English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Amanda passou para direito na UEPB e medicina na UFPB.
Ela ainda espera resultado da UFCG, onde tenta engenharia elétrica.

Krystine Carneiro Do G1 PB
Amanda passou para direito, medicina e aguarda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)Amanda usa curativo na sobrancelha por ter passado no vestibular para direito e medicina; ela aguarda ainda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)
 
Depois de um ano intenso de estudos, uma estudante conseguiu vagas em pelo menos duas das universidades públicas da Paraíba. No vestibular comum, Amanda Ramalho, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde poderá cursar direito. Usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela passou para medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agora, ela espera o resultado do vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tenta uma vaga para engenharia elétrica.
Amanda ainda não tem certeza sobre o que quer cursar. Por isso, ela se inscreveu para cursos de diferentes áreas em cada instituição. “Ainda estou pensando nas opções, no que eu gosto e conversando com amigos que fazem os cursos”, comentou a adolescente. Enquanto decide o curso que quer, ela vai fazer as matrículas para garantir as vagas até saber resultado da UFCG.

A adolescente estudava no colégio Motiva, em Campina Grande, e explicou que não esperava conquistar o primeiro lugar geral da UEPB, com 884,30 pontos. “Muita gente inteligente e estudiosa fez a prova. Foi uma surpresa pra mim”, comentou. No Enem, ela fez 789,12 pontos e entrou em medicina na 57ª colocação, podendo entrar no segundo período.

Adolescente usava a biblioteca do colégio para estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1) 
Adolescente usava a biblioteca do colégio para estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1)
 
Para conseguir as vagas, Amanda abriu mão de várias coisas. “Eu estudava todo dia, inclusive no fim de semana. Também estudei nas férias, quase todos os dias. Aproveitei que a escola oferece a biblioteca mesmo nesses períodos e a usei bastante”, explicou a estudante. Ela também contou que terminou um namoro logo no início do ano. “Um dos motivos para o término foi os estudos”, disse.

A garota só não deixou o balé. E até isso teve uma razão. “Tem que aliar a mente e o corpo. Não adiante cuidar só da mente, senão há um desequilíbrio”, justificou. Apesar de manter a dança, ela diminuiu o número de aulas para poder se dedicar aos estudos com mais vigor. “É um momento de lazer, que desestressa e você não pensa no colégio”, afirmou.

Método
O segredo de Amanda para entrar nas universidades públicas que queria foi estudar matérias alternadas. Ela preferia estudar assuntos de humanas e exatas em um mesmo dia.

“Quando fosse humanas, eu tentava ler mais e escrever tudo aquilo que eu achava mais importante. Em exatas, eu dava prioridade a fazer exercícios. Para física, tinha que ter um pouco de cada. Eu alternava entre ler o conteúdo e fazer exercícios”, revelou Amanda.











  Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário