English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEC divulga gabarito oficial do Enem

MEC divulga gabarito oficial do Enem

Provas foram aplicadas nos dias 26 e 27 em 1.661 municípios brasileiros.
Resultado deve sair na primeira semana de janeiro, segundo Mercadante.

Do G1, em São Paulo
Cadernos de prova dos dois dias de Enem (Foto: G1) 
Cadernos de prova do Enem 2013 (Foto: G1)
 
O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.
Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

Os candidatos que fizeram as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por alguma razão esqueceram de marcar no cartão-resposta a cor do caderno de provas que recebeu ou a frase que continha em destaque (uma coisa ou a outra) terá a prova corrigida, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Enem.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque. Cabe obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Ele também deve transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
O Inep afirma que, se o candidato transcreveu uma das duas opções (a cor ou a frase da prova), é possível identificar qual cor de prova o candidato realizou, uma vez que para cada cor de prova existe uma frase específica. No caso da prova rosa de domingo, por exemplo, a frase que identifica a cor da prova é "De tudo fica um pouco".

Provas de 2013
As 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza aplicadas no sábado trouxeram perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs. Em ciências humanas, os alunos se depararam com diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.
Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica. Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.
A questão mais comentada, porém, foi uma de história do Brasil que, no texto de uma charge, trouxe a palavra "gasolina" escrita com "z". O MEC explicou que a grafia errada tem um contexto histórico e irônico, mas a pergunta acabou virando piada no Twitter.
No domingo, a prova de linguagens e códigos trouxe um texto em inglês sobre Steve Jobs, o fundador da empresa de tecnologia Apple, e o candidato tinha de responder qual sua contribuição para a tecnologia. Em português, uma das questões trouxe um trecho da música "Até Quando" do cantor Gabriel o Pensador. Também uma das questões citava os protestos no Egito e a relação deles com a internet. Em matemática houve a predominância de cálculo de área de todos os objetos, cálculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situações da vida real, como calcular o melhor custo/benefício ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais específicos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das questões pedia que o aluno soubesse lidar com conversão de unidades, de minutos para segundos, de centímetros para metros, entre outras.
As provas foram consideradas puxadas por estudantes e professores. Segundo eles, nesta edição, o Enem ficou "com jeito de vestibular".

A divulgação do gabarito oficial do Enem 2013, porém, não pode ser usada como base para o cálculo da nota final dos candidatos. Isso acontece porque a metodologia usada pelo exame leva em consideração outros fatores, e não só o número de questões certas. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) usa um conjunto de cálculos e probabilidades baseados no tipo de pergunta que o candidato acerta e no desempenho dos demais estudantes. Entenda como é feito esse cálculo

Uma das imagens usadas para motivar a redação dos candidatos (Foto: Reprodução)
Uma das imagens usadas para motivar a redação dos candidatos (Foto: Reprodução)
 
Redação
A prova de redação do Enem neste ano teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". O assunto foi considerado por professores como atual, pertinente e adequado ao formato de redação do exame. Quatro informações serviram como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográficos com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população. Já os dois textos eram informativos e traziam dados sobre acidentes de trânsito e iniciativas de adaptação dos bares à nova legislação, que entrou em vigor em 2008 e, em 2012, se tornou ainda mais rígida.
As regras da correção da redação também se tornaram ficaram mais duras neste ano. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.
Além disso, o limite para a discrepância entre as duas notas dos corretores foi reduzido. Neste ano, todas as redações do Enem serão corrigidas por pelo menos duas pessoas. Todas as vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos. Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também irá para o tercerio corretor.
Por causa da mudança, a estimativa do governo é de um aumento no número de redações que passem pela terceira correção. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situação. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um terço. Para garantir uma correção mais rigorosa, houve um aumento no número de corretores de 5.692 para uma quantidade prevista de 8.400 segundo o Inep. O número de supervisores também subiu, de 234 para 280, e 35 coordenadores deverão liderar o processo de avaliação.
Após a fase de correção, as redações estarão disponíveis para visualização na página do Inep na internet, mas segundo o edital, seu uso será apenas para fins pedagógicos. Os estudantes terão acesso com a senha pessoal gerada no momento em que fizeram a inscrição para o exame. Ainda não há data para essa divulgação.


Fonte: G1.com

Unesp libera consulta aos locais de prova do vestibular 2014

Unesp libera consulta aos locais de prova do vestibular 2014

Prova será aplicada no dia 17 de novembro.
Há 99.400 candidatos inscritos nesta primeira etapa.

Do G1, em São Paulo
A consulta aos locais de prova da primeira fase do vestibular 2014 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já pode ser feita pelo site da Vunesp. A prova será aplicada no dia 17 de novembro em 32 cidades paulistas, sendo 23 onde há cursos disponíveis, além de Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG). Há 99.400 candidatos inscritos.
A prova da primeira fase contém 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e artes), 30 de ciências humanas (história, geografia e filosofia) e outras 30 de ciências da natureza e matemática (biologia, física, matemática e química).

Alunos procuram sala de provas  (Foto: Unesp/ Divulgação) 
Alunos procuram sala de provas no vestibular do ano passado (Foto: Unesp/ Divulgação)
 
As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro, nas mesmas 36 cidades da primeira fase. Para todos os cursos da capital e os de arquitetura e urbanismo, artes visuais e design, de Bauru, haverá ainda uma prova de habilidades para os que fizerem a segunda fase, marcada para o período de 8 a 14 de dezembro.
Os cursos disponíveis neste ano são para as unidades de Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).
A Unesp garante um mínimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. A expectativa da universidade é ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que no vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas .

Fonte: G1.com

PUC-Campinas amplia prazo de inscrições para o vestibular 2014

Universidade oferece 6,9 mil vagas e recebe pedidos até dia 3 de novembro.
Mudança na prova de medicina e curso de eng. química foram anunciados.

Do G1 Campinas e Região
Estudantes durante prova do vestibular da PUC-Campinas (Foto: Rafael Lima) 
Estudantes durante prova do vestibular da PUC, em Campinas  (Foto: Rafael Lima)
 
A PUC-Campinas ampliou para até o dia 3 de novembro o prazo para a realização das inscrições para o vestibular 2014 por meio do site oficial. No processo seletivo, a instituição oferece 6.915 vagas em 42 cursos de graduação, entre eles, o de engenharia química, anunciado em setembro. A taxa para os candidatos ao curso de medicina é de R$ 175 e paa os demais, R$120.

As provas serão realizadas em duas etapas. Em 29 de novembro, os candidatos aos cursos de medicina, direito e arquitetura e urbanismo fazem a prova específica, das 14h às 18h. Os interessados no curso de direito terão de responder 50 questões de múltipla escolha sobre história, literatura brasileira e língua portuguesa. No caso de arquitetura, haverá uma prova prática de habilidades em linguagem arquitetônica.

Os candidatos ao curso de medicina passam a fazer uma prova discursiva, formada por quatro questões de biologia e química. Antes, os estudantes realizavam uma avaliação composta por questões de múltipla escolha - 40 de biologia e química e outras dez de língua portuguesa.
No dia 30 de novembro, das 9h às 13h, será aplicada a prova geral - formada por 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, além de uma redação. Ela será aplicada aos candidatos de todos os cursos. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail (vestibular@puc-campinas.edu.br) ou pelo telefone 0800-728-7822.

Cronograma
Locais de prova - 21 de novembro
Resultado para todos os cursos - 13 de dezembro
Resultado para medicina - 20 de dezembro
Matrícula para todos os cursos - 17, 18 e 19 de dezembro
Matrícula para medicina - 6 e 7 de janeiro de 2014

Fonte: G1.com

UEL disponibiliza cartão de inscrição para candidatos do Vestibular 2014

UEL disponibiliza cartão de inscrição para candidatos do Vestibular 2014

Cartão está disponível na internet e deve ser apresentado no dia da prova.
Provas serão realizadas nos dias 10 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro.

Do G1 PR, em Londrina
A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, disponibilizou na segunda-feira (28) através da internet o Cartão de Inscrição do Candidato para quem se inscreveu no Vestibular 2014 da instituição. O cartão deverá ser apresentado no dia da prova, com foto 3x4 e cópia do documento de identidade original colados nos locais indicados, juntamente com um documento de identificação original com foto.
O vestibular da UEL é realizado em duas fases. Na 1ª fase, que será no dia 10 de novembro, será realizada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas sobre Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Na 2ª fase, em dezembro, as provas serão de Línguas e Redação (dia 1º), Conhecimentos Específicos (dia 2) e Habilidades Específicas (dia 3).
O concurso registrou 22.691 inscritos, que vão disputar 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitação. A UEL apontou um aumento de aproximadamente 10% nas inscrições com relação ao concurso anterior, quando 20.769 candidatos disputaram as vagas.
O curso de Medicina é o mais concorrido, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal, seguido por Engenharia Civil, com 30,33, e Biomedicina, com 26,42. A listagem completa está disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL.
O resultado do Vestibular será divulgado no dia 9 de janeiro, às 12h, no site da UEL.

Fonte: G1.com

Em SP, estudantes elogiam tema da redação do Enem sobre Lei Seca

Em SP, estudantes elogiam tema da redação do Enem sobre Lei Seca

Aluna esperava tema sobre manifestações populares.
Estudante diz ter feito crítica a quem bebe antes de dirigir.

Letícia Macedo Do G1, em São Paulo
Erika Rodrigues na saída do Enem (Foto: Caio Kenji/ G1)A aluna Erika Rodrigues na saída do Enem (Foto: Caio Kenji/ G1)
 
Alunos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (27) no campus da Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, elogiaram o tema da redação, que  abordou os "efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A lei foi implantada em 2008 e se tornou mais rígida em 2012.
Aluna do 3º ano do ensino médio, em uma escola privada, Erika Rodrigues Rossi, de 17 anos, disse ter sido surpreendida pelo tema da redação. “Eu estava esperando um tema como água ou as manifestações populares, mas achei o tema fácil e, relativamente, fácil. Nós já tínhamos treinado no colégio”, disse. Em matemática caiu bastante porcentagem e probabilidade, segundo a estudante. “Estou otimista”, disse a aluna, que pretende fazer um curso de hotelaria.
Jefferson Joaquim de Oliveira, de 19 anos, que presta pela primeira vez o Enem, deixou a sala de exames animado. "Ontem eu fui bem, mas hoje eu fui melhor. Para mim, estava mais fácil. Gostei do tema da redação. Falei sobre a rigidez das leis e fiz uma crítica às pessoas que não as respeitam", afirmou. O estudante quer uma vaga em curso de ciências contábeis.

Em São Paulo, Daniela da Silva deixou a prova do Enem muito confiante (Foto: Caio Kenji/ G1) 
Em São Paulo, Daniela da Silva deixou a prova do Enem muito confiante (Foto: Caio Kenji/ G1)
 
Daniela da Silva Martins Barros, de 21 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado, não deixou a prova do Enem muito confiante. “É um assunto que está na mídia, mas não sei como eu me saí. Estou com uma sensação péssima”, afirmou. A estudante ainda está em dúvida do curso pretende seguir. “Estou entre logística e recursos humanos. Eu decidi que vou tentar apenas faculdades privadas. Eu fiz meu ensino médio em escola pública. Acho muito difícil para quem estudou na escola pública conseguir uma vaga em uma universidade pública”, disse.
A prova trouxe quatro informações para servir como base para a redação, duas imagens e dois textos. Uma das imagens ilustrava uma campanha do governo federal defendendo que as pessoas não dirijam após beber, e a outra trouxe um infográfico com dados de uma pesquisa sobre os efeitos da campanha na percepção da população.
Já os dois textos eram informativos: um deles listou diversos dados sobre os efeitos da bebida no trânsito, como a porcentagem de acidentes provocados por motoristas embriagados. O segundo citava um exemplo de como os bares se adaptaram à nova lei.
Em uma campanha feita em Belo Horizonte, bolachas que sustentam os copos de chopp nos bares foram coladas em ímãs e preenchidas com informações opostas sobre bebida e direção. Se o usuário optasse por colocar para cima o lado em que afirmava que voltaria para casa de carro, a bolacha magnética repelia o copo de bebida. Se ele preferisse o lado que escolhia o táxi como veículo para a volta para casa, o copo não era repelido.

Fonte: G1.com

Resultado do Enem sai na 1ª semana de janeiro de 2014, diz Mercadante

Resultado do Enem sai na 1ª semana de janeiro de 2014, diz Mercadante

Dos mais de 7,1 milhões de inscritos, mais de 5 milhões compareceram.
Um candidato morreu a caminho da prova e uma grávida deu à luz.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
[
 
(Para assistir ao vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/10/resultado-do-enem-sai-na-1-semana-de-janeiro-de-2014-diz-mercadante.html ).

O resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve sair na primeira semana de janeiro do ano que vem, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva na noite deste domingo (27). No edital que traz as regras do exame, a divulgação das notas ainda estava em aberto. Segundo ele, dos mais de 7,1 milhões de inscritos, mais de 5 milhões compareceram nos dois dias de prova, e a taxa de abstenção ficou em torno de 29%. No ano passado, ele lembrou que a abstenção foi de 27,9%, e considerou o índice deste ano como dentro da média.

Além dos candidatos que faltaram ao exame, Mercadante afirmou que, no total, 36 candidatos foram eliminados por postarem na internet fotos feitas dentro das salas de prova: 24 no sábado e 12 no doming. "Tivemos mais 12 jovens que postaram fotos do cartão, por mais que fizéssemos as advertências. Excluimos. Até o momento, tivemos 36 excluídos", disse o ministro.
Ele destacou que houve uma redução do número de eliminados registrado em 2012, quando 65 estudantes perderam o Enem ao serem flagrados descumprindo a regra do edital sobre o uso de equipamentos eletrônicos.
"Monitoramos quase de dois milhões de 'twittes' que foram mencionados ao longo destes dias em torno do Enem. A equipe continuará trabalhando, acompanhando. A internet é muito utilizada pelos jovens que participam do Enem", disse o ministro, lendo, em seguida, uma mensagem de um estudante em redes sociais que alertava para a "vigilância" feita pelo governo. "A rede se deu conta que vamos continuar fiscalizando. Qualquer infração, será penalizada com a eliminação do Enem. A qualquer momento que mostra que alguma cláusula do edital foi violada, poderá ser eliminado da prova", disse o ministro da Educação.
Segundo ele, "agora vamos começar uma nova fase, que é a correção das provas". "Tomamos medidas para termos mais rigor, principalmente nas redações", disse Mercadante.
O ministro destacou alguns casos emblemáticos na edição de 2013 do exame, como a morte do estudante Fernando Ximenes, que se envolveu em um acidente de trânsito a caminho da prova do sábado, e da candidata Elaine da Silva, de 20 anos, que estava grávida e no primeiro dia de provas entrou em trabalho de parto. Ela foi levada ao hospital e deu à luz uma menina, que chamou de Luna Kimberly.

Nunca tivemos nenhum problema sobre essa questão. Transexuais, bissexuais, que façam o exame. O grande objetivo do Enem é a inclusão, com total respeito à identidade e diversidade."
Aloizio Mercadante,
ministro da Educação
"Ele [Fernando] estava indo para um exame. Uma carreta na contramão colidiu com a moto em que ele estava. A gente vê isso com muita tristeza. Queremos expressar os pêsames aos familiares. Teve o lado alegre, o nascimento do filho de uma aluna. Nasceu ontem no Piauí. Outra jovem teve fortes contrações no Rio de Janeiro e fez questão de terminar a prova. Teve uma médica ao lado assistindo", afirmou o ministro. Segundo ele, assim que terminou a prova deste domingo, ela foi levada a uma maternidade.
Neste domingo, relatos de candidatos e candidatas transexuais que enfrentaram constrangimento e chegaram a perder tempo da prova no sábado porque os fiscais desconfiaram de seus documentos, que continham seu nome civil, mas não o nome social.
"Nunca tivemos nenhum problema sobre essa questão. Transexuais, bissexuais, que façam o exame. O grande objetivo do Enem é a inclusão, com total respeito à identidade e diversidade. Se esta questão, de fato, tiver uma demanda, sentaremos com a entidade que os representa e dialogaremos com eles para ver se é necessário ter um procedimento especifico. Se for possivel, respeitando a segurança, poderemos fazer [mudanças no formulário]", afirmou ele.

Redação sobre Lei Seca
O ministro da Educação também fez comentários sobre o tema da redação que, neste ano, abordou os "efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A lei foi implantada em 2008 e se tornou mais rígida em 2012. De acordo com Mercadante, não houve "ninguém" que tenha apontado este tema previamente. "É um tema que dialoga com a juventude, com a cidadania. Com quatro textos argumentos. O estudante precisa desenvolver o tema a partir das informações que recebe na hora. Isso permite uma reflexão a partir deste subsídios", afirmou.

Transporte de estudantes
Mercadante também foi questionado sobre os estudantes que tiveram de fazer a prova em municípios onde não residem. Ele lembrou que a prova foi aplicada em 1.661 municípios do total de 5.665 existentes no Brasil. "Eles tiveram de fazer deslocamento, mas sempre dentro de um raio de 30 quilômetros. Dependendo dos distritos, tem mais comodidade quem se inscreve primeiro", afirmou.
O ministro disse também que há uma solicitação pública para que se garanta "toda oferta de transporte possível", mas acrescentou que a responsabilidade de chegar nos locais das provas é dos estudantes. "Eu vi gente que chegou horas antes [da prova]. O imprevisto faz parte do planejamento das pessoas. Às vezes o carro quebra, tem congestionamento. Não temos como lidar com todas estas situações. As pessoas têm de se planejar, ter cautela. Sempre vamos tentar aprimorar nossa parte, mas o planejamento e cautela também fazem parte da preparação para o Enem", declarou.

Gasolina com 'z'
Mercadante também abordou a questão da prova de ciências humanas que trouxe, no texto de uma charge, a palavra "gasolina" escrita com Z. A questão foi a mais comentada pelos candidatos e acabou virando piada nas redes sociais. "Nós tinhamos ali uma charge de 1960 que contextualizava exatamente o tema da pergunta. E que estimulava uma certa reflexão da história. Não só gasolina estava com 'Z', que era dentro de uma expressão supostamente mencionada por JK, e tem um jeca, que usa 'doutô'. Claramente se trata de uma charge. Se trata de uma linguagem artistica. Como pode o Inep alterar uma obra de arte? Em uma charge, a linguagem pode fazer parte da crítica."
O ministro lembrou de outros casos em que a palavra recebeu a mesma grafia. "Se fôssemos lidar com essa questão, teríamos de considerar que no jornal O Globo gasolina foi utilizada com a letra 'Z'. Há 134 mil citações em nossa pesquisa de gasolina com 'Z'.  Na Folha de São Paulo encontramos da mesma forma, citações históricas, 2.840 citações. No Estado de São Paulo vimos 2.300 citações, concentradas nos anos 10, 20 e 30, reproduzidas posteriormente citando o contexto histórico. Se esse argumento vale, a imprensa brasileira estaria cometendo o mesmo deslize. O autor do livro defendeu que, em seu livro, mantenha o original. Esse é um belo debate pedagógico. Quando a gente olha para a história. Nossa opção foi manter a charge como ela foi feita."

Fonte: G1.com

'Dilma deu dica da redação do Enem na volta ao Twitter', diz internauta

'Dilma deu dica da redação do Enem na volta ao Twitter', diz internauta

Leitores enviaram as suas considerações sobre o teste.
Mande também a sua opinião para o VC no G1.

Internautas, Brasil
A presidente Dilma Rousseff deu a dica para o tema da redação do Enem, segundo o internauta Aldemar Vinicius de Souza, de 18 anos, que mora em Areia Branca (RN). "Quando eu vi que a redação era sobre a Lei Seca, logo lembrei que a presidente escreveu 'NÃO se esqueçam: quem bebe, não dirige, Pacto pela vida', quando reativou sua conta no Twitter no final de setembro", disse o jovem. "Valeu presidente pela dica!"
O tema da redação foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

A presidente Dilma Rousseff postou mensagem na sua volta ao Twitter no final de setembro e lembrou dos conselhos da Lei Seca (Foto: Reprodução/Twitter)A presidente Dilma Rousseff postou mensagem na sua volta ao Twitter no final de setembro e lembrou dos conselhos da Lei Seca (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Vinicius, Areia Branca (RN), gostou do tema da redação (Foto: Aldemar Vinicius de Souza/VC no G1) 
Vinicius gostou do tema da redação (Foto: Aldemar Vinicius de Souza/VC no G1
 
Vinicius disse que quando leu o tema da redação imediatamente lembrou da mensagem da presidente. Seguidor de Dilma no Twitter, o internauta achou o tema muito pertinente. "Foi uma dica para quem acompanha notícias pelas redes sociais."
O jovem gostou muito das provas do Enem. "As provas deste domingo foram muito boas, porém as questões de linguagens  estavam muito cansativas, com textos enormes para uma resposta simples. Isso cansa a gente", disse Vinícius. O jovem estuda em escola pública e ainda não sabe que curso quer fazer na faculdade.

Fabrício conta que achou a prova difícil. (Foto: Fabrício Ferreira dos Santos/VC no G1) 
Fabrício conta que achou a prova difícil. (Foto: Fabrício Ferreira dos Santos/VC no G1)
 
Teste de conhecimentos
O auxiliar docente Fabrício Ferreira dos Santos, que tem 29 anos e mora em São Paulo, vai tentar uma vaga no curso de Física este ano na USP. Mesmo sabendo a nota do Enem não conta pontos para a Fuvest, o leitor, que concluiu o ensino médio em 2002, quis fazer a prova para testar seus conhecimentos. “Eu procuro me atualizar sempre”, diz.
Fabrício cursou o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas, e acredita que isso tenha prejudicado seu desempenho. “O nível da prova é bem elevado. Todas as disciplinas estavam difíceis. A grande dificuldade que a gente tem é em relação ao próprio ensino que não temos. A maioria das pessoas que estuda em escola pública acaba se prejudicando nesse tipo de prova, porque eles cobram um padrão de ensino que o poder público não oferece no Brasil”, avalia

Jonathan Lacerda, de João Pessoa (PB), achou o Enem cansativo (Foto: Jonathan Lacerda/VC no G1) 
Jonathan Lacerda, de João Pessoa (PB), achou o Enem cansativo (Foto: Jonathan Lacerda/VC no G1)
 
Corpo e alma
Jonathan Lacerda, de 18 anos, estudante de João Pessoa (PB), fez o Enem para tirar o certificado de conclusão do ensino médio. Ele quer estudar engenharia civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Jonathan fez o Enem pela primeira vez e se sentiu muito cansado após a maratona de provas. "Afronta, canseira, fadiga, esgotamento, exaustão. Este é o resumo do que eu sinto após dois dias seguidos de longas provas", afirmou. "Como a primeira vez que faço o Enem, acho que fui bem. Se o resultado não for o que eu espero, fazer o que né?"
O jovem disse que valeu a pena as manhãs, noites e madrugadas que passou estudando, e as aulas que faltou para estudar em casa por conta própria. "Se eu não me esforçae, ninguém fará isso por mim, a decisão da vida depende de cada um de nós. Pelo que eu estou sentindo agora, creio que não fiz uma prova só com caneta e papel, mas sim, com corpo e alma."

Leitores do G1 enviaram para o portal as suas considerações sobre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, que aconteceu em todos o país neste domingo (27).
Quer participar também? Então use a ferramenta do VC no G1. Caso prefira, também é possível colaborar utilizando seu smartphone pelo aplicativo do VC no G1 para iOS e Android. Saiba como. 

Fonte: G1.com

Enem reduz interpretação e fica com jeito de vestibular, dizem professores

Enem reduz interpretação e fica com jeito de vestibular, dizem professores

Exame abandou interdisciplinariedade nas questões, segundo especialista.
Provas tinham muito conteúdo e exigiram fórmulas e cálculo.

Aline Lamas Do G1, em São Paullo
SÁBADO (26): São Paulo (SP) - Candidatos saem em massa da prova do Enem na Uninove Barra Funda (Foto: Letícia Macedo/G1)Candidatos saem em massa da prova do Enem na Uninove Barra Funda (Foto: Letícia Macedo/G1)
A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou que o exame do Ministério da Educação vai mudando seu perfil "interpretativo" de edições anteriores e está com mais "cara de vestibular", segundo professores ouvidos pelo G1. As provas aplicadas neste sábado (26) e domingo (27) foram mais focadas no conteúdo, tinham enunciados mais curtos e exigiam menos interpretação na avaliação dos especialistas.
De acordo com eles, a edição deste ano exigiu conhecimentos específicos dos candidatos em quase todas as áreas avaliadas, aproximando-se do que é pedido nos vestibulares tradicionais pelo país.

Cadernos de prova dos dois dias de Enem (Foto: G1) 
Cadernos de prova do Enem (Foto: G1)
O gabarito oficial do Enem será divulgado até quarta-feira (30). Segundo o MEC, 5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Esta edição foi teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos. A abstenção foi de 29%.
As notas de cada candidato serão divulgadas no início de janeiro de 2014.

'Não basta ser inteligente'
"A prova tinha bastante conteúdo. Algumas questões de física exigiam que o aluno soubesse fórmulas. Só foi bem quem estava bem preparado para o vestibular, não bastava ser inteligente, tinha que ter conteúdo", afirma o professor Eduardo Figueiredo, do cursinho Objetivo.
Figueiredo ressaltou ainda o abandono da interdisciplinaridade entre as matérias. "Isso já desapareceu no Enem faz tempo. Na prova de ciências naturais, por exemplo, havia 15 questões de química, 15 de biologia, e 15 de física. Não havia interseção entre elas", afirmou.

Professores analisam as provas do Enem; veja nos vídeos ao lado
O professor Marcello Menezes, do Projeto Educação, também observou uma mudança em relação aos anos anteriores com a prova assumindo um caráter conteudista mais acentuado. "O Enem está mais focado ao conteúdo. Começaram com uma linha muito longa de texto nos anos anteriores. Agora, a prova é adequada ao cotidiano. O aluno que se preparou pode fazer uma boa prova."

'O Enem é um vestibular'
As alterações tornaram o exame mais semelhante aos demais vestibulares do país, acredita Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo. "O Enem de hoje é um vestibular. O candidato precisa dominar os diferentes assuntos de cada matéria. Se olharmos a prova de matemática, teremos logaritmo, proporção, escala, figuras geométricas", diz.

O coordenador, no entanto, destaca que há uma troca entre os diversos exames. “Os outros vestibulares também estão se modificando. Os vestibulares tradicionais e o Enem se aproximaram. O Enem deixou os excessos de lado, e os vestibulares tradicionais adotaram o que tem de bom no Enem”.

 
'Mais conhecimento específico'
Para Edmilson Motta, coordenador geral Etapa, os enunciados da prova também mudaram bastante. “Antes, a prova era travada com enunciados maiores e às vezes truncados. Agora, estão mais curtos e exigem mais conhecimento específico, aumentando a complexidade", relembra.

A exceção, segundo Edimilson, foi a prova de linguagens que continuou exigindo uma boa interpretação de texto dos candidatos. “É a matéria que realmente vai avaliar os candidatos na sua capacidade de transitar entre os diversos gêneros e maneiras de avaliar a informação”.


As mudanças foram aprovadas pela maioria dos professores ouvidos e a prova deste ano  considerada melhor do que a do ano passado, devido às questões bem formuladas e ao nível de exigência elevado.

Contemporaneidade
A edição de 2013 foi elogiada pelos professores pela atualidade das questões, com questões críticas sobre a internet e seus usos, além de temas como obesidade, bullying e protestos, este último abordado na questão que trazia um trecho da canção “Até quando?”, de Gabriel o Pensador.

 “É importante que haja um conteúdo aplicado à realidade do aluno. Tivemos uma prova bem ligada ao que o jovem vivencia e isso é bem interessante”, afirma o professor Alan Miranda, do Curso de A a Z.
A própria redação trouxe à luz um tema atual: a Lei Seca, diz o professor Luís Ricardo Arruda, do Anglo. “É um tema de interesse de todos, independente da classe social. Um tema de relevância para a sociedade como um todo”, afirma.

Para Eduardo Figueiredo, do cursinho Objetivo, a escolha mostra que o exame está atento ao que acontece no país. “É atual. Acho perfeitamente pertinente procurar contextualizar a prova com as coisas cotidianas, é algo muito positivo”, conclui.

Observação: Para assistir os vídeos deste post, basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/10/enem-reduz-interpretacao-e-fica-com-jeito-de-vestibular-dizem-professores.html ).

  Fonte: G1.com

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Estudantes usam a internet como ferramenta de estudo para o Enem

Estudantes usam a internet como ferramenta de estudo para o Enem

Enem acontece nos dias 26 e 27 de outubro.
No link abaixo, faça o simulado online e se prepare para a prova.

Phelipe Siani São Paulo, SP

Muitos estudantes ficam com cara de preocupado durante os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, é preciso apagar e começar de novo os exercícios na preparação para uma das provas mais importantes para quem quer uma vaga na universidade. “O Enem é uma grande porta de entrada para um novo mundo, um mundo do conhecimento”, conta a estudante Mayara Tenório. Uma das dicas para se sentir menos pressionado é fazer o simulado do Enem.

CLIQUE AQUI E ACESSE O SIMULADO
“Segunda, terça e quarta é importante estar tirando as dúvidas. Daquilo que os alunos de fato erraram no final de semana do simulado. Mas já começa a desacelerar, porque o que teve de estudar já teve o ano todo”, diz a coordenadora pedagógica Alessandra Venturini, do cursinho Poli. “É a porta de entrada para a faculdade. Adrenalina, tensão, Muito difícil para todo mundo, até para os mais velhos”, confessa o empresário Rogério Esteves.
Não tem jeito, cada aluno tem uma tática para se preparar para a prova que está chegando. Para muita gente, o segredo é continuar estudando na escola mesmo depois das aulas, quando as salas e laboratórios já estão vazios. Muitos acreditam que, além dos livros, a tecnologia é indispensável no processo de aprendizagem. Juntos, alguns estudantes usam uma ferramenta online que simula as provas do Enem e ainda diz onde cada um tem que melhorar. “No final, ele gera o resultado. E vai aparecer os meus pontos fortes e fracos. Nisso, geram missões baseadas nos pontos fracos para ir treinando”, diz a estudante Rafaela Muniz.
Estudar assim é quase a mesma coisa que participar de um jogo pela internet com os amigos. É uma grande disputa. “Eu acho que é uma interação bem saudável porque a gente acaba trocando conhecimento. O que um sabe, o outro não sabe, e a gente acaba ajudando um ao outro”, explica a estudante Camila de Almeida. “Eu componho meus sambas para poder relaxar. E que venha o Enem!”, conta com humor a estudante Mayara Tenório.

Fonte: G1.com

Provas do Enem já estão nos estados protegidas pela PF, diz Mercadante

Provas do Enem já estão nos estados protegidas pela PF, diz Mercadante

Enem será realizado neste sábado (26) e domingo (27) em todo o país.
Todos os malotes de prova têm lacre eletrônico com GPS, diz MEC.

Do G1, em Brasília

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (21) que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram impressas e estão protegidas pela Polícia Federal nos estados em que serão distribuídas para os mais de 15 mil locais onde as provas serão aplicadas. O ministro destacou o reforço na segurança com os malotes de prova equipados com lacres eletrônicos e GPS. O Enem será realizado neste sábado (26) e domingo (27).
"Todos os malotes (64 mil) que levam as provas têm um cadeado eletrônico com GPS e informa o exato momento que foi aberto", disse ele.
O ministro afirmou ainda que nenhuma ação prevista para ser concluída está atrasada. "Ainda há ações a executar como a distribuição das provas nos locais de aplicação".
De acordo com Mercadante, 1.068 estudantes não receberam o cartão de confirmação de inscrição. O ministro afirmou que o envio foi feito via e-mail ou SMS e aqueles que não confirmaram podem não ter acessado o sistema ou não ter recebido o SMS por não ter telefone ou ter cadastrado o número errado.

Sobre o Enem 2013
A edição do Enem deste ano terá 7.173.574 candidatos, ao custo de R$ 49,86 cada para o governo. O número de inscritos para a prova superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.
De acordo com Mercadante, foram entregues 99,98% dos cartões de confirmação de inscrição para a prova. Cerca de 53,5 mil cartões foram devolvidos por motivos de ausência, endereço insuficiente, falência, recusa ou se o candidato mudou de endereço e não informou.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre o Enem nesta segunda-feira (Foto: Isabella Calzolari/G1) 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, falou sobre o Enem nesta segunda-feira (Foto: Isabella Calzolari/G1)
 
A correção da redação do Enem ficará mais rígida. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores. "Estamos bastante seguros quanto às correções das provas, que será feita com mais rigor dentro dos padrões pedagógicos", afirmou Mercadante.
Uma comissão de especialistas com nove professores doutores com notório saber em avaliação textual foi montada para a correção das redações do Enem. A comissão de especialistas participou da elaboração do edital, capacitação dos supervisores e corretores, sob a forma de mesa-redonda, elaboração de artigos e videoaulas.
A orientação do Ministério da Educação é para que o participante leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação original com foto. No ano passado foram retirados 65 alunos usando aparelhos eletrônicos durante a prova.

Fonte: G1.com

Estudantes de engenharia projetam pontes de macarrão para concurso

Estudantes de engenharia projetam pontes de macarrão para concurso

Competição ocorre neste sábado na Escola de Engenharia de Piracicaba.
Objetivo da organização é mesclar conhecimentos teóricos com a prática.

Do G1 Piracicaba e Região
Estudantes de engenharia civil projetam pontes de macarrão em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Estudantes de engenharia civil projetam pontes de macarrão em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
 
Para colocar em prática teorias aprendidas em sala de aula e trabalhar com algumas que sequer foram lecionadas, estudantes de engenharia civil da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) participam, neste sábado (19), do concurso "Pontes de Macarrão".
Grupos formados por alunos do primeiro ao décimo semestre da faculdade terão que construir modelos de um metro de extensão usando massa crua de macarrão; vence a competição quem montar a ponte que suportar mais peso.
"O concurso já acontece em outras universidades do país, mas aqui será a primeira vez. Creio que será a chance para aqueles que ainda não tiveram nenhuma aula prática enxergarem a razão para todo o estudo teórico e para tantos cálculos", afirmou o coordenador do concurso e professor, Antônio Carlos Coelho.

Pontes devem atender a dimensões e peso exigidos - Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Pontes devem atender a dimensões e peso exigidos pela organização (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
 
O professor disse que como essa será a primeira vez que alunos produzem o material, o potencial dos futuros engenheiros civis não será demonstrado totalmente. "Se o vencedor construir uma ponte que suporte 50 quilos já estarei satisfeito. Ainda não sabemos trabalhar tão bem com macarrão quanto os que participam de concursos há mais tempo", explicou Coelho.
Entre as regras do concurso estão as medidas mínimas e máximas para as pontes de macarrão e o peso máximo das estruturas deverá ser 750 gramas. Apesar de soar como uma brincadeira infantil, a construção das pontes exige habilidade manual e muitos cálculos dos alunos.
"A primeira preocupação é em cumprirmos o peso exigido. Como ainda não sabemos como o macarrão vai funcionar, bolamos um projeto de estrutura simples para termos mais tempo de preparação. Nós estamos estudando isso, então está sendo uma diversão para o meu grupo", disse o estudante do 8º semestre Álvaro Gerbiel.
O concurso acontece na manhã do próximo sábado e os portões do campus da EEP estarão abertos aos visitantes a partir de 7h30. O grupo vencedor será premiado com R$ 1.000, o segundo colocado R$ 500 e o terceiro deve receber um almoço gratuito pela organização.

Ponte que resistir a mais peso sairá vitoriosa em concurso de Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Ponte que resistir a mais peso sairá vitoriosa em concurso de Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
 
 Fonte: G1.com

Vestibular da Unesp registra recorde de inscritos com 99,4 mil candidatos

Vestibular da Unesp registra recorde de inscritos com 99,4 mil candidatos

Crescimento no número de inscrições é 5,4% em relação ao ano passado.
São oferecidas 7,259 vagas; medicina tem 216,4 candidatos por vaga.

Do G1, em São Paulo
Vestibular da Unesp (Foto: G1) 
Vestibular da Unesp (Foto: G1)
 
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) registrou recorde no número de inscritos para o vestibular 2014. São 99.400 candidatos inscritos para 7.259 vagas, o que representa 13,7 candidatos por vaga. Em relação ao ano passado, quando 94.350 vestibulandos se inscreveram, o crescimento foi de 5,4%. O processo seletivo é feito em duas etapas. A prova da primeira fase será no dia 17 de novembro, e a segunda fase será nos dias 15 e 16 de dezembro. O resultado final será divulgado em 27 de janeiro de 2014.
Segundo a Unesp, as carreiras mais concorridas são medicina, em Botucatu (216,4 candidatos por vaga); direito matutino, em Franca (68,6); arquitetura e Urbanismo, em Bauru (51,4); engenharia química, em aaraquara (50); engenharia civil, em Bauru (43,8); direito noturno, em franca (39,7); psicologia integral, em Bauru (34); engenharia civil, em Ilha Solteira (32,5) e Guaratinguetá (31,4); engenharia mecânica, em Bauru (30,8); medicina veterinária, em Botucatu (28,9); psicologia noturno, em Bauru (28,5); e ciências biomédicas, em Botucatu (26,7).             
Neste ano, a Unesp anunciou que vai reservar 1.134 das 7.259 vagas do vestibular 2014 para candidatos que tenham feito integralmente o ensino médio em escola pública. Entre as vagas reservadas, 391 são destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. A reserva corresponde a 15% das vagas oferecidas e serão aplicadas para cada curso e turno. A Unesp vai aumentar gradualmente a reserva de vagas para cotistas até 2018: 15% (2014), 25% (2015), 35% (2016), 45% (2017), 50% (2018).
De acordo com a universidade, o preenchimento das vagas seguirá a ordem de classificação do vestibular e, a cada ano, o Conselho Universitário fará uma avaliação da metas e das estratégias estabelecidas. Todos os 171 cursos, disponíveis em 23 cidades e oferecidos para ingresso no primeiro semestre de 2014, dispõem de vagas destinadas ao programa. Medicina, em Botucatu, reserva este ano 14 de suas 90 vagas.  Agronomia, de Jaboticabal, reserva 15 de suas 100 vagas.

As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).
A universidade tem cinco novos cursos em cinco campi. Em Botucatu foi aberto o curso de engenharia de bioprocessos e biotecnologia, com 50 vagas. Outras unidades que oferecem cursos novos são Tupã (engenharia de biossistemas), Rosana (engenharia de energia), Itapeva (engenharia de produção) e São Paulo (artes cênicas).

Fonte: G1.com

Após duas cirurgias na cabeça, estudante não desanima para o Enem

Após duas cirurgias na cabeça, estudante não desanima para o Enem

Jovem perdeu a visão do olho esquerdo parcialmente.
Aulas particulares e o apoio de familiares é o diferencial na preparação para o curso.

Do G1 SE
Superação é uma rotina na vida do estudante (Foto: Marina Fontenele/G1) 
 Ele quer recuperar o tempo que ficou no hospital (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Apesar da pouca idade, o adolescente Pedro Andrade dos Santos, 17 anos, já tem um amplo currículo de superação: venceu duas cirurgias para a retirada de um tumor na cabeça, sendo a última com mais de 8 horas de duração, além de lidar com as sequelas da doença, a perda parcial da visão do olho esquerdo.

Ele ainda tem outro desafio: sair-se bem no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) que ocorre no sábado (26) e domingo (27). Pedro quer ser médico, apesar do fascínio pela área da geologia. “Depois dos incontáveis exames, dias corridos em hospitais a decisão finalmente aconteceu”, revela.
Uma boa nota do Enem é pré-requisito para entrar na universidade no curso de medicina. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), para conseguir uma vaga na carreira na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - instituição com a maior nota de corte no país na última edição do exame em 2012, o candidato tem que tirar ao menos 821,19 pontos. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) resultado a média foi de 186,65.

Jovem se destaca em sala de aula (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Jovem se destaca em sala de aula (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Obstinado o garoto que tem equilíbrio emocional para lidar com os desafios vai tentar aprovação na UFS, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para alcançar o objetivo ele tem construído uma rotina intensa de dedicação aos estudos. Além das aulas pela manhã, recebe reforço particular, durante três dias da semana, nas disciplinas de química, física e redação.

Pedro traduz essa fase da vida com a definição de uma palavra “Fé!”. Apesar de ter perdido quase 60 dias de aula entre as idas e vindas ao hospital não se apegou ao desânimo pra justificar as faltas, pelo contrário. “Isso tudo é uma passagem. Acredito nisso. ’’ O posicionamento positivo se faz necessário nos cuidado com a saúde. São sete comprimidos diariamente, além de consultas e exames de rotina. “Meu filho tirou de letra toda e qualquer situação que teve que abrir mão. Sempre foi independente, poderia ter desistido do Enem, mas recomeçar faz parte do seu plano de vida”, comemora a mãe, Silvana Barros de Andrade Lima que também é psicóloga e abriu mão dos atendimentos em consultórios e aulas em faculdades para se dedicar ao caçula.

Coordenador acredita na aprovação do estudante para o Enem (Foto: Marina Fontenele/G1) 
Coordenador acredita na aprovação do estudante para o Enem (Foto: Marina Fontenele/G1)
 
Professores e coordenadores se espantam com a força de vontade do garoto. “Ele costumava ligar para amigos ainda no hospital para saber como foi a aula e se podiam anotar o material”, lembra o coordenador pedagógico Mário Jorge.
“No último aulão para o Enem, a professora de química, Helena Bonaparte fez uma pergunta para mais de 200 estudantes e Pedro foi o único que respondeu”, lembra a professora. “Incrível como apesar de tantas questões pessoais difíceis ele se destaca”, admira-se a professora.
Acolhido por familiares, amigos e equipe médica o futuro estudante de medicina mira na prova dos dias com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Esta edição há um recorde de candidatos inscritos: 7.173.574 pessoas.  “Fiz ano passado para conhecer. E percebi que a estratégia é vencer pelo cansaço. Mas estou preparado para o ritmo deles”, comenta determinado.

Fonte: G1.com

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2014 da UFPR

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2014 da UFPR

São 70,59 candidatos por vaga; Arquitetura aparece em segundo lugar.
Relação candidato-vaga foi divulgada nesta sexta-feira (18).

Do G1 PR
Universidade Federal do Paraná (Foto: Reprodução / RPC TV) 
UFPR divulga relação candidatos-vaga para vestibular 2014 (Foto: Reprodução / RPC TV)
 
Como tradicionalmente ocorre, o curso de Medicina é o mais concorrido da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A instituição divulgou nesta sexta-feira (18) a relação candidato- vaga do vestibular 2014, que indicou que são 70,59 candidatos na concorrência por cada uma das 141 vagas de Medicina.
O vestibular da UFPR é o maior do Paraná. Neste ano, são 51.460 concorrentes para 4.513 vagas. Há ainda 2.083  “treineiros” inscritos, que são estudantes que farão as provas, mas não concorrem a uma vaga porque não concluíram o Ensino Médio.
Depois de Medicina, o curso mais procurado é Arquitetura e Urbanismo, com 30,75 candidatos por vaga. A lista segue com Publicidade e Propaganda, com 29,29 candidatos. Destaque também para o curso de Direito (manhã) que tem 28,31 candidatos por vaga e Biomedicina, no qual a concorrência é de 26,88 vestibulandos por vaga. Veja a concorrência para os demais cursos.

As provas
O vestibular da UFPR é divido em duas etapas. Na primeira, os candidatos vão responder a 80 questões sobre conhecimentos gerais. A prova será dia 3 de novembro, a partir das 14h. A segunda fase está marcada para os dias 1º e 2 de dezembro.

Fonte: G1.com

Veja dicas do que fazer na última semana antes das provas do Enem

Veja dicas do que fazer na última semana antes das provas do Enem

Exame do MEC será no próximo sábado (26) e domingo (27).
Simular provas, manter ritmo e dosar com descanso pode ajudar.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Enem 2013 (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Estudos para o Enem (Foto: Reprodução/TVIntegração)
 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa daqui a uma semana. Mais de 7,1 milhões de candidatos, um número recorde, estão inscritos para esta edição que ocorre no próximo sábado (26) e domingo (27). Mas o que fazer nesta reta final? Estudar em ritmo forte ou é melhor descansar? Veja como aproveitar os últimos sete dias antes da ‘hora H’ com dicas da especialista em educação Andrea Ramal.

1) Converse com seus pais
A especialista embra que neste período o papel dos pais é fundamental na vida dos estudantes que vão prestar o Enem. "É hora de mostrar apoio e confiança no potencial dos filhos, falando palavras de estímulo. Cobranças e ameaças só atrapalham e deixam o candidato mais inseguro, irritado e ansioso. Comparação com irmãos e filhos de amigos também são ruim, o ideal é que os pais se mostrem como parceiros", diz Andrea.

Cartão de confirmação do Enem mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep) 
Cartão de confirmação do Enem mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep)
 
2) Visite o local de prova
Neste fim de semana antes do Enem, uma boa dica é visitar o local onde o candidato vai fazer as provas. O nome da escola onde o estudante vai fazer o Enem consta no cartão de confirmação do Enem, divulgado no início de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anísio Teixeira (Inep).

3) Refaça provas anteriores
Não é hora de abrir mão da rotina de estudos, aproveite a semana para simular uma situação real  como a que vai ocorrer nos dois dias do Enem. Pegue provas dos anos anteriores e as refaça (veja aqui as provas anteriores do Enem).
4) Simule o horário das provas
Comece a resolver as provas anteriores exatamente no mesmo horário que elas vão ocorrer, leve lanches e responda todas as questões cronometrando o tempo para ter ideia do quanto vai demorar. "Os candidatos são espécies de atletas que vão correr maratonas e precisam de treino", diz Andrea. No dia seguinte é bom fazer uma análise das questões mais complicadas e verificar erros e dúvidas.

Simulado do Enem (Foto: Reprodução/Geekie Games) 
Simulado (Foto: Reprodução/Geekie Games)
 
4) Faça simulados e foque nos pontos fracos
Em uma semana dá tempo para estudar focando nas maiores dificuldades. É o período para revisar conteúdos, fixa-los e até descobrir algumas lacunas que merecem atenção. Aproveite para fazer consultas e tirar dúvidas com professores e colegas. Fazer simulados também podem ajudar a ver quais os pontos de maior dificuldade (veja o simulado 'Geekie Games').

5) Fique ligado nas notícias
Mantenha-se atualizando lendo revistas, jornais e sites. Uma das características do Enem é cobrar atualidades, por mais que uma notícia que aconteceu agora não vá cair na prova porque elas já estão prontas, este assunto pode estar relacionado a outro mais antigo, e este mais velho sim pode ser cobrado. Além do mais, a leitura pode contribuir com o repertório para escrever a redação.

Usuários de rede social devem ficar atentos às postagens (Foto: Jonathan Lins/G1) 
Conversas pela internet podem desviar o foco (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
6) Mantenha-se longe das redes sociais
A internet é um ambiente de dispersão, que força a hiperatividade e a hora é de exercitar a concentração. As conversas pela internet podem desfocar o estudo, por isso deixe as redes sociais para os momentos de descanso.

7) Confie no seu potencial
Se você treinou e se preparou é hora de confiar no seu potencial. Entender que você é capaz é a melhor maneira de controlar a ansiedade. Vale fazer exercícios de relaxamento ligados a respiração. Também é importante entender que o Enem não é a última cartada, que o candidato terá outras oportunidades, como os vestibulares. Não ir bem no Enem não significa fracasso.
O mesmo conselho vale para os alunos da rede estadual do Rio de Janeiro que está de greve há dois meses. Andrea diz que os alunos não devem entrar para as provas pensando que estão em desvantagem em relação aos outros candidatos. "Lógico que não é a situação ideal, mas não dá para deixar de fazer o Enem por causa disso", diz Andrea.

Temperaturas permaneceram altas entre manhã e tarde deste domingo (15) (Foto: Thomas Braga/RBS TV) 
Quem mora em cidade de praia pode passear na véspera do Enem (Foto: Thomas Braga/RBS TV)
 
8) Relaxe na véspera
Na sexta-feira (25), dia anterior à prova, é o momento de arejar a cabeça. Nada de acordar de madrugar para estudar ou ler a caminho da prova. É preciso dosar os estudos para não chegar estressado na hora da prova, por isso relaxar é fundamental. Acontece que o relaxamento também tem de ser moderado. Nada de ir para balada e e exagerar no consumo de bebida alcóolica. Para relaxar vale fazer atividades na academia, ir até a praia, fazer passeios ao ar livre e curtir um cinema.

Fonte: G1.com

Casal de namorados troca sábado romântico por estudos para o Enem

Casal de namorados troca sábado romântico por estudos para o Enem

Os jantares românticos deram lugar aos livros.
Skatista que não pensava em estudos muda com ajuda de namorada.

Jamile Santana Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Victor e Vivian trocaram os programas românticos aos sábados, pelos livros em Mogi das Cruzes (Foto: Vivian Russo/ Arquivo Pessoal)Victor e Vivian trocaram os programas românticos aos sábados, pelos livros em Mogi das Cruzes (Foto: Vivian Russo/ Arquivo Pessoal)
 
Aos sábados, nada de mãos dadas no cinema, pizza ou qualquer outro programa a dois. O casal Victor Souza Silva, de 23 anos, e Vivian Aguiar Russo,19 anos, que namora há quatro anos, deixou os compromissos românticos de lado para encarar uma maratona de estudos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será realizada nos dias 26 e 27 de outubro.

Se aprovado no Enem, Victor Silva trocará o skate por uma carreira relacionada à História e Geografia (Foto: Victor Silva/ Arquivo Pessoal) 
Se aprovado no Enem, Victor Silva trocará o skate por uma carreira relacionada a história e geografia.
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
As aulas aos finais de semana começaram há um mês e meio. O skatista que não pensava muito em cursar uma universidade muda de postura com a ajuda da namorada.
O casal chega a ficar mais de cinco horas debruçado nos livros. A ideia partiu de Vivian, que já faz cursinho preparatório e está acostumada com esta rotina. “Eu estudo durante quatro horas pela manhã e depois vou para o cursinho à tarde. À noite também estudo mais umas duas horas”, contou.
A estudante já tinha feito o Enem em 2012 para ver como era. Ela pretende cursar Direito. "Minha intenção é me especializar em direito internacional porque gosto muito de línguas”, explicou Vivian.
Mas se ela tira de letra manter o pique de estudos aos fins de semana, para Victor a adaptação exige mais dedicação. O mogiano nunca prestou o Enem e está trocando a pista de skate pelos livros. “Eu terminei o ensino médio há um tempo e nunca me interessei. A Vivian que começou a puxar minha orelha para eu tentar e eu decidi arriscar. Estou tranquilo porque ela tem me ensinado muito, já tem o método de estudo”, comentou o namorado. Ele pretende cursar algo relacionado à geografia ou história e conseguir bolsa de estudos através do Programa Universidade para Todos (ProUni). "Eu gosto muito de andar de skate, tenho até patrocínio, mas tenho pensado muito em uma formação superior porque uma hora vou parar de andar de skate", disse.

Casal de Mogi das Cruzes está junto há quatro anos. (Foto: Arquivo Pessoal) 
Casal de Mogi das Cruzes está junto há quatro anos (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Além da “mudança de conduta”, a prova do Enem tem um desafio especial. “Um dia depois da prova é o aniversário da Vivian. Vou ter que ir bem, esse é o presente!”, brincou.
Alguns amigos também entraram no ritmo do casal e vez ou outra participam das sessões de estudos. O “novo Victor” também é motivado pelos familiares. “Minha mãe está feliz da vida. Para ela, a Vivian é a melhor nora do mundo. Estou muito contente com essa força, é um passo importante que estou dando na minha vida”, considerou Silva.
 
Enem
Em 2013, o Enem vai ser no dias 26 e 27 de outubro. No sábado, as provas serão de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já no domingo vão ser de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Fonte: G1.com

Estudante de farmácia vai fazer o Enem para tentar vaga em medicina

Estudante de farmácia vai fazer o Enem para tentar vaga em medicina

Aluna da Ufal usa simulado para se preparar para as provas do MEC.
Enem será neste sábado (26) e domingo (27).

Do G1, em São Paulo
Klécia Santos dos Anjos, de 18 anos, vai fazer o Enem para tentar uma vaga em medicina (Foto: Arquivo pessoal/Klécia Santos dos Anjos)Klécia Santos dos Anjos, de 18 anos, vai fazer o Enem para tentar uma vaga em medicina (Foto: Arquivo pessoal/Klécia Santos dos Anjos)
 
A plataforma de simulados e estudos Geekie Games – O desafio do Enem, tem sido um importante aliado para a estudante Klécia Santos dos Anjos, de 18 anos. A jovem faz o curso de graduação em farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, mas vai prestar o Enem novamente para tentar uma nota que lhe permita entrar no curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
CLIQUE AQUI E ACESSE O SIMULADO
"Como eu tenho aulas na faculdade não dá tempo de fazer cursinho preparatório para o Enem", afirma Klécia, que estudou o ensino médio no Colégio Alternativo de Aracaju (SE). Ela conta que está desde o início do ano estudando regularmente para poder ter um bom desempenho no exame que será realizado neste sábado (26) e domingo (27).
A plataforma calcula as notas de cada uma das provas do simulado final de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método usado no Enem, e faz a média das quatro provas. "As questões são muito atuais, muito semelhante com o Enem. Tem questões contextualidas que são possíveis de cair na prova", avalia Klécia.
Os simulados e planos de estudos disponíveis na internet têm ajudado Klécia a pautar seus estudos. "Sei que é difícil estudar em casa, por isso plataformas como esta do simulado do Enem me permite fazer um estudo mais orientado", diz a jovem, que já somou mais de 145 mil pontos na plataforma de treinos para o simulado final e aparece em terceiro lugar no ranking desta categoria.
No simulado final, Klécia teve um bom desempenho, mas ainda não o suficiente para uma nota capaz de garantir vaga em medicina. "Ainda preciso estudar mais um pouquinho e procurar melhorar meu desempenho", afirma.

Simulado 'Geekie Games' (Foto: Reprodução) 
Simulado 'Geekie Games' (Foto: Reprodução)
 
Simulado do Enem
Está disponível na plataforma  "Geekie Games - O desafio do Enem" o simulado final feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. Até o último dia do Enem, que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em uma simulação das provas do exame do MEC.As inscrições para o simulado estão abertas, a participação é gratuita e feita inteiramente pela internet.
São quatro provas de 45 questões cada nas áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e o estudante terá 2h30 para resolver cada uma das provas. Atenção: não é possível interromper a prova, quando o aluno começa a responder as questões precisa ir até o final. Por outro lado, o aluno pode escolher em que ordem vai fazer cada uma das quatro provas. Também pode fazer em dias e horários diferentes. Ao final das quatro provas, o estudante envia as respostas e recebe o resultado imediatamente, com o número de acertos e com os pontos fortes e fracos que apresentou.

Questão da prova de ciências da natureza (Foto: Reprodução/Geekie Games) 
Questão da prova de ciências da natureza (Foto:Reprodução/Geekie Games)
 
O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.
Só é possível fazer o simulado final uma vez por inscrição, mas quem quiser pode treinar outras questões na plataforma Geekie Lab, que traz exercícios pontuais em cada uma das áreas, aulas em vídeo e simulados. Ao final de cada treino o candidato recebe a sua pontuação, a indicação dos pontos fortes e pontos fracos a apresentados e um conteúdo personalizado feito em cima de suas deficiências. Inicialmente, esta plataforma de treinos teria suas inscrições encerradas nesta quarta, mas elas continuarão abertas e em funcionamento junto com o simulado final.

Fonte: G1.com