English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 19 de janeiro de 2014

Guarda, ginasta e boxeadora: jovens trocam carreira por vaga na Unicamp

Guarda, ginasta e boxeadora: jovens trocam carreira por vaga na Unicamp

Estudantes contam que abriram mão da profissão para fazer a prova.
Eles começaram neste domingo a segunda fase do vestibular 2014.

Marcello Carvalho Do G1 Campinas e Região
Vinicius Salomé é Guarda Municipal há três anos e presta Educação Física (Foto: Marcello Carvalho)Vinicius Salomé é Guarda Municipal há três anos e presta Educação Física (Foto: Marcello Carvalho)
 
O sonho de conseguir uma vaga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fez alguns jovens abandonarem as profissões que tinham para tentar uma vaga na unidade de ensino e ter a chance de uma "vida nova". Foi o caso de Vinicius Salomé, de 23 anos, que há três é Guarda Municipal em Campinas. O jovem já passou na Unicamp há cinco anos, mas não pode fazer o curso por ter entrado no exército e depois ter seguido a carreira de GM. Agora, ele optou por deixar a profissão para ser professor na rede pública.
"Passar na Unicamp e ensinar crianças de escolas públicas sempre foi o meu sonho. Eu entrei no exército e isso me deu a chance de ser Guarda Municipal. Foi muito feliz, mas eu quero mais realização pessoal e isso eu só vou ter passando na Unicamp e conseguindo me tornar um professor de educação física", disse o jovem.

Da ginástica para os palcos
O contato com o teatro fez Maira Martins Trentin, de 17 anos, deixar de lado dez anos dedicados à ginástica rítimica para fazer artes cênicas na Unicamp. A jovem também dava aula para crianças em Atibaia, mas parou durante o ano passado para se dedicar inteiramente aos estudos.
"Foi muito difícil fazer a opção porque eu gosto muito de ginástica, mas para mudar precisa ter coragem e agora eu quero me dedicar à atuação mesmo", contou. A estudante disse que estudava dez horas por dia para passar na universidade e abriu mão de viajar nas férias para conseguir a vaga.

Campeã de boxe
Já a estudante Bruna Elen, de 17 anos, é professora de boxe chinês e coleciona títulos brasileiro e sul-americano da modalidade. No ano passado, a estudante deixou os ringues de lado e agora presta o vestibular para Ciências do Esporte, curso ministrado no campus de Limeira (SP) na Unicamp.
"Eu tive que parar de dar aula e continuei apenas treinando e participando de algumas competições. Eu amo esporte, mas não posso deixar de estudar nunca. Se eu passar no vestibular não vou dar mais aula e vou diminuir as competições", afirmou Bruna, que em março vai disputar o Mundial de boxe chinês na Turquia.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário