English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tecnologia digital é tema da redação do vestibular 2014/1 da UFG

Tecnologia digital é tema da redação do vestibular 2014/1 da UFG

Assunto surpreendeu, mas agradou vestibulandos nesta segunda-feira (2).
O segundo dia da segunda etapa de provas registrou abstenção de 9,25%.

Gabriela Lima G1 GO
Segundo dia da segunda etapa da UFG registrou abstenção de 9,25% - Goiás (Foto: Gabriela Lima/G1)Candidatos foram surpreendidos por chuva no fim da prova, em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)
 
A redação do vestibular 2014/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG) abordou o tema: "Tecnologia digital: ferramenta de emancipação ou ameaça à liberdade de expressão?". O assunto surpreendeu, mas ao mesmo tempo agradou a maioria dos candidatos no segundo dia de provas da segunda etapa do precesso seletivo, nesta segunda-feira (2).
O estudante Johnatan Volpini, 18 anos, que pretende cursar artes cênicas, afirmou que fez uma crônica sobre o assunto. "Fiquei surpreso, mas gostei. Sou muito adepto da tecnologia e acho que me saí bem", afirmou.

Também concorrente a uma vaga em artes cênicas, Ana Luíza Araújo, 18 anos, disse ter criticado o uso exagerado das novas tecnologias. "Fiz um discurso de acusação", explica.
O estudante Ricardo Carvalho, de 17 anos, também gostou do tema e escreveu uma carta. Candidato ao curso de direito, ele, que respondeu questões discursivas de humanas, achou a prova desta segunda-feira mais fácil do que a de domingo (1º). "História caiu questões batidas, como mercantilismo e guerra fria. Geografia teve atualidades, como as manifestações no Brasil e a primavera árabe. Só achei difícil a pergunta sobre as massas de ar que atuam em Goiás", avaliou.

Segundo a assessoria de imprensa da UFG, nesse segundo dia de exames, 781 candidatos não fizeram a prova, o que corresponde a uma abstenção de 9,25%. Índice um pouco maior do que o registrado no domingo, que foi de 8,12%.

Veteranos de jornalismo dão boas-vindas aos pré-calouros da UFG (Foto: Gabriela Lima/G1) 
Veteranos de jornalismo dão boas-vindas aos pré-calouros da UFG (Foto: Gabriela Lima/G1)
 
Chegada
No início da prova, veteranos de vários cursos como direito, publicidade e propaganda, jornalismo e educação física uma calorosa recepção aos vestibulandos da segunda etapa, chamados por eles de pré-calouros. A festa na porta do Centro de Aulas D, no Setor Universitário, teve direito à muito barulho e batucada. Tudo para quebrar o clima de tensão que antecede o exame.

A estudante do 2º período de publicidade e propaganda Raissa Marques, 19 anos, conta que passou pela mesma experiência, gostou e quis reproduzí-la. "Depois da primeira fase, nos criamos um grupo no Facebook e começamos a interagir com os pré-calouros. Tiramos dúvidas, mas tem também a parte da brincadeira", diz animada.
Além de dar boas-vindas aos vestibulandos, os integrantes da Associação Atlética Acadêmica de Educação Física aproveitaram para vender água na porta do local de prova. "Viemos mostrar como é o clima universitário e aproveitar para arrecadar recursos para nossos eventos esportivos", disse a Maristela Melo, 19 anos.

Provas
As provas da UFG são divididas em: grupo 1, cursos de exatas; grupo 2, área de biológicas; grupos 3 e 4, humanas. Nesta segunda, os estudantes do grupo 1 terão provas de matemática e física. Do grupo 2, biologia e química. Dos grupos 3 e 4, geografia e história.

estudantes UFG Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1) 
Ana Luíza Araújo e Ricardo Carvalho acharam a  prova fácil (Foto: Gabriela Lima/G1)
 
No domingo, todos responderam questões de português e literatura. Os estudantes do grupo 1 fizeram avaliação de química. Quem disputa vaga em um curso do grupo 2 teve provas de física e matemática. Candidatos dos grupos 3 e 4 também fizeram prova de matemática.

Resultado
O resultado do processo seletivo em primeira chamada está previsto para o dia 31 de janeiro e as matrículas marcadas para 11 e 12 de fevereiro. A segunda chamada será no 17 de fevereiro e a terceira, 26 de fevereiro.
Este ano, os vestibulandos disputam 3.090 vagas oferecidas pela instituição. Elas estão distribuídas em 140 cursos nas unidades de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.
O curso de medicina é o mais disputado, com 104,58 candidatos por vaga. Em segundo lugar está o curso de engenharia civil, com 70,35 candidatos por vaga. Na sequência aparecem direito matutino (52,03), psicologia (43,22), odontologia (41,57), e direito noturno (39,6).

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário