English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 16 de novembro de 2013

Candidatos apostam em estudo em grupo para vestibular da Unesp

Candidatos apostam em estudo em grupo para vestibular da Unesp

Educadora afirma que 'tática' pode ajudar a relaxar na reta final de estudos. Primeira fase do vestibular será neste domingo (17).

Jéssica Pimentel Do G1 Itapetininga e Região
Amigos se preparam em plantões de estudos para o vestibular da Unesp (Foto: Jéssica Pimentel / G1)Amigos se preparam em plantões de estudos para o vestibular da Unesp (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
 
A ansiedade natural antes de uma prova pode prejudicar o candidato. Essa é uma afirmação que o estudante que se prepara para um vestibular certamente ouviu na escola ou nos cursinhos preparatórios. As técnicas para impedir que isso aconteça são muitas. Uma delas consiste em uma ideia simples: a união de forças. Dá para repassar boa parte do conteúdo proposto nos dias que antecedem uma prova como a da Unesp, que será realizada no próximo domingo (17), com os amigos, em clima de diversão.
Para coordenadora pedagógica do ensino médio de uma escola particular de Itapeva (SP), Walquíria Marques, estudar em grupos é uma opção dos alunos e que pode ser muito bem aproveitada. Em entrevista ao G1, ela explicou que o método deve ser escolhido pelo candidato conforme a habilidade de cada um. “Há quem prefira estudar sozinho, mas eu acredito que estudar com os amigos é uma forma prática para os alunos. Muitas vezes, em sala de aula, eles têm dúvidas, mas não querem perguntar para o professor. Com um colega, a linguagem é mais próxima e fica uma forma divertida de estudar”, explica.
Mais de 99 mil candidatos vão participar da primeira fase do vestibular da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), um dos mais esperados do ano. O G1 conversou com alguns estudantes que irão enfrentar a maratona de avaliações e encontrou justamente grupos que estão reunidos para a última retomada de conteúdo. São amigos que concorrem entre si pelas mesmas vagas.

Marcos e Lenardo são amigos há seis anos e vão disputar vagas para Engenharia Industrial Madeireira (Foto: Jéssica Pimentel / G1) 
Marcos e Lenardo são amigos há seis anos (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
 
Em um exemplo de 'amigos em disputa' estão Marcos Vinicius Chagas Kawamura e Leonardo Santos Camargo, ambos de 17 anos. Os adolescente têm amizade há mais de seis anos e estudam na mesma sala do 3º ano do Ensino Médio. Ambos vão prestar o vestibular para o curso de Engenharia Industrial Madeireira, que é um dos dois cursos oferecidos pela Unesp de Itapeva.
São 40 vagas para 2014 e ao todo, o curso teve 120 inscritos, o que dá uma concorrência de três candidatos por vaga. Apesar da concorrência, Marcos e Leonardo garantem que não há rivalidade. “Nós estudamos juntos e sempre nos ajudamos. Os outros sim são nossos concorrentes, mas nós não nos vemos assim”, comenta Camargo.
Em entrevista ao G1, os jovens afirmaram que escolheram o curso por ser oferecido na cidade onde moram as famílias, o que não irá gerar custos de moradia durante os anos de estudos. Além disso, tem a facilidade de entrar no mercado de trabalho devido à realidade da região. “Estamos em uma região muito rica no setor madeireiro, portanto, queremos aproveitar isso além de continuarmos morando na casa dos nossos pais”, explica Kawamura.
Além das aulas, a dupla se organiza em uma espécie de plantão onde revisam a matéria durante três horas por três vezes na semana. Quem também participar dos estudos é Victória Oliveira dos Anjos, de 17 anos.
Victória estuda para outros quatro vestibulares, de instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de São Paulo (USP). Na Unesp, a menina optou pelo curso de Engenharia de Produção, a novidade deste ano no campus do município.
Segundo a estudante, participar do grupo de estudos com os amigos é uma forma de incentivar um ao outro e ajudar nas dificuldades enfrentadas. “Muitas vezes um ajuda a explicar a matéria que o outro não entendeu. Dessa forma, vamos enfrentar o vestibular mais seguros e preparados”, diz.

Em Itapeva, alunos se dividem entre aulas regulares e plantões de estudo para o vestibular. (Foto: Jéssica Pimentel / G1) 
Alunos se dividem entre aulas regulares e plantões extra. (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
 
‘Concorrência saudável’
Os estudantes Ramon Oliveira Souza, Leonardo Mendes Comeron de Oliveira, Douglas Páschua e Vanessa Neves formam outro grupo de amigos que vão concorrer entre si por uma vaga na Unesp. O grupo também cursa a 3ª série do Ensino Médio em Itapeva.
Ramon afirma que vai prestar o vestibular para o curso de Engenharia Mecânica para o campus de Bauru (SP). Ele e os amigos estudam com modelos de provas dos anos anteriores e admite que as comparações são inevitáveis. “Como estudamos juntos, sempre um quer fazer mais pontos que o outro. Isso é normal e sempre muito saudável”, comenta.
Douglas vai prestar vestibular apenas para o curso de Engenharia Madeireira, disponível em Itapeva. “Estamos nos esforçando muito para todos classificarem. Torço por mim e por meus colegas. Apesar de ser uma fase difícil para todos nós, de muitas escolhas e obstáculos, estamos encarando com muito companheirismo”, afirma.
Vanessa também pretende cursar Engenharia Madeireira, mas o objetivo da estudante é ingressar na vida acadêmica após a conclusão do curso. “Meu pai sempre quis que eu fosse professora. Quero juntar a profissão que eu escolhi e realizar o sonho do meu pai”, conta.
Além das aulas regulares, ela e os 'meninos' descobriram uma forma de completar o estudo refazendo simulados de vestibulares pela internet. “Somos um grupo de estudos que busca incentivar um ao outro. Na hora da prova estaremos concorrendo pelas mesmas vagas, mas assim que acabar fica só a amizade. É isso o que realmente importa”, conclui.

Grupo admite que existe 'concorrência saudável' (Foto: Jéssica Pimentel / G1)Grupo admite que existe 'concorrência saudável' (Foto: Jéssica Pimentel / G1)
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário