English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto de alunos de engenharia da UnB ganha prêmio pela 2ª vez

Projeto de alunos de engenharia da UnB ganha prêmio pela 2ª vez

Graduandos levam atividades de eletrônica a estudantes da rede pública.
Objetivo é estimular alunos a conhecer na prática os cursos da área.

Do G1 DF
Alunos de engenharia da UnB levam kit didático para escolas da rede pública do DF  (Foto: Reprodução/Facebook)Alunos de engenharia da UnB levam kit didático para escolas da rede pública do DF (Foto: Facebook/Reprodução)
 
O Projecto Electron, atividade de extensão dos cursos de engenharia da Universidade de Brasília (UnB), foi premiado pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) como melhor empreendimento estudantil da América Latina. O projeto leva atividades do laboratório de eletrônica para estudantes do ensino médio de escolas públicas.
O mesmo projeto já havia sido premiado pelo IEEE em 2012, como “Melhor Caso de Sucesso” no Brasil. A premiação do IEEE Student Enterprise Award, de US$ 900, ocorreu no dia 8 de agosto. O prêmio foi concedido à UnB por ter mobilizado uma grande quantidade de voluntários e de escolas da rede pública.
Com kits didáticos doados pelo próprio IEEE, voluntários do curso ensinam os alunos do ensinio médio a montarem o equipamento. Segundo a universidade, o objetivo é estimular os estudantes a conhecerem na prática os cursos de engenharia e aumentar o interesse pela área.
"Os alunos vão para escolas públicas com uma maleta portátil, que é um laboratório de eletrônica portátil", disse o o coordenador do projeto, professor Rafael Shayani. "Essa maleta tem peças que se encaixam, uma fonte de tensão, uma pilha, um ventilador, uma antena de rádio, um som, e os estudantes podem montar vários experimentos de eletrônica. Isso tudo enfatiza o que eles aprendem em física no ensino médio. Na prática, eles conseguem ver um motor gerar, uma lâmpada acender."
De acordo com Shayani, toda a elaboração e a prática das aulas são de responsabilidade dos próprios alunos de graduação. "Desde a idealização do projeto, até sua prática final, tudo é feito pelos estudantes. Então, essa premiação nos deixa ainda mais orgulhosos, por ver que uma iniciativa estudantil tem dado tantos frutos bons”, disse  o professor.

Estudantes de engenharia da Universidade de Brasília levam projetos para feiras de ensino no DF (Foto: Reprodução/Facebook)Estudantes de engenharia da Universidade de Brasília levam projetos para feiras de ensino no DF (Foto: Facebook/Reprodução)
 
O IEEE é a maior associação profissional da área no mundo, com mais de 400 mil engenheiros, e premia projetos de ensino e extensão da América Latina. O valor da premiação será revertida em investimentos para dar continuidade ao projeto.

Mais recursos
Segundo a UnB, o projeto vai receber cerca de R$ 46 mil de parceria entre o Decanato de Extensão da UnB (DEX) e o Ministério da Educação (MEC) para expandir suas atividades.
De janeiro a dezembro de 2014, as visitas às escolas públicas também terão o objetivo de incentivar, por meio de palestras, a entrada de mulheres nos cursos de engenharia. Também serão reservadas a elas ao menos 50% das vagas oferecidas nos Laboratórios de Eletrônica, informou a universidade.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário