‘Ainda não consegui acreditar’, diz 1ª colocada geral no vestibular da UEL
Flora Mestre Passini, de 18 anos, foi aprovada no curso de Medicina.
'Passar na UEL era o meu objetivo, e consegui', comemora a estudante.
Flora Mestre Passini comemora a aprovação no Vestibular da UEL (Foto: Arquivo Pessoal)
“Não esperava conquistar essa posição [de primeiro lugar geral]. Fiquei muito focada em conseguir a vaga. Mas, ser a primeira colocada, ainda não consegui acreditar”, disse Flora. A lista de aprovados no Vestibular da UEL foi divulgada na quinta-feira (9).
A estudante morava em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, onde terminou o ensino médio em 2012. No ano seguinte, mudou-se para Londrina, justamente para se preparar para o vestibular da UEL. A estudante também foi aprovada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e ainda prestou vestibular para as universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e do Rio Grande do Sul (UFRS), que ainda não divulgaram a lista de aprovados. Porém, ela afirma que já decidiu fazer o curso na UEL. “Passar na UEL era o meu objetivo, e consegui”, comemora.
Flora considera que a sua rotina de estudos foi bem pesada. “Eu fiz cursinho pré-vestibular pela manhã e tarde, e depois estudava em casa a noite, fazia simulados no fim de semana. Foi uma rotina bem pesada, pois sabia que teria um caminho longo para conseguir a vaga”, disse.
Foi uma rotina de estudos bem pesada, pois sabia que teria um caminho longo para conseguir a vaga"
Flora Passini, estudante
Apesar disso, Flora seguiu algumas atividades, como a participação em movimentos sociais. “No meu tempo livre, eu aproveitava pra ler sobre política, movimentos sociais. Sou engajada em um movimento feminista. Esse contato com discussões político-culturais é muito importante para minha vida. Fiz questão, mesmo atolada de estudos, de comparecer às reuniões e ir em eventos, passeatas”, contou.
Sobre o vestibular da UEL, ela considerou a primeira fase a mais complicada. “É a prova mais incerta. São 60 questões de conhecimentos gerais, então fica difícil saber o que cairá. Já nas outras fases, você consegue se preparar melhor, pois já sabe o que pode vir”, analisa Flora.
Como dica para quem vai se preparar para algum vestibular, a estudante indica que a pessoa faça um planejamento dos estudos. “A pessoa precisa focar no curso que vai prestar. Dependendo da concorrência, ela já terá uma ideia de como será o nível de estudo exigido. Vale a pena fazer outros vestibulares, além da universidade desejada, até para pegar um ritmo melhor de conteúdo e estudos. E principalmente acreditar, confiar no seu potencial”, afirma.
O Vestibular 2014 da UEL contou com 22.691 candidatos inscritos na primeira fase. Desses, mais de oito mil foram aprovados para a segunda fase, disputando 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação. As provas foram realizadas em 10 de novembro e em 1º, 2 e 3 de dezembro de 2013. O curso de Medicina foi o mais concorrido, com 98,23 candidatos por vaga no sistema universal.
Os candidatos aprovados devem fazer a pré-matrícula até o domingo (12), no site da UEL. Após a pré-matrícula, o estudante ainda precisará confirmar a matrícula até o quinto dia corrido do ano letivo de 2014, informou a universidade. As atividades acadêmicas na UEL começam em 3 de fevereiro.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário