English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 19 de janeiro de 2014

‘Ainda não consegui acreditar’, diz 1ª colocada geral no vestibular da UEL

‘Ainda não consegui acreditar’, diz 1ª colocada geral no vestibular da UEL

Flora Mestre Passini, de 18 anos, foi aprovada no curso de Medicina.
'Passar na UEL era o meu objetivo, e consegui', comemora a estudante.

Rodrigo Saviani Do G1 PR, em Londrina
Flora Mestre Passini comemora a aprovação no Vestibular da UEL (Foto: Arquivo Pessoal) 
Flora Mestre Passini comemora a aprovação no Vestibular da UEL (Foto: Arquivo Pessoal)
 
A estudante Flora Mestre Passini, de 18 anos, foi aprovada em primeiro lugar geral no Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Londrina(UEL), no norte do Paraná. Classificada com 257,6 pontos, dos 300 possíveis (85,9% de aproveitamento), no curso de Medicina, ela ficou surpresa com a notícia de ser a melhor colocada geral no vestibular.
“Não esperava conquistar essa posição [de primeiro lugar geral]. Fiquei muito focada em conseguir a vaga. Mas, ser a primeira colocada, ainda não consegui acreditar”, disse Flora. A lista de aprovados no Vestibular da UEL foi divulgada na quinta-feira (9).
A estudante morava em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, onde terminou o ensino médio em 2012. No ano seguinte, mudou-se para Londrina, justamente para se preparar para o vestibular da UEL. A estudante também foi aprovada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e ainda prestou vestibular para as universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e do Rio Grande do Sul (UFRS), que ainda não divulgaram a lista de aprovados. Porém, ela afirma que já decidiu fazer o curso na UEL. “Passar na UEL era o meu objetivo, e consegui”, comemora.
Flora considera que a sua rotina de estudos foi bem pesada. “Eu fiz cursinho pré-vestibular pela manhã e tarde, e depois estudava em casa a noite, fazia simulados no fim de semana. Foi uma rotina bem pesada, pois sabia que teria um caminho longo para conseguir a vaga”, disse.
Foi uma rotina de estudos bem pesada, pois sabia que teria um caminho longo para conseguir a vaga"
Flora Passini, estudante
Por causa dos estudos, a caloura da UEL conta que precisou se privar algumas coisas. “Eu saia, não deixei de ver os amigos, mas também deixei de ir a várias festas, de viajar para a casa dos meus pais, em Foz do Iguaçu”, disse.
Apesar disso, Flora seguiu algumas atividades, como a participação em movimentos sociais. “No meu tempo livre, eu aproveitava pra ler sobre política, movimentos sociais. Sou engajada em um movimento feminista. Esse contato com discussões político-culturais é muito importante para minha vida. Fiz questão, mesmo atolada de estudos, de comparecer às reuniões e ir em eventos, passeatas”, contou.
Sobre o vestibular da UEL, ela considerou a primeira fase a mais complicada. “É a prova mais incerta. São 60 questões de conhecimentos gerais, então fica difícil saber o que cairá. Já nas outras fases, você consegue se preparar melhor, pois já sabe o que pode vir”, analisa Flora.
Como dica para quem vai se preparar para algum vestibular, a estudante indica que a pessoa faça um planejamento dos estudos. “A pessoa precisa focar no curso que vai prestar. Dependendo da concorrência, ela já terá uma ideia de como será o nível de estudo exigido. Vale a pena fazer outros vestibulares, além da universidade desejada, até para pegar um ritmo melhor de conteúdo e estudos. E principalmente acreditar, confiar no seu potencial”, afirma.
O vestibular
O Vestibular 2014 da UEL contou com 22.691 candidatos inscritos na primeira fase. Desses, mais de oito mil foram aprovados para a segunda fase, disputando 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação. As provas foram realizadas em 10 de novembro e em 1º, 2 e 3 de dezembro de 2013. O curso de Medicina foi o mais concorrido, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal.
Os candidatos aprovados devem fazer a pré-matrícula até o domingo (12), no site da UEL. Após a pré-matrícula, o estudante ainda precisará confirmar a matrícula até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014, informou a universidade. As atividades acadêmicas na UEL começam em 3 de fevereiro.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário