English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estudantes fazem primeira fase do vestibular da Uerj de olho no Enem

Estudantes fazem primeira fase do vestibular da Uerj de olho no Enem

Exame de qualificação será aplicado neste domingo (8), às 9h.
Candidatos encaram avaliação como teste para o Enem, em outubro.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
Beatriz Rodrigues (esquerda) e Mylena estudam para fazer o vestibular da Uerj; ambas querem vaga em comunicação social (Foto: Arquivo pessoal)Beatriz Rodrigues (esquerda) e Mylena estudam para fazer o vestibular da Uerj; ambas querem vaga em comunicação social (Foto: Arquivo pessoal)
 
Uma nova chance aos estudantes interessados em conquistar uma vaga na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) será dada neste domingo (8) com o segundo exame de qualificação do vestibular 2014. A primeira edição foi realizada em junho e os candidatos têm a opção de fazer as duas provas para tentar melhorar o desempenho. A nota mais alta será levada em conta para a classificação à segunda fase do processo seletivo, composta pela prova discursiva que será no dia 1º de dezembro.
Candidato ao curso de medicina, Rafael Dias, de 24 anos, fará o exame de qualificação da Uerj pela sexta vez. O estudante fez a edição de junho, mas diz que durante a prova não estava se sentindo bem, por isso não teve nota muito alta. “A prova estava tranquila, tudo o que caiu os professores passaram, não tinha novidade, mas eu não estava bem. Agora estou mais preparado, é só controlar o nervosismo.”
Uma vantagem lembrada pelo candidato é o fato de conhecer o modelo do exame. “A prova da Uerj é interdisciplinar, o estilo já não me assusta mais. Quando você não conhece a prova, por mais que saiba a matéria, acha difícil.” Dias fez o ensino médio paralelamente ao técnico de enfermagem e precisou fazer três anos de cursinho para recuperar a defasagem de algumas disciplinas.
As amigas Mylena Cristhina Araújo de Oliveira, de 16 anos, e Beatriz de Souza Rodrigues, 17, do 3º ano do ensino médio do Sistema Elite de Ensino também vão fazer o exame deste domingo. Ambas querem vaga no curso de comunicação social, e pretendem nesta segunda edição da prova melhorar a nota que tiveram na primeira. Elas também encaram o vestibular da Uerj como preparação ao Enem, marcado para outubro.

Rafael Dias fará o exame da Uerj pela sexta vez (Foto: Arquivo pessoal) 
Rafael Dias fará o exame da Uerj pela sexta vez (Foto: Arquivo pessoal)
 
“Na primeira prova estava um pouco apreensiva, nunca tinha feito o vestibular da Uerj. Agora tenho noção de como é, me dediquei”, diz Beatriz. A estudante diz que neste ano tem estudado mais do que nos anteriores para conseguir ser aprovada. Em outubro ela fará o Enem para tentar uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo Sisu. “A Uerj é uma prova interdisciplinar, puxou o Enem nesse ponto porque mescla as matérias, porém é mais objetiva. Cai mais conteúdo do que o Enem, por isso acaba sendo um treino.”
Para Mylena Cristhina, o segundo exame de qualificação representa a chance de reverter a nota do primeiro – ela acertou 34 das 60 questões. “Tenho mais experiência e noção de como é a prova. Consegui me preparar bem. Tenho mais dificuldades em exatas, em humanas me saí bem.”
Mylena também está de olho na UFRJ, por isso fará o Enem, já que a instituição substituiu o vestibular pelo exame nacional. “A questões da Uerj são mais específicas do que as do Enem, mas acaba servindo de treino também.” Às vésperas do exame, a estratégia da estudante é desacelerar. “Professores aconselham a não estudar na véspera, pois o que tinha de absorver de conteúdo, o candidato já absorveu. No sábado, pretendo ler um livro e relaxar.”

Calendário
O segundo exame de qualificação será aplicado no domingo (8), às 9h. A prova reúne questões objetivas de múltipla escolha de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O resultado será divulgado no dia 17 de setembro. O exame discursivo, segunda etapa do processo seletivo, ocorre no dia 1º de dezembro, e a divulgação das notas em 21 de dezembro.
O vestibular da instituição seleciona candidatos para vagas na própria Uerj, no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário