English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estudantes criticam fim do vestibular da Unicamp em Salvador e Fortaleza

Estudantes criticam fim do vestibular da Unicamp em Salvador e Fortaleza

Universidade retirou as duas cidades do nordeste dos locais da prova 2014.
Movimento estudantil acusa Comvest de regionalizar o processo seletivo.

Do G1 Campinas e Região
Campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Barão Geraldo (Foto: Antoninho Perri/Ascom Unicamp) 
Vestibular ocorrerá em 16 cidades de SP, Brasília e Belo Horizonte (Foto: Antoninho Perri/Unicamp)
 
Após a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciar a retirada de Salvador (BA) e Fortaleza (CE) da lista de locais de provas do vestibular de 2014, representantes do movimento estudantil iniciaram uma campanha para que a universidade volte atrás na decisão. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp acusa a Comvest de regionalizar o processo seletivo.

Segundo um dos coordenadores do DCE, Bruno Modesto, a comunidade acadêmica e os estudantes não participaram da discussão sobre a nova medida. “Eles anunciaram o corte das cidades somente na abertura das inscrições. A Comvest tomou a decisão de uma forma arbitrária e sem a participação do DCE”, critica.

Para a entidade, ao realizar o vestibular somente em cidades do estado de São Paulo e em Brasília cria-se uma barreira para os alunos das outras regiões do Brasil que não podem custear a viagem. “Essa exclusão financeira de estudantes de outros estados vai contra a ideia de democratização do ensino e a afasta a universidade da população”, aponta Modesto.

Estudantes de Salvador (BA) criticam retirada da cidade como sede do Vestibular da Unicamp (Foto: Ingrid Maia/Arquivo Pessoal) 
Ingrid (esq.) irá até o DF; distância fez Marcelle desistir da Unicamp (Foto: Arquivo Pessoal)
Viagem longa e desistências

Estudantes de cursinhos pré-vestibular e do 3º ano do ensino médio em Salvador foram surpreendidos pelo anúncio da Unicamp.  Ingrid Maia, de 16 anos, que vai prestar o exame para o curso de geologia, criticou a universidade por ter feito o anúncio somente em agosto, quando foram abertas as inscrições. “Estava tudo planejado para eu fazer duas provas no mesmo dia em Salvador. Com essa decisão da Unicamp eu tive que correr para organizar a viagem que é longa”.

A estudante revelou ter gasto R$ 1 mil com passagem área até Brasília, porém, ainda não contabilizou quanto terá de gastar com hospedagem. “Eles deveriam ter feito esse anúncio com antecedência, de pelo menos um ano para todos se programarem. Muitos amigos desistiram da prova por isso. Eu ainda não posso reservar um hotel e saber quanto vou gastar porque ainda não anunciaram em qual colégio vai ocorrer o exame”, explica Ingrid.
Por causa da distância, Marcelle Braga, de 17 anos, que vinha se preparando para o vestibular de medicina da Unicamp, acabou desistindo e resolveu fazer a prova em uma universidade de Salvador. “Eu já tinha acabado de ler todos os livros exigidos pela Unicamp. Estava fazendo as provas dos anos anteriores, quando recebi a notícia. No fim, eu perdi muito tempo, já que o conteúdo de um vestibular é diferente do outro”, critica a estudante.
Representação dissente
O DCE espera que a Comvest reveja a decisão e convoque os estudantes para ter representação no processo de tomada de decisões  da Câmara Deliberativa do Vestibular. “Durante os conselhos que definiram essa exclusão das duas cidades, não houve nenhuma representação dos alunos. Retirar o vestibular do nordeste é uma contradição da Unicamp que fala em vestibular nacional e deveria buscar esse caráter abrangente”, aponta Modesto.

As provas da Unicamp serão realizadas em 18 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Segurança
A assessoria de imprensa da Comvest informou que a decisão de retirar Salvador e Fortaleza da lista de cidades do vestibular 2014 foi discutida, votada e aprovada no dia 20 de junho na da Câmara Deliberativa do Vestibular. O principal motivo foi a segurança do processo seletivo. Segundo a Comvest, o risco de aplicação do exame em outros estados é alto, por causa do transporte aéreo das provas.

Além disso, a assessoria apontou que nos últimos anos a média de alunos de fora do estado de São Paulo matriculadas na universidade é de 4%. A Comvest explicou ainda que para o processo de 2014 não há possibilidades de mudanças, mas não descartou retornar com as duas cidades nos próximos vestibulares.

Fonte:G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário