English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Primeiro lugar em medicina da UFPB tirou 1.000 na redação do Enem

Primeiro lugar em medicina da UFPB tirou 1.000 na redação do Enem

Segredo da redação perfeita é leitura e treino, segundo o adolescente.
Ainda no 2º ano, garoto foi aprovado em medicina e engenharia elétrica.

Krystine Carneiro Do G1 PB
Abdias recebeu Diploma Estudante José Lins do Rego, na Câmara Municipal, pelo desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires) 
Abdias recebe diploma na Câmara Municipal pelo desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012 (Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires)
 
Já com um passado de conquistas, um estudante de João Pessoa passou em primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação de Abdias Aires, de 17 anos, foi de 838,86, resultado que o colocou no primeiro lugar geral da instituição, mas o que chamou mesmo a atenção foi a nota da redação do adolescente: 1.000 pontos, a pontuação máxima do exame.

O segredo para a redação perfeita? Leitura e treino, segundo o estudante. “É preciso treinar bastante e se informar, ler sobre assuntos atuais”, explicou. Na redação deste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre o tema Lei Seca. “Escrevi que a Lei Seca está trazendo benefícios em relação à formação da consciência da sociedade com relação à bebida e isso é perceptível. Disse também que ainda havia muito a ser feito para se aumentar a seguraça no trânsito, citando as estradas e acidentes”, descreveu.
Abdias nunca fez cursinhos preparatórios. Ele explicou que, desde cedo, ainda no ensino fundamental, foi incentivado a estudar todos os dias. “Eu estudava para entender e não para a prova. Quando eu cheguei no ensino médio, eu não me estressei para o vestibular. Apenas dei continuidade ao que eu já estava fazendo, mantive a rotina”, comentou.

O equilíbrio entre lazer e estudos também influenciou na boa colocação no vestibular, conforme explicou o rapaz. “Claro que no 3º ano a gente tem que disciplinar um pouco mais. Mas nos fins de semana e nas férias eu procurava sair com os amigos, relaxar. Houve ocasiões em que eu tive que estudar nesses momentos, mas eu não recomendo, procuro evitar”, pontuou.

Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB (Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação) 
Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB (Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação)
 
A fórmula de Abdias deu certo. Ainda no 2º ano do ensino médio, ele fez o Enem e tentou entrar para medicina. Ele passou em terceiro lugar e entrou com um recurso para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para poder cursar. Porém, mesmo com o certificado, ele preferiu não entrar na universidade naquele momento.

“Eu fiz o 3º ano normalmente. No segundo semestre, fiz o vestibular da UFCG [Universidade Federal de Campina Grande], que também usa a nota do Enem, para engenharia elétrica e passei em primeiro lugar geral. Dessa vez, eu resolvi cursar”, relatou Abdias.

O adolescente ainda não decidiu se vai continuar cursando engenharia ou se vai mudar para medicina. Ele comentou que sempre teve dúvida entre os dois cursos. “Me atrai muito o lado humanitário da medicina”, disse.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário