English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 2 de novembro de 2013

'Para entender uma charge é preciso estar informado', diz ilustrador

'Para entender uma charge é preciso estar informado', diz ilustrador

Prova de redação será exigida na segunda fase do vestibular da UFPR.
Confira detalhes importantes sobre a interpretação das charges e tirinhas.

Do G1 PR
( Para assistir ao vídeo acima basta clicar no link a seguir: http://g1.globo.com/pr/parana/educacao/vestiba/2013/noticia/2013/10/para-entender-uma-charge-e-preciso-estar-informado-diz-ilustrador.html ).

A prova de redação é uma das mais esperadas pelos estudantes na hora de prestar o vestibular. A ansiedade, segundo o professor de Língua Portuguesa, Sérgio Degrande, é devido ao tema escolhido, que só é divulgado na hora do exame. Para o professor, charges e tiras em quadrinhos são vistas pelos alunos como as grandes vilãs, principalmente na hora de interpretar.
O chargista Alberto Benetti explica que as charges podem ter mais de um tipo de interpretação. "Mas nem todas elas são corretas. Quando o chargista desenha ele tem a intenção de fazer uma crítica, de falar sobre um assunto e tenta ser o mais sintético possível", explica. Benetti enfatiza que a situação se torna complicada porque, muitas vezes, a criatividade do leitor é maior do que a do próprio autor. Outro detalhe apontado por ele é que as charges pertencem ao universo das páginas dos jornais. "Elas surgem das notícias que são publicadas ali. Então, para entender uma charge é preciso estar informado", ressalta.
Para o professor Sérgio é importante ter repertório, atualidade e calma na hora de interpretar uma charge e a redação em geral. "O aluno que estudou e se preparou não vai ter dificuldade nenhuma", aponta.
Ao todo, 53.543 estudantes vão disputar as 4.513 vagas oferecidas pela universidade na edição de verão 2014.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário