English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

'Concorrência é combustível', diz candidato à medicina na USP Ribeirão

'Concorrência é combustível', diz candidato à medicina na USP Ribeirão

Relação candidato/vaga para o curso no vestibular 2014 é de 62,91.
Para professor, qualidade do estudo é ferramenta para driblar disputa.

Fernanda Testa Do G1 Ribeirão e Franca
Para Ângelo Fávaro, concorrência serve como estímulo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal) 
Para Ângelo Fávaro, concorrência serve como estímulo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
 
A notícia sobre a grande concorrência para o vestibular 2014 do curso de medicina do campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (SP) não abalou os candidatos a uma vaga. Para o estudante Ângelo Alves Fávaro, de 19 anos, a relação candidato/vaga de 62,91 serve como estímulo. “Eu encaro de uma forma boa. É até uma forma de combustível para mim”, diz. A lista foi divulgada na segunda-feira (4) (veja no link abaixo).
Fávaro já passou um ano e meio pelas salas de cursinho pré-vestibular em Ribeirão Preto e, em julho deste ano, foi aprovado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mesmo matriculado, Fávaro vai encarar pela terceira vez a prova da Fuvest. Para o estudante, a USP oferece um dos melhores cursos de medicina do país e isso o estimula a tentar uma vaga na universidade.
Sem poder descuidar das obrigações de sua vida universitária, Fávaro encara uma maratona extra de estudos fora da faculdade. De segunda a sexta, o estudante dedica sete horas diárias aos livros, além de cinco horas nas manhãs de sábado. O descanso vem mesmo somente aos domingos. “Deixei de jogar futebol e fazer exercícios por conta desse sonho. Gostava muito de corrida também, mas tive que abrir mão de tudo isso para poder ter tempo de estudar”, conta.
Para o estudante, a concorrência, em vez de assustar, o estimula. “Eu encaro de uma forma boa. É até uma forma de combustível para mim. Sei que tem muita gente estudando e vejo isso tudo como mais um estímulo de dar o meu melhor e vencer”, conclui.

Persistência
A estudante Beatriz Pizzi, de 19 anos, também disputa uma das vagas do curso de medicina em Ribeirão Preto. Ela admite que a relação candidato/vaga pode assustar, mas garante que o esforço vale a pena. “É assustador, mas não desestimula ninguém. É bom para ver que muita gente procura por campo. Saúde é o que a população mais precisa hoje em dia. Optei por estudar para entrar na USP por ser uma faculdade bem cotada no campo de pesquisa e pelos professores qualificados. Precisa ser persistente e estudar bastante”, diz.

Beatriz Pizzi se prepara para prestar medicina (Foto: Arquivo Pessoal) 
Beatriz Pizzi se prepara para prestar medicina (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Beatriz encara viagens diárias entre Cravinhos (SP) e Ribeirão Preto no segundo ano de cursinho pré-vestibular. Além das aulas de segunda a sexta-feira, ela passa cerca de sete horas estudando em casa. O propósito de estar entre os aprovados do vestibular de medicina da Fuvest justifica a mudança de rotina radical. “Tive que abrir mão de muita coisa. Deixei de sair com amigos, fazer esportes. Entrar na internet por diversão não dá mais. Durante a semana eu só estudo. Fico livre aos sábados à noite e aos domingos para espairecer e descansar”, afirma.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Pedro Augusto Amaral, de 17 anos, também se prepara para encarar a prova mais concorrida da Fuvest. Morador de Orlândia (SP), Amaral frequenta aulas de segunda a sexta-feira no período da manhã, além de aulas extras às segundas e quartas-feiras à tarde. Em casa, o aspirante a universitário ainda estuda cerca de três horas por dia.
A determinação para passar na USP é grande. “O esforço é válido porque é a melhor universidade do Brasil, é a que garante mais emprego ao sair da faculdade”, diz.

'O vestibular se decide na hora da prova. Entra quem está mais bem preparado', diz o professor Jubilato (Foto: Reprodução/EPTV) 
'O vestibular se decide na hora da prova. Entra quem está mais bem preparado', diz o professor Jubilato (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Qualidade do estudo
Deparar-se com uma relação candidato/vaga alta pode até ser sinônimo de desespero para o candidato. Uma dica para driblar o fantasma da concorrência na hora do vestibular é focar na qualidade do estudo, segundo o professor de língua portuguesa e redação Luiz Cláudio Jubilato. “É preciso lembrar que nem sempre quantidade é qualidade, mesmo sabendo que na maioria das vezes o aluno que presta medicina é geralmente mais focado que os demais”, diz.
De acordo com Jubilato, o ideal é que o estudante se prepare dentro daquilo que ele considera possível para encarar a prova. “O vestibular para medicina geralmente é muito apertado. A diferença de pontuação entre um candidato e outro é mínima. O mais importante é tentar esquecer o número de concorrentes e voltar-se para o que o candidato faz de melhor. Se o estudante pensar em focar nos outros, ele acaba não tendo condições de fazer uma boa prova”, explica.
Sacrificar-se além dos limites, segundo o professor, não é uma boa estratégia para conseguir uma vaga na universidade. “O vestibular se decide na hora da prova. Entra quem está mais bem preparado. Mas não se pode passar dos próprios limites. A pessoa precisa tocar a vida normalmente. A dica é não se desesperar”, conclui.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário