English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Depois do Enem, confira o calendário dos vestibulares

Depois do Enem, confira o calendário dos vestibulares

Vestibulandos ainda têm longa maratona de provas pela frente.
UFPR aplica primeira fase neste domingo (3); veja outras datas.

Do G1, em São Paulo
Estudantes fazem a primeira prova da 2ª fase da Unicamp (Foto: Reprodução EPTV) 
Estudantes na prova da 2ª fase da Unicamp no ano passado (Foto: Reprodução EPTV)
 
Passado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado neste fim de semana, os estudantes ainda têm um calendário repleto de provas pela frente. Veja as datas de alguns vestibulares pelo país que terão provas nas próximas semanas:

3 de novembro
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A prova da primeira fase será no dia 3 de novembro, a partir das 14h. Os candidatos terão de responder 80 questões sobre conhecimentos gerais. A segunda etapa está marcada para os dias 1º e 2 de dezembro. Neste ano, são 51.460 concorrentes para 4.513 vagas. Veja os locais de prova.
10 de novembro
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
A prova da primeira fase terá 48 questões de múltipla escolha e uma redação. A segunda fase será aplicada em 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas, em Campinas, entre os dias 20 e 24 de janeiro. Com total de 73.818 candidatos, a Unicamp bateu o recorde de inscritos para o vestibular de 2014. Veja os locais de prova.

UFG realiza segunda etapa do vestibular 2012/1 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) 
Vestibular da UFG (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Ao todo, a instituição oferece 3,3 mil vagas distribuídas em Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás. Outras 2,8 mil oportunidades são oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As provas objetivas da primeira etapa serão realizadas no dia 10 de novembro. Já o exame discursivo, da segunda etapa, está marcado para os dias 1º e 2 de dezembro. A divulgação dos candidatos aprovados na primeira chamada está prevista para o dia 31 de janeiro de 2014.

17 de novembro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A prova da primeira fase contém 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens e códigos, 30 de ciências humanas e outras 30 de ciências da natureza e matemática. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. Das 7.259 vagas do vestibular 2014, 1.134 serão destinadas para candidatos que tenham feito integralmente o ensino médio em escola pública. Veja os locais de prova.

fuvest 2013 sala de aula vestibular (Foto: Gabriela Gasparin/G1) 
Sala da Fuvest 2013  (Foto: Gabriela Gasparin/G1)
 
24 de novembro
Universidade de São Paulo (Fuvest)
A prova da primeira da primeira fase será no próximo dia 24 e terá 90 questões de múltipla escolha sobre português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares.
A segunda fase será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014. Serão três provas de caráter analítico‐expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. O vestibular da Fuvest 2014 tem um número recorde de 172.001 candidatos inscritos, principalmente por causa pelo aumento da procura dos alunos de escolas públicas.

1º de dezembro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
O exame discursivo corresponde à fase final do vestibular 2014, por isso só participam desta etapa do dia 1º de dezembro os candidatos que tenham sido aprovados em um dos dois exames de qualificação realizados pela Uerj. A prova é composta por um exame discursivo uma prova de língua portuguesa e redação para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A disputa é por 5.601 vagas na Uerj.

Universidade de Brasília (UnB)
A terceira etapa do programa de avaliação seriada (PAS) da UnB também será no dia 1º de dezembro. Os candidatos vão concorrer a 2.097 vagas, sendo 553 para cotistas, em 98 cursos de graduação dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Mackenzie (Foto: Fabiano Correia/ G1) 
Universidade Mackenzie (Foto: Fabiano Correia/ G1)
 
9 de dezembro
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Às 8h30, fazem a prova os candidatos dos grupos II e III; às 14h30, será a vez dos vestibulandos dos grupos I, IV, V e VI. Os exames serão de comunicação e expressão, física, química, matemática, biologia, história e geografia. No dia 10 de dezembro, às 8h30, será aplicada a prova de habilidade específica dos candidatos de arquitetura e design. A lista dos classificados deve ser divulgada no dia 9 de janeiro de 2014 e a matrícula será feita de 9 a 13 de janeiro.

9 e 13 de dezembro
Direito GV

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito GV) aplica a seguna fase do vestibular, o exame oral, entre os dias 9 e 13 de dezembro. A lista dos convocados em primeira chamada e da lista de espera será publicada em 20 de dezembro. São oferecidas 60 vagas anuais. O curso é em período integral.

10 a 13 de dezembro
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Os quatro dias de provas serão aplicados em 23 cidades do país. Há 7.292 candidatos inscritos que vão disputar 170 vagas para civis e 10 para militares. Considerada uma das melhores universidades do país, o ITA disponibiliza vagas para os cursos de graduação em engenharia nas seis especialidades - aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

12 e 13 de dezembro
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Os alunos que fizeram o Enem também podem concorrer a uma vaga pelo vestibular misto da Unifesp. Os cursos que participam são ciências biológicas, engenharia química, enfermagem, fonoaudiologia e medicina. São oferecidas 428 vagas por meio deste processo seletivo, e 25% delas são reservadas a cotistas.

5 a 8 de janeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

As inscrições para o vestibular da UFRGS se encerraram em outubro, e o local das provas estará disponível no site do concurso a partir do dia 11 de dezembro. Mais de 5,4 mil vagas são oferecidas para 2014 em 89 cursos de graduação, segundo a universidade. As provas serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. O resultado, segundo o calendário da UFRGS, deve sair em 19 de janeiro.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário