English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 2 de novembro de 2013

Revista da UEPG que ensina como escrever boa redação está na internet

Revista da UEPG que ensina como escrever boa redação está na internet

Material da universidade paranaense é disponibilizado de forma gratuita.
Revista aponta erros e acertos de cinco redações do concurso de inverno.

Silvia Cordeiro Do G1 PR, em Ponta Grossa
Revista reúne cinco redações feitas por candidatos do Vestibular de Inverno 2013 da UEPG (Foto: Silvia Cordeiro/G1) 
Revista "Arquitetura da Redação" está disponível no site da UEPG (Foto: Silvia Cordeiro/G1)
 
A revista que ensina como escrever uma boa redação para o vestibular, elaborada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, está disponível na internet desde a tarde desta terça-feira (29). Vestibulandos, professores, estudantes e interessados na construção do texto podem acessar o portal da universidade e baixar o arquivo de forma gratuita.
A revista foi lançada no dia 1º de outubro e já foi distribuída nas bibliotecas de escolas públicas e particulares da região dos Campos Gerais. A primeira edição de “Arquitetura da Redação” reúne cinco textos elaborados por candidatos do Vestibular de Inverno 2013 com avaliações de profissionais de linguística. Na publicação consta uma redação com nota acima da média, uma dissertação com conceito médio, um texto que pontuou abaixo da média e outros dois que zeraram. Os profissionais identificaram os motivos que fizeram cada redação receber a nota final apontando erros e acertos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Aline Emilio, a intenção é “desvendar os mitos que envolvem a redação do vestibular”. Segundo Aline, a revista vai ser elaborada a cada dois anos com textos dos concursos de inverno da UEPG.
A coordenadora ressalta que os candidatos precisam estar preparados para a questão mais importante do vestibular. “Os estudantes sempre ficam inseguros quando pensam na redação. Mas eles precisam ter em mente que, muitas vezes, a decisão de uma vaga é feita pela pontuação obtida na redação”, declara. Segundo a coordenadora, de um a dois por cento das redações dos vestibulares da UEPG recebem nota zero.

Vestibular de Verão
As provas do Vestibular de Verão 2013 da UEPG serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro em Ponta Grossa e em outras treze cidades do Paraná. No dia 15, o concorrente faz a redação e responde às questões de Conhecimentos Gerais. No último dia, o candidato realiza a prova vocacionada, que é voltada às disciplinas relativas ao curso pelo qual ele escolheu.
Nos dias das provas, o concorrente deve apresentar a ficha de inscrição com uma foto e a cópia do documento de identidade colados na folha, além de estar de posse do documento original. O candidato deve realizar as provas com caneta de cor azul escura ou preta, de escrita grossa e de material transparente.

Na última quarta-feira (23), a universidade divulgou a proporção de candidatos por vaga para este concurso. Medicina é o curso mais concorrido com 115 concorrentes por vaga; seguido por Engenharia Civil, com 38,7 concorrentes por vaga; e na sequência, Direito noturno com 27,4 candidatos por vaga. A lista completa está no site da UEPG.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário