Cinco presos são aprovados em vestibular de universidade no PR
Eles fazem parte de um programa de cursinho pré-vestibular nas cadeias.
Calouros dependem de aprovação da Justiça para frequentar as aulas.
Presos devem frequentar a UEL em 2014 (Foto: Gilberto Abelha/UEL/Divulgação)
Os calouros de direito, enfermagem (dois), serviço social e matemática fazem parte de um programa de cursinho pré-vestibular, criado em parceria entre a Seju e a UEL em 2013. Por meio do projeto, os alunos frequentam salas de aula estruturadas dentro dos complexos penitenciários londrinenses - no primeiro ano de trabalho, 50 presos assistiram às aulas ministradas dentro da cadeia, entre os quais dez deles passaram na primeira fase do vestibular de 2014 da UEL.
"Já esperávamos que esses presos passassem no vestibular. Nós víamos o interesse deles, a vontade de mudar a vida, de buscar autorização para ir à biblioteca, por exemplo. Já imaginávamos, porque víamos de perto a dedicação diferenciada que eles têm", afirma.
O diretor da PEL II ressalta a importância de todos os servidores da penitenciária para o sucesso dos presos. "Tem o mérito do preso, da UEL, mas temos que enaltecer o trabalho dos agentes penitenciários, que propiciam os detentos irem até as aulas, fazem a segurança deles, cuidam. Sem o trabalho deles, ficaria difícil".
Entre os aprovados, três são da PEL II e estão presos em regime fechado. Os outros dois estão encarcerados na Penitenciária Estadual de Londrina I (PEL I) e no Centro de Ressocialização de Londrina (Creslon) - apenas na última o detento cumpre pena em regime semiaberto.
A pré-matrícula dos calouros já foi prontamente protocolada pela Seju, após a confirmação de que os nomes deles estavam na lista de aprovados, segundo a própria secretaria. Não há previsão de quando eles devem ter a autorização julgada, conforme o governo estadual. As aulas, na UEL, começam em 3 de fevereiro.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário