English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Atualidades 16 - Consumo Responsável

Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Isto pode ser feito através das maneiras:
  • compras corretas — favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais, permitindo a negociação para o interesse próprio apenas para perpetuar algum bem comum além deste interesse.
  • boicotes morais — a compras e negociações que vão de encontro à proposta anterior.  
Especialistas em meio ambiente alertam para a necessidade da utilização racional dos recursos naturais. Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, são ações que contribuem para o consumo responsável reduzindo o impacto negativo para o meio ambiente e garantem qualidade de vida para sociedade.
Energia Elétrica
O uso racional faz bem para o boiso e ajuda a diminuir a exploração de recursos não renováveis.
Água
Líquido precioso que deve ser usado com cuidado e sem abusos. 
  
Conceitos Relacionados

Consumo Consciente

Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

Consumarquismo

O sistema que tende a regulamentar o comportamento corporativo como parte subordinada às funções da demanda de consumidor que obedecem a ambos o individualismo lógico e a solidariedade é definido como "Consumarquismo'. Usando às análises econômicas, políticas e filosóficas. A versão política de consumarquismo é conhecida como o consumerismo político.

Presentes alternativos

Em resposta ao aumento de demanda do consumismo ético nas ocasiões que se presenteia, a caridade Britânica desenvolveu um mercado alternativo de presentes, que se tornou muito popular desde 2004. Estes presentes são trocados entre amigos e famílias, e são representados na forma de cartão explicando o tipo de presente, o presente mais comum é uma cabra que será enviada a uma família de uma comunidade carente para prover leite e esterco e mais cabritinhos.
catalogo de presente de Oxfam (OxfamUnwrapped.com) é um exemplo de presentes engraçados e incomuns de sucesso que estabeleceram uma grande comercialização alternativa. Tendo vendido cerca de 700.000 presentes como redes de pesca, toaletes, água safe, treinamento para ensino, preservativos, cabras e burros Oxfam foi capaz de levantar milhões de libras para ajudar a terminar com a pobreza e o sofrimento em volta do mundo. Tais compras vão diretamente para os que mais necessitam delas, e são uma modo palpável e responsável de doar para caridade. Outros catálogos de presentes alternativos são o Christian Aid (Auxilio Cristão) e World Vision (Visão do mundo).
A popularidade de presentes alternativos tem levados as lojas a se associar com a caridade para vender presente mais éticos tais como 'adote um animal'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário