English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 2 de novembro de 2013

Professores citam possíveis temas para prova de redação da UFPR

Professores citam possíveis temas para prova de redação da UFPR

Redação será exigida na segunda fase do vestibular, em dezembro.
Primeira fase será realizada neste domingo (3); confira o ensalamento.

Adriana Justi Do G1 PR
Primeira fase do vestibular da UFPR será neste domingo (3) (Foto: Reprodução / RPC TV) 
Primeira fase do vestibular da UFPR será neste domingo (3) (Foto: Reprodução / RPC TV)
 
Perto do prazo para o início do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais concorrida do estado, o G1 consultou alguns professores de língua portuguesa para comentar sobre possíveis temas que podem cair na prova de redação. Ao todo, 53.543 estudantes vão disputar as 4.513 vagas oferecidas pela universidade na edição de verão 2014.
A primeira fase será realizada neste domingo (3), quando os candidatos farão a prova de conhecimentos gerais com 80 questões. A redação será realizada na segunda-fase, marcada para os dias 1º e 2 de dezembro.

O professor de Língua Portuguesa Noslen Borges de Oliveira explica que a UFPR tem por características trabalhar temas com conteúdos sociais e políticos. "Na visão da universidade, os temas proporciam um bom debate e uma capacidade de argumentação de cada candidato", explica.
"Temos alguns assuntos que estão há muito tempo em pauta como Copa do Mundo, por exemplo. As manifestações que marcaram o país em agosto deste ano também podem estar na lista dos temas, garante Noslen. "Outro tema que poderia aparecer seria a redução da maioridade penal. Apesar da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) já ter usado este assunto na edição passada, acredito que possa ocorrer um repeteco", acrescenta o professor.

Manifestantes protestaram em Curitiba na segunda-feira (17) (Foto: Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo)Manifestação de 17 de junho reuniu 15 mil pessoas em Curitiba (Foto: Franklin de Freitas/Estadão Conteúdo)
Ainda na opinião de Noslen, a desvalorização do pré-sal, exploração das fontes de água no Brasil, exploração do gás de xisto, espionagem dos EUA (invasão de privacidade) e mobilidade urbana", também são assuntos importantes que devem ser revisados pelos alunos.
"Em todos os temas o candidato deverá ser capaz de construir um ponto de vista sobre como o Brasil está tratando o assunto, trazer um olhar atual sobre cada um dos temas deixando claro seu ponto de vista positivo ou negativo do mesmo", orienta Noslen.

Importância da leitura em geral
O professor Juliano Mariusse ressaltou que os alunos não devem ficar "bitolados" somente nos assuntos citados em sala de aula ou comentados nos corredores dos cursinhos. "A gente nunca tem certeza do que pode cair, apenas sugerimos assuntos que consideramos importantes. Os estudantes devem fazer leituras em geral e criar uma opinião específica", orienta.

O obesidade é citada por especialistas como a principal "vilã" no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Alguns cientistas, como o professor Roy Taylor, já defendem que o aspecto genético já não é mais relevante. Segundo ele, "qualquer um pode desenvolver a  (Foto: BBC) 
O obesidade pode ser tema, acredita o professor Juliano Mariusse (Foto: BBC)
 
Ele também citou a questão da redução da maioridade penal e dos investimentos na Copa do Mundo como temas importantes. Além disso, segundo ele, assuntos de corrupção envolvendo as manifestações de agosto também devem ser relidos. O questão da obesidade dos brasileiros, que cresceu nos últimos anos, da diversificação das mídias também são assuntos com chance de cair, aponta Ma
Sobre a possibilidade de algum tema em formato de charge, ele indica que os estudantes prestem muita atenção no enunciado. "É importante observar sempre a linguagem verbal para entender a ironia", finaliza.
Nesta primeira fase, os portões serão fechados às 13h30 e a prova terá início às 14h. Os candidatos terão cinco horas para preencher todas as questões. Confira o ensalamento. 

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário