vagas, período noturno) e administração pública (60 vagas, período noturno) - ministrados na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira (SP). O curso de Medicina da Famerp passa a ter 80 vagas (antes eram 64). Os cursos de gestão do agronegócio, gestão de comércio internacional, gestão de empresas e gestão de políticas públicas deixam de existir.

Prova de música
Outra mudança no vestibular da Unicamp diz respeito aos candidatos aos cursos de Música. As provas de Habilidades Específicas serão aplicadas antes da primeira fase, no período de 3 a 7 de outubro de 2013. Os demais cursos que exigem provas de Habilidades Específicas continuam realizando provas após a segunda fase, segundo a Comvest.

Primeira e segunda fase
A primeira fase do vestibular será realizada em 10 de novembro e a segunda fase nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. A Unicamp vai aplicar as provas em 18 cidades do estado de São Paulo, além de duas capitais: Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí  (SP), Limeira  (SP), Mogi Guaçu  (SP), Piracicaba  (SP), Ribeirão Preto  (SP), Santo André  (SP), Santos  (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos  (SP), São José do Rio Preto  (SP), São José dos Campos  (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Sumaré (SP).
Este ano, a Unicamp deixará de aplicar as provas em Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário