English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 15 de dezembro de 2013

UFPR diz que vai tentar reverter possíveis suspensões de cursos

UFPR diz que vai tentar reverter possíveis suspensões de cursos

Cursos de jornalismo e publicidade podem ser suspensos.
MEC divulgou notas do Conceito Preliminar de Cursos, na segunda (2).

Adriana Justi Do G1 PR
O Ministério da Educação divulgou a lista de cursos de instituições de ensino superior que vão ter o vestibular suspenso ou fechado na edição desta sexta-feira (6) do "Diário Oficial da União. A ação foi determinada após a divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na segunda-feira (2). Listada entre as cinco instituições superiores federais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) pode sofrer a punição nos cursos de jornalismo e publicidade, que obtiveram conceito abaixo de 3, considerado pelo MEC como insatisfatório. A escala varia de 1 a 5.
Outros 24 cursos de graduação de várias instituições de todo o estado, também podem ser suspensos pelo MEC. Deste total, 13 são de Curitiba e 13 no interior.
Ao G1, a pró-reitora, Maria Amélia Sabbag Zainko, justificou que o conceito baixo é resultado de um "posicionamento político dos alunos de boicote" durante a realização do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que corresponde a 55% da nota do CPC. Segundo ela, a maioria dos alunos não preencheu todas as questões. Ela disse ainda que a universidade vai tentar "reverter a situação". A nota do CPC também tem peso de 15% no índice de infraestrutura dos cursos e de 30% nos recursos didático-pedagógicos e corpo docente.
Conforme o MEC, cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos.
"No nosso caso, nós não temos problema de infraestrutura, nós tivemos esse problema do boicote. Quando nós recebemos o resultado do Enade, imediatamente fizemos uma reunião com a direção dos setores e com as coordenações dos cursos para fazer uma mobilização interna no sentido dos esclarecimentos, embora a gente faça isso sempre", relata Maria Amélia. "Nesse trabalho interno, nós mostramos para os alunos que esse tipo de posicionamento, como o de boicotar e não preencher todas as questões do Enade, só prejudica o curso", explica.
Ela disse também que, em até 30 dias, a universidade deve apresentar um plano de ações ao Ministério da Educação na tentativa de reverter a situação de cancelamento dos dois cursos.
"A proposta do governo federal com a divulgação desses resultados é no sentido de eliminar cursos que não tenham condições de infraestrutura como laboratórios e de bom atendimento dos alunos. Isso não é o caso da nossa universidade, pelo contrário, são uns dos cursos mais procurados pelos candidatos", acrescenta a pró-reitora.
Em todo o país, 152 dos 270 cursos terão o vestibular suspenso, e 118 cursos terão o vestibular fechado. A listagem de cursos suspensos pelo MEC inclui instituições de 23 estados, e na de cursos fechados figuram universidades, faculdades, institutos e centros universitários de 22 estados. O Rio Grande do Sul foi o único estado que não apareceu em nenhuma das duas listas. Ao todo, foram avaliadas 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário