English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 15 de dezembro de 2013

Unifap recorre após MEC suspender vestibular para curso de secretariado

Unifap recorre após MEC suspender vestibular para curso de secretariado

Secretariado executivo tirou nota baixa em conceito avaliado pelo MEC.
Universidade contesta resultado e já recorreu da decisão.

Abinoan Santiago Do G1 AP
Na Unifap, o curso de Direito conseguiu nota 4 no Enade 2012 (Foto: Ascom/Unifap) 
Na Unifap, o vestibular para o curso de secretariado executivo foi penalizado (Foto: Ascom/Unifap)
 
O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) José Carlos Tavares considerou 'espantoso' o Ministério da Educação (MEC) suspender a realização de vestibular para ingresso de novas turmas de secretariado executivo na instituição. A penalidade é resultado da nota insatisfatória em 2009 e 2012 obtida pela graduação no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (6).
O curso de secretariado executivo conseguiu nota 2 em cada ano avaliado pelo CPC. O Ministério da Educação considera como insatisfatória a graduação com nota abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
"Foi espantoso. Nós entramos no sistema e o resultado está errado. Secretariado executivo tirou nota 4 em 2013 na avaliação local do curso pelo MEC, o que não foi usado para o resultado final do CPC. Já recorremos enviando o resultado dessa nota", disse o reitor da Unifap José Carlos Tavares.

Reitor da Unifap, José Carlos Tavares (Foto: Graziela Miranda/G1) 
Reitor da Unifap José Carlos Tavares disse que resultado foi espantoso (Foto: Graziela Miranda/G1)
 
A penalidade do MEC atinge apenas o ingresso de novos alunos. As turmas em curso continuam normalmente. O edital para o vestibular 2014 da Unifap tinha a previsão de ofertar 50 vagas para secretariado executivo.
A avaliação usada pelo MEC considera diversos fatores. As notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são o de maior peso, significando 55% da nota do CPC. A infraestrutura e instalações correspondem a 15% no índice, e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente são os demais 30% da composição da nota.
Segundo a coordenadora do curso de secretariado executivo Inajara Viana, o curso é um dos mais bem estruturados na universidade com 11 professores efetivos com dedicação exclusiva para quatro turmas em salas de aulas próprias.
"Além de eventos dentro da área na Unifap, publicamos artigos no congresso nacional e internacional do curso em 2013. Tudo isso faz o curso ser forte. O resultado nos pegou de surpresa", comentou Inajara.

Resultado
A lista de cursos suspensos pelo MEC inclui instituições de 23 estados, e na de cursos fechados figuram universidades, faculdades, institutos e centros universitários de 22 estados. O Rio Grande do Sul foi o único estado que não apareceu em nenhuma das duas listas.
Os 152 cursos com vestibular suspenso, que representam 24.828 vagas, deverão apresentar um protocolo de compromisso e, com isso, o MEC poderá autorizar a reabertura do vestibular. Além disso, o MEC fará uma avaliação in loco após a entrega do protocolo. Os cursos com tendências negativas deverão executar um protocolo de compromisso durante o ano para que a abertura de novas vagas seja reavaliada.
O MEC anunciou ainda que o ministério fará, no ano de 2014, uma inspeção presencial em todos os cursos de direito oferecidos pelas instituições de ensino superior no país.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário