English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 17 de abril de 2013

'É necessário melhorar a capacitação do ensino técnico', diz Pepe Vargas

'É necessário melhorar a capacitação do ensino técnico', diz Pepe Vargas

Ministro do Desenvolvimento Agrário concedeu entrevista à RBS TV.
Ele acompanha a presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre.

Do G1 RS
Na comitiva da presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre para cumprimento de agenda nesta sexta-feira (12), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, concedeu entrevista ao programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, antes dos compromissos oficiais (veja no vídeo ao lado). Entre os assuntos abordados esteve a formatura dos alunos beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que ocorre pela manhã.
Segundo o ministro, há uma articulação no sentido de que os jovens capacitados tenham seus empregos garantidos. "É uma grande necessidade do Brasil hoje melhorar a questão da capacitação do ensino técnico", salientou.
Pepe Vargas ainda destacou a disseminação do Pronatec no meio rural. No Rio Grande do Sul, o projeto recebeu o nome de Pronatec Campo. Em março, segundo o governo do estado, foram abertas 4 mil vagas para capacitar agricultores familiares. Um dos propósitos é estimular a sucessão rural através da manutenção do jovem no campo. "Os cursos são totalmente gratuitos, visando à qualificação técnica", completou o ministro.
A formatura do Pronatec começa às 10h, com a presença da presidente Dilam Rousseff, no Auditório Araújo Vianna. Serão diplomados 2,3 mil estudantes, de sete municípios da Região Metropolitana. Na mesma cerimônia, ocorrerá o anúncio da repactuação do programa Brasil Sem Miséria entre a União e o governo do Rio Grande do Sul, que mantém o programa RS Mais Igual, com as presenças do governador Tarso Genro e da ministra Tereza Campello, que também integra a comitiva presidencial na capital gaúcha.

Em entrevista à Rádio Gaúcha antes da agenda, a ministra informou que o Rio Grande do Sul tem 60 mil matrículas no Pronatec, sendo que no país o número chega a 360 mil.
Sobre o trabalho para diminuir a pobreza no Brasil, Pepe Vargas destacou que "a extrema pobreza monetária foi vencida no país" com o Programa de Erradicação da Pobreza Extrema. De acordo com o ministro, algumas famílias não conseguiam sair da extrema pobreza, que é uma linha de R$ 70 per capita de renda familiar, mas agora já ganham o complemento.

"Temos o objetivo, conduzido pela ministra (Tereza Campello), de junto com as prefeituras fazer a busca ativa. Sabemos quem está no cadastro, mas podem ter famílias que não estão no cadastro único e precisam receber esse benefício. Estamos fazendo uma grande cruzada pedindo para que as prefeituras ajudem a buscar essas pessoas. Não é a pessoa que tem que ir atrás do estado, as prefeituras precisam buscar essas pessoas", disse.
Mais tarde, às 11h30, no Cais do Porto, a presidente Dilma entregará 120 máquinas agrícolas e 22 ônibus escolares a diversos municípios gaúchos. Essa cerimônia também terá a participação dos ministros Aloizio Mercadante e Pepe Vargas.

"São 4.931 municípios do país, estamos distribuindo mais de 17 mil máquinas. Aqui no Rio Grande do Sul são 439 municípios, hoje 94 municípios serão beneficiados, mas já entregamos para outros 114. Ainda temos muitas máquinas para entregar aqui", comentou o ministro do Desenvolvimento Agrário. Segundo ele, um dos objetivos é melhorar as estradas vicinais, por onde escoa a produção agrícola. "Isso também gera política industrial, porque o volume de máquinas que estamos comprando é o dobro do que anualmente se vende no Brasil", acrescentou.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário