English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Piauiense que passou em cinco universidades dá dicas de estudo

Piauiense que passou em cinco universidades dá dicas de estudo

Glauco afirma que estudos e lazer podem e devem conviver juntos.
Estudante cursa engenharia química na Unicamp, em Campinas (SP).

Pedro Santiago Do G1 PI
Glauco Santiago (Foto: Pedro Santiago/G1)Glauco Santiago durante trote no primeiro dia de aula da Unicamp (Foto: Josué Pessoa/Arquivo Pessoal)
 
Aprovado em cinco universidades diferentes no Nordeste e Sudeste, Glauco Moreira Santiago, 18 anos, dedicou muitas horas de estudo para alcançar este resultado. O estudante faz engenharia química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que tem o curso mais bem avaliado do Brasil.
"Meu ritmo de estudo durante o ano foi forte, mas não era muito engessado. Tinha muita dificuldade de estudar as matérias que não gostava. Mas para deixar essa parte menos massante eu respondia questões de vestibulares sobre a determinada disciplina", relata Glauco que, além da Unicamp, foi aprovado nas universidade federais do Ceará (UFC), Campina Grande (UFCG), São Carlos (UFSCAR) e na Universidade de São Paulo (USP).
O estudante afirma que não se pode relaxar com a prática do estudo. "O importante é sempre buscar algo para estudar, pois você nunca sabe de tudo. A escola tem um papel bastante importante nesse caso porque a pessoa auxilia naquilo que tem dificuldade e precisa melhorar", opina.
O terceiro ano do ensino médio é o momento crucial para os estudante de todo Brasil, fase que antecede a escolha do curso almejado. Muitos pesam mão nos estudos e acabam esquecendo o lazer, família e amigos. Não foi esse o caminho trilhado porGlauco Moreira.
"Nos finais de semana às vezes eu estudava, mas sempre saia com a família, amigos ou namorada. Relaxar, o que é difícil no terceiro ano, é importante. Quando a pessoa está descansada é bem mais fácil aprender", aconselha.
Para ele, cada atividade tem o seu momento, não podendo uma atrapalhar a outra. "Minha rotina de estudos era cansativa, mas mais por autoexigência e uma preocupação excessiva com o passar no vestibular. Na minha experiência atual eu percebo que a universidade é mais cansativa, porém eu aprendi a realmente relaxar e não ficar pensando em estudos na hora da diversão".

Glauco Santiago (Foto: Pedro Santiago/G1)Estudante do Piauí escolheu o curso ainda no primeiro ano do ensino médio (Foto: Josué Pessoa/G1)
 
Vida Universitária
Filho de família de classe média em Teresina, Glauco trocou o calor da capital do Piauí pelas ruas da terceira maior cidade de São Paulo e sede de uma das universidades mais respeitadas do país. O pai do estudante conta que a decisão de sair da cidade em que mora sua família não foi pensada da noite para o dia.
“Desde o primeiro ano do ensino médio que ele fala em estudar fora por conta do seu curso, engenharia química, que não tem em Teresina. No começo ele quis ir para São Carlos (SP), mas ranking da Unicamp foi decisivo”, conta Josué Pessoa.
“Ao escolher a Unicamp, levei em conta primeiramente a qualidade do curso, que se destaca em toda América Latina e é o primeiro do ranking nacional na área. Também pesou na decisão a questão da moradia. Aqui tem bastante opções para estudantes custando um preço acessível e ainda próxima à instituição”, explica.

Segundo ele, os maiores desafios da nova vida longe da família estão relacionados à organização. “Organizar bem o tempo é muito importante, porque é preciso estudar bastante, lidar com atividades extracurriculares e ainda lavar e passar roupas. Tudo muda quando a pessoa sai do ninho familiar e vai morar em um local desconhecido”, diz.
“Minha expectativa é concluir o curso e já começar a trabalhar na área, pois não faltam oportunidades boas aqui em São Paulo, ainda mais na capital. Espero, também, ingressar em uma pós-graduação quando concluir o curso”, conta o estudante.

Glauco Santiago (Foto: Pedro Santiago/G1)Trote educativo na Unicamp (Foto: Josué Pessoa/Arquivo pessoal)
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário