English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 20 de abril de 2013

Idioma faz estudantes de São Carlos optarem por intercâmbio em Portugal

Idioma faz estudantes de São Carlos optarem por intercâmbio em Portugal

UFSCar criou curso online para ajudar universitários a aprender o inglês.
Programa 'Ciência sem Fronteiras' tem 577 alunos da região fora do país.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Universitários de São Carlos (SP) que participam do programa 'Ciência sem Fronteiras' estão optando por intercâmbios em Portugal por não dominarem a língua inglesa. Para ajudar no aprendizado do idioma, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu um curso virtual para os estudantes.

O 'Ciência sem Fronteiras' do Ministério da Educação (MEC) começou em outubro de 2011 e promove a troca de experiências sobre inovações e tecnologias. Os estudantes brasileiros aprovados fazem um ano do curso de graduação em universidades fora do país.

Projeto promove troca de experiências sobre inovações e tecnologias (Foto: Reprodução/EPTV) 
Projeto promove troca de experiências sobre inovações e tecnologias (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Para concorrer a uma vaga, os universitários precisam atender a alguns requisitos. “Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do curso, ser um aluno de excelência, com base no histórico, e precisa ser das áreas prioritárias do governo, como as tecnológicas e as de saúde”, contou Maria Silvia de Assis Moura, coordenadora do programa na UFSCar.
Nos primeiros meses deste ano, a UFSCar tem 337 alunos participando do programa. Na Universidade de São Paulo (USP), são 178 e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 62. Para participar, os alunos interessados devem procurar o setor responsável pelo programa na universidade onde estudam. Mais informações podem ser obtidas no site do 'Ciência sem Fronteiras' ou pelo telefone 0800-616161, dicando opção 0 e subopção 1.
Inglês
A estudante de engenharia civil Ticiane Aline Veiga se cadastrou no programa para ter uma experiência no exterior antes de se formar. “Conhecer novas tecnologias, de como meu curso é aplicado fora do país, quais são os enfoques”, disse.
Apesar de saber inglês, ela preferiu não arriscar e fez a inscrição para universidades de Portugal. “Acho que essa é a facilidade. Você não precisa se preocupar com a outra língua, você só vai se preocupar em estudar”, afirmou Ticiane.
Após um levantamento que mostrou a baixa demanda por vagas em universidades que exigem proficiência em Inglês, a UFSCar coordenou o projeto My English Online (veja aqui) para ensinar o idioma. “É um curso feito sem interação com o professor e o aluno faz online cinco níveis. Em um segundo momento, vão começar as aulas de língua inglesa na própria universidade, para que esse aluno cheque a proficiência no inglês para poder, então, concorrer ao edital do 'Ciência sem Fronteiras'”, explicou Camila Hofling, secretária de relações internacionais da UFSCar.

Apesar de saber inglês, estudante de São Carlos optou por fazer intercâmbio em Portugal (Foto: Wilson Aiello/EPTV)Apesar de saber inglês, estudante optou por fazer intercâmbio em Portugal (Foto: Wilson Aiello/EPTV
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário