English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 1 de dezembro de 2013

MEC divulga médias das notas do Enem 2012 e adota simulado on-line

MEC divulga médias das notas do Enem 2012 e adota simulado on-line

Melhor desempenho foi em matemática; pior em ciências da natureza.
A partir desta terça-feira (26), escolas poderão ter acesso às notas.

Do G1, em Brasília
Mercadante durante a coletiva nesta segunda (25) (Foto: G1) 
Mercadante durante a coletiva nesta segunda (25) Foto: G1)
 
O ministro da Educação, Aloizo Mercadante, divulgou nesta segunda-feira (25) as médias das notas dos concluintes no ensino médio que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O melhor desempenho foi em matemática (533,43); seguido por ciências humanas (533,18); redação (529,14); linguagens (502,52); e ciências da natureza (486,28).
O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) terá uma ferramenta na qual o estudante poderá comparar sua nota individual com a média da escola, e a instituição poderá ver um mapa do desempenho de todos os seus alunos por área de conhecimento. A ferramenta pode ser acessada neste link.
Segundo o ministro, o estudante terá a oportunidade de acompanhar o seu desempenho e comparar com o de outros colegas da escola. “Nós do MEC procuramos dar as informações mais precisas possíveis para o estudante saber como ele foi, se quiser fazer um novo enem. Nosso objetivo é pedagógico", afirmou.
O Inep também vai disponibilizar uma ferramenta na qual o estudante poderá fazer exercícios simulados on-line do conteúdo do Enem, ver o seu desempenho, pontos fortes e pontos fracos em cada uma das quatro áreas de conhecimento. A ferramenta "Geekie Games", desenvolvida pela start up Geekie, foi disponibilizidada no G1 nas semanas que antecederam o Enem.
O MEC vai ainda divulgar nesta terça-feira (26) as notas de cada escola no Enem do ano passado.

Mapa de itens do Enem permite ao candidato comparar sua nota (Foto: Reprodução)Mapa de itens do Enem permite ao candidato comparar sua nota (Foto: Reprodução)
 
Questionado sobre os rankings de desempenho das escolas no Enem que são feitos anualmente pela imprensa, Mercadante afirmou que o papel do governo é informar. “Eu sou favorável a toda transparência de informação pedagógica. A forma de apresentar as informações compete à imprensa. Cada um tem a sua leitura das informações. O papel do Estado é dar informação pura e transparente", diz Mercadante.
Ele afirmou, por exemplo, que uma escola da periferia, com população de baixa renda, sem estrutura em casa, terá média mais baixa em comparação a uma escola de um bairro de luxo, com toda a estrutura, condições e apoio pedagógico. “Pode ter certeza que a média vai ser melhor na segunda escola.”
“Nós preferimos que essa informação seja dada para cada escola, para ela abrir as informações e poder discutir com os estudantes. (...) Ela vai saber onde ela está em relação à distribuição das notas, e estudante vai ter a informação mais detalhada possível de suas habilidades, para ele saber o que precisa desenvolver.”

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário