English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Redação da Unicamp cita mobilidade urbana e texto sobre oficina cultural

Redação da Unicamp cita mobilidade urbana e texto sobre oficina cultural

Na parte de conhecimentos gerais, prova mencionou a 'Primavera Árabe'.
Primeira fase do vestibular teve 73,8 mil inscritos, segundo a Comvest.

Do G1 Campinas e Região
Candidatos da 1ª fase da Unicamp deixam local de prova em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Candidatos da 1ª fase da Unicamp deixam local de prova (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
 
Uma carta aberta para reivindicar melhorias na mobilidade urbana em uma grande cidade e um relatório sobre atividades de uma oficina cultural foram os dois temas escolhidos para a prova de redação da 1ª fase do Vestibular da Unicamp 2014, neste domingo (10).
Os primeiros estudantes que deixaram o Ciclo Básico da universidade, em Campinas  (SP), classificaram o exame como “tranquilo”. Eles saíram por volta das 16h30, mas o tempo final, segundo a Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest), é até as 18h. Os candidatos poderia usar cinco horas para concluir a prova.

“Foi bem mais tranquila do que eu esperava. Senti mais dificuldades em exatas, sobretudo em matemática. O curioso é que tinha muita coisa de interpretação de texto”, destaca o candidato de ciências sociais Aurélio Oliveira, de 18 anos.
Candidato ao curso de engenharia mecânica, Felipe Bento, de 18 anos, também considerou a prova sem "surpresas", mas ressalta que os temas da redação foram mais fáceis para quem prestou vestibular para a área de humanas. “Eram temas que não são do meu cotidiano”, admite.

Primavera Árabe

Os estudantes também responderam questões sobre conhecimentos gerais. Uma delas lembrou a “Primavera Árabe”, que foi uma onda de manifestações populares em países do Norte da África e no Oriente Médio, com início em 2010. Outra questão valorizada pelos candidatos foi a que abordou o trabalho do artista Andy Warhol.
Para ter sorte, estudante usou camisa do Grêmio em vestibular da Unicamp (Foto: G1 Campinas) 
Para ter sorte, estudante usou camisa do Grêmio em vestibular da Unicamp (Foto: G1 Campinas)
 
Temas atuais como o desenvolvimento da internet 4G para uso durante a Copa do Mundo, além de fontes de energia no Brasil, também estiveram presentes na prova da Unicamp, segundo os estudantes. "A parte mais fácil da prova foi a das questões de geografia", elenca o candidato Oswaldo Cordeiro Neto, de 17 anos.

O estudante Felipe Reis, de 18 anos, diz que usou a camisa do Grêmio para ter sorte no vestibular. Candidato ao curso de ciência da computação, ele afirma que sentiu dificuldade nas questões de história e matemática. "Acho que o nível foi médio. Se passar para a segunda fase da Unicamp, vou usar as outras camisas [do clube] para ajudar", brinca o candidato de Campinas.

Programação
A divulgação oficial do gabarito será na tarde de terça-feira (12). A expectativa da banca de redação deve ser divulgada na quinta-feira (14), também no período da tarde. A lista dos aprovados na primeira fase será publicada no dia 20 de dezembro. A segunda fase será aplicada entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2014.

Alunos deixam provas no Ciclo Básico da Unicamp, em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)Alunos deixam provas no Ciclo Básico da Unicamp, em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)
 
Fonte: G1.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário