English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MEC aprova três residências médicas para Hospital Universitário da UFPI

MEC aprova três residências médicas para Hospital Universitário da UFPI

Programas serão nas áreas de gastroenterologia, dermatologia e cardiologia.
Processo seletivo está previsto para acontecer em janeiro de 2014.

Patrícia Andrade DO G1 PI
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá em 2014 três programas de Residência Médica nas áreas de gastroenterologia, dermatologia e cardiologia.  O processo seletivo para as primeiras turmas está previsto para janeiro do próximo ano com início das atividades em março. Será a primeira residência médica em cardiologia no estado.

Inaugurado no dia 9 de novembro deste ano, o HU levou quase 23 anos para ficar pronto (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
Programas devem iniciar atividades no HU em março (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
Para o gerente de ensino e pesquisa do HU, Dr. Mauricio Paes Landim, a aprovação das residências é um importante passo para consolidar o Hospital Universitário como um centro de ensino e de pesquisa para a formação de profissionais médicos. “Isso resultará em profissionais mais qualificados para prestar uma assistência humanizada e com qualidade", destacou.
O Hospital Universitário conta com 201 leitos de enfermaria, 15 leitos de UTI adulto, 06 leitos de UTI pediátrica, 08 leitos de UTI coronariana, 10 salas cirúrgicas, 03 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 02 salas de vídeo endoscopia,12 salas para análises clínicas e patológicas, além de 53 consultórios voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas ciências da saúde. O HU possui 12.404,26 m² de área externa e 21.596,54 m² de área construída. Foram investidos mais de R$ 80 milhões nessa importante obra.
A Universidade Federal do Piauí conta com o curso de medicina apenas no Campus Petrônio Portela em Teresina, mas já está prevista a instalação de novas turmas no Campus Universitário de Parnaíba, Litoral do estado, com início previsto para março do próximo ano.

O curso de Medicina do campus de Parnaíba foi autorizado pelo Ministério da Educação em junho do ano passado, com oferta inicial de 80 vagas a partir de 2013, sendo 40 vagas para o primeiro semestre de 2014 e as demais para o segundo semestre. O Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Heda deverá ser entregue à UFPI até o próximo ano para que funcione como hospital escola.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário