English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 28 de abril de 2010

2ª Olimpiada de Atualidades 2010 - FACAMP

Conhecer os problemas do Brasil e do mundo contemporâneo para se tornar um
profissional de elite e um cidadão exemplar
 
A 2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES 2010, realizada pela FACAMP - Faculdades de Campinas, com o apoio da CPFL Cultura e do Banco do Brasil, tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para os Exames Vestibulares.
Contribuirá também para despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo; encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário; aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.

PREMIAÇÃO
Os prêmios para os três melhores classificados serão:
* Um Curso de Inglês em Londres, na escola St. Giles, pelo período de 3 meses com passagem, hospedagem, café da manhã e um auxílio de 5 mil euros para estadia, oferecidos pela CI (www.ci.com.br).
* Um automóvel 1.0 modelo básico zero KM.
* Uma bolsa-universidade no valor de 1 salário mínimo mensal durante os quatro primeiros anos da graduação.
O primeiro colocado escolhe um dos três prêmios acima, depois o segundo colocado escolhe um entre as duas opções restantes e o terceiro colocado fica com o prêmio que não foi escolhido pelos dois primeiros colocados.

PREMIAÇÃO PARA PROFESSORES INDICADOS
* Sorteio de 10 Netbooks
* Um professor, indicado pela escola do primeiro colocado, receberá duas passagens para Europa ou Estados Unidos.

CONTEÚDO DAS PROVAS
A Primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 29 de maio das 7:00 às 13:00 hs (horário de Brasília) através da Internet e será composta de 50 questões de múltipla escolha.
A prova da primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES irá avaliar conteúdos das disciplinas de História e Geografia que são trabalhados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A Segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 15 de agosto de 2010 às 13h (horário de Brasília).
A prova da segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de 60 questões de múltipla escolha sobre os TEMAS OFICIAIS DA OLIMPÍADA DE ATUALIDADES. Os temas serão divulgados juntamente com a lista dos estudantes classificados na primeira fase no dia 04 de junho neste site.

A Terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 19 de setembro às 13h (horário de Brasília).
A prova da terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de 10 questões dissertativas e uma redação sobre os TEMAS OFICIAIS DA OLIMPÍADA DE ATUALIDADES. Os temas serão divulgados juntamente com a lista dos estudantes classificados na primeira fase no dia 04 de junho neste site.


REGULAMENTO DA OLIMPÍADA DE ATUALIDADES FACAMP
A OLIMPÍADA DE ATUALIDADES 2010, realizada pela FACAMP – Faculdades de Campinas, com o apoio da CPFL Cultura e do Banco do Brasil, tem por finalidade principal colaborar com a preparação dos estudantes para os Exames Vestibulares. Contribuirá também para despertar o interesse dos estudantes do Ensino Médio pelos temas e problemas do Brasil e do mundo contemporâneo; encorajar o ânimo investigativo, o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade analítica no ambiente pré-universitário; aprimorar a articulação dos conteúdos programáticos entre o Ensino Médio e Ensino Superior.
DA INSCRIÇÃO
1- Podem participar da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES estudantes que estejam cursando, em 2010, a 3ª Série do Ensino Médio ou alguma modalidade de curso pré-vestibular, independente da área escolhida (humanas, exatas ou biológicas).
2- Não serão admitidos como candidatos à Olimpíada de Atualidades os graduados em qualquer curso superior ou os que estiverem realizando qualquer curso de graduação.
3- A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir de 07 de abril de 2010 até as 23h (horário de Brasília) da segunda-feira, dia 24 de maio de 2010, no site www.olimpiadafacamp.com.br. O cadastramento e a execução da 1ª prova será feita no site da empresa Vagas Tecnologia - www.vagas.com.br.
4- Ao preencher a ficha de inscrição o estudante escolhe a cidade onde, se aprovado na primeira fase de 29 de maio de 2010, realizará a segunda fase em 15 de agosto de 2010.
5- As cidades sedes para a segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES são as seguintes:
* Estado de São Paulo: Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba.
* Estado de Minas Gerais: Pouso Alegre
* Estado do Paraná: Londrina
* Estado de Mato Grosso do Sul: Campo Grande
* Estado de Goiás: Goiânia
6- Os aprovados na segunda fase farão a terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES no Campus da FACAMP, localizado em Campinas – SP, no dia 19 de setembro de 2010.
7- Ao preencher a Ficha de Inscrição, o estudante também indica dois de seus atuais professores das disciplinas da área de Humanidades, preenchendo no ato da inscrição seus nomes completos e a disciplina de cada um deles. Esses professores concorrerão ao sorteio de prêmios.
8- Ao fazer a inscrição, o estudante recebe PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO via e-mail com as informações referentes a realização da primeira fase.
DA ESTRUTURA DAS PROVAS
9- A OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de três fases que serão realizadas nos dias 29 de maio de 2010, 15 de agosto de 2010 e 19 de setembro de 2010.
10- A Primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 29 de maio das 7:00 às 15:00 hs (horário de Brasília) através da Internet e será composta de 50 questões de múltipla escolha.
* A prova da primeira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES irá avaliar conteúdos das disciplinas de História e Geografia que são trabalhados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Consulte o conteúdo programático dessa fase no site www.olimpiadafacamp.com.br
* Para realizar a prova o estudante deve seguir os passos abaixo:
i. Acessar o link de entrada que será enviado para o e-mail cadastrado alguns dias antes da data da prova.
ii. O estudante terá no máximo 3 horas para responder às questões da prova.
iii. O gabarito da prova será divulgado no dia 04 de junho de 2010 no site www.olimpiadafacamp.com.br
iv. A lista dos classificados para a segunda fase será publicada no dia 04 de junho no site www.olimpiadafacamp.com.br

v. Serão classificados para a segunda fase os 3.000 estudantes que obtiverem as melhores classificações na primeira fase.
vi. Todos os estudantes que obtiverem a nota de corte (nota do estudante classificado na posição 3.000) serão convocados para a segunda fase, o que significa que serão classificados pouco mais de 3.000 estudantes para a segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES.
vii. O realizador não se responsabiliza por eventual lentidão ou falha de conexão que causem impedimento ou dificultem a realização da prova online e também não é responsável pelo link de acesso dos estudantes até o servidor da prova.

11- A Segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 15 de agosto de 2010 às 13h (horário de Brasília).
* As provas da segunda fase serão presenciais e serão realizadas nas cidades relacionadas no item 4 desse regulamento.
* A prova da segunda fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de 60 questões de múltipla escolha sobre os TEMAS OFICIAIS DA OLIMPÍADA DE ATUALIDADES. Os temas serão divulgados juntamente com a lista dos estudantes classificados na primeira fase no dia 04 de junho no site www.olimpiadafacamp.com.br
* A prova da segunda fase da olimpíada terá duração de 4 horas e tempo mínimo de permanência de 2 horas.
* Para realização da prova o estudante deverá apresentar documento de identidade e levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
* Não será permitido entrada aos locais de prova após o início da prova.
* O resultado da segunda fase será publicado no site www.olimpiadafacamp.com.br no dia 25 de agosto de 2010 (a partir das 16h (horário de Brasília).
* Serão classificados para a terceira fase os 300 estudantes que obtiverem as melhores classificações na segunda fase. A nota da primeira fase NÃO será utilizada para a convocação para a terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES.
* Todos os estudantes que obtiverem a nota de corte na segunda fase (nota do estudante classificado na posição 300) serão convocados para a terceira fase, o que significa que serão classificados pouco mais de 300 estudantes para a terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES.
12- A terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será realizada no dia 19 de setembro às 13h (horário de Brasília).
* As provas da terceira fase serão presenciais e serão realizadas no Campus da Facamp localizado em Campinas – SP.
* A prova da terceira fase da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES será composta de 10 questões dissertativas e uma redação sobre os TEMAS OFICIAIS DA OLIMPÍADA DE ATUALIDADES que serão divulgados juntamente com a lista dos estudantes classificados na primeira fase no dia 04 de junho no site www.olimpiadafacamp.com.br
* A prova da terceira fase da olimpíada terá duração de 4 horas e tempo mínimo de permanência de 2 horas.
* Para realização da prova o estudante deverá apresentar documento de identidade e levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.
* Não será permitida entrada aos locais de prova após o início da prova.
DO RESULTADO FINAL
13- Haverá premiação para os três melhores classificados ao final da terceira fase.
14- Para o cálculo da NOTA FINAL será utilizada a nota da segunda fase com peso 1 e a nota da terceira fase com peso 2. No caso de empate será utilizado como critério de desempate as seguintes notas
* Nota da terceira fase
* Persistindo o empate, será utilizada a nota da redação da terceira fase
* Persistindo o empate, será utilizada a nota das questões dissertativas da terceira fase
* Persistindo o empate, será feito sorteio entre os estudantes empatados
15- A divulgação dos resultados será feita em evento a ser realizado na quarta-feira, 29 de setembro de 2010 no Campus da FACAMP em Campinas – SP.
16- Os prêmios para os três melhores classificados serão:
* Um Curso de Inglês em Londres, na escola St. Giles, pelo período de 3 meses com passagem, hospedagem, café da manhã e um auxílio de 5 mil euros para estadia, oferecidos pela CI (www.ci.com.br).
* Um automóvel 1.0 modelo básico zero KM.
* Uma bolsa-universidade no valor de 1 salário mínimo mensal durante os quatro primeiros anos da graduação.
* O primeiro colocado escolhe um dos três prêmios acima, depois o segundo colocado escolhe um entre as duas opções restantes e o terceiro colocado fica com o prêmio que não foi escolhido pelos dois primeiros colocados.
* Todos os presentes da terceira fase da Olimpíada receberão Certificado de Participação com sua classificação final.
PREMIAÇÃO PARA PROFESSORES INDICADOS
17- Serão sorteados prêmios para os PROFESSORES indicados pelos estudantes no ato da inscrição, sendo que cada indicação vale um número para o sorteio, ou seja, um professor indicado por 100 de seus alunos, recebe 100 números para o sorteio.
18- Concorrerão ao sorteio todos os professores indicados pelos alunos presentes a uma das fases das olimpíadas.
19- Os prêmios sorteados serão:
* 10 Netbooks
20- Um professor, indicado pela escola do primeiro colocado, receberá duas passagens para Europa ou Estados Unidos.
21- Eventuais dúvidas nos enunciados e respostas das questões propostas nas três fases da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES e casos omissos desse regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral da OLIMPÍADA DE ATUALIDADES.

CONTATO
Telefone: 0800-770-7872

5 comentários:

  1. Já me inscrevi Professor! Se não se importa, coloque o senhor e a Zenaide na minha escolha... eram os unicos professores que eu poderia conseguir o nome completo facilmente. Boa sorte para todos nós então!

    Ananda Michelino

    ResponderExcluir
  2. Também ja me escrevi professor e também se não se inportarem coloquei o nome do Senhor e do professor Álicio.

    Carla campanez 3°Y

    ResponderExcluir
  3. Profeee!! Também já fiz minha inscrição!Coloquei o nome do senhor e da professora Zenaide (como a Ananda já disse,eram os mais fáceis de se conseguir).

    Samara Rocha 3°Y

    ResponderExcluir
  4. Olá Professor! Eu também já me inscrevi!! E obviamente também coloquei o seu nome!! =D
    E o do professor Handerson!!

    Bruna Demori 3ºY

    ResponderExcluir
  5. E... Boa Sorte para todos nós é claro!
    Bruna Demori 3ºY

    ResponderExcluir