English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 15 de dezembro de 2013

Ufes tem que fechar vestibulares de jornalismo e publicidade, diz MEC

Ufes tem que fechar vestibulares de jornalismo e publicidade, diz MEC

Publicação saiu no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6).
Penalidade é resultado do baixo Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Juliana Borges e Mariana Perim Do G1 ES
O processo seletivo do Vest Ufes 2013 continua nesta segunda e terça-feira (Foto: Reprodução/TV Gazeta) 
Universidade Feredal do Espírito Santo - Ufes (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
 
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai ter que fechar novas vagas dos cursos de jornalismo e publicidade e Propaganda, conforme divulgação do Ministério da Educação (MEC), na edição desta sexta-feira (6), do Diário Oficial da União. A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na última segunda-feira (2). Ela será aplicada também aos outros cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. Ao todo, 270 cursos tiveram resultados insatisfatórios no Brasil. A Administração Central da Ufes informa que intercederá junto ao Ministério da Educação (MEC) no sentido de evitar a suspensão da oferta de vagas no vestibular de 2014
O CPC é composto por diversos indicadores. As notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota do Conceito. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
Dessa maneira, os vestibulares dos dois cursos da Ufes serão fechados porque além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito. Para Jornalismo, CPC de 2009 foi 1,498 e caiu para 1,460 em 2012 (conceito 2); e Publicidade foi de 1,636 para 1,371 (ainda conceito 2). Os dois cursos são ministrados no campus de Goiabeiras, em Vitória. Outros seis cursos de faculdades particulares do Espírito Santo também foram suspensos.

Os cursos com tendências negativas deverão executar um protocolo de compromisso durante o ano de 2014, para que a abertura de novas vagas seja reavaliada pelo MEC.

Ufes
O chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufes, professor Ismael Thompson, explicou que vai buscar soluções junto à reitoria e solicitar uma visita de uma equipe do MEC à Universidade, para ver realmente como é a situação. "O modo como nosso curso é realmente aplicado com certeza desmonta a situação refletida na avaliação. Também vamos nos reunir com os alunos, algo que já foi feito antes e que precisa ser reforçado, para que os alunos façam corretamente a avaliação do Enade", disse.
A Administração Central da Ufes informou que intercederá junto ao Ministério da Educação (MEC) para evitar a suspensão da oferta de vagas no vestibular de 2014 para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Os cursos tiveram por duas vezes seguidas – em 2009 e 2012 - o conceito 2 na avaliação do INEP/MEC. Segundo a instituição, o baixo desempenho decorre principalmente da recusa dos estudantes em participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entregando em branco as provas e causando prejuízos à continuidade do cursos. Ainda de acordo com a Ufes, os estudantes têm sido alertados de que a atitude acarreta perdas para um número expressivo de jovens que esperam ingressar na universidade.
O Centro Acadêmico do Departamento de Comunicação Social, que representa os estudantes, informou que, como a informação foi divulgada nesta sexta, ainda não houve tempo para os membros se reunirem e planejarem o que pode ser feito por parte dos alunos dos dois cursos.

Sindijornalistas
A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), Marília Polleti, afirmou que o órgão entende e concorda com a exigência do MEC. "Entendemos que as faculdades têm que se adequar às exigências que o MEC vem fazendo, até para garantir a formação de qualidade da categoria. Em todo o país, a federação sempre cobrou isso, uma avaliação periódica. Não podemos ser contrários quando o objetivo é ter uma boa formação dos jornalistas", ressaltou.
O G1 procurou o Sindicato das Empresas de Jornais, Periódicos, Revistas e Similares no Estado do Espírito Santo (Sindjores), com o Sindicato dos Trabalhadores em Agências de Propaganda e Publicidade (Sindipropag-ES) e com o Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-ES), mas não obteve contato até o fechamento da reportagem.

Publicação no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (6) (Foto: Reprodução/ DIO)Publicação no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (6) (Foto: Reprodução/ DIO)
Conceito Preliminar de Curso

O CPC é composto por diversos indicadores. As notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) correspondem a 55% da nota do CPC, a infraestrutura e instalações tem peso de 15% no índice, e os recursos didático-pedagógicos e corpo docente respondem pelos demais 30% da composição do conceito. Os cursos recebem conceitos de 1 a 5. Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos.
No total foram avaliadas 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.

Entenda o IGC
O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) é um indicador que faz parte do cálculo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Em 2012, 2.008 instituições do sistema federal foram avaliadas no IGC. Deste total, 1.461 instituições tiveram um resultado satisfatório e 344 insatisfatórios, das quais 60 foi reincidentes com notas abaixo de 3.
O índice tem notas de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média. O IGC considera a avaliação dos cursos das instituições do último triênio. Assim, em 2012, segundo dados do MEC, 17,2% das instituições ficaram abaixo da média. Na comparação com 2009, quando foram avaliados os mesmos cursos, este índice era de 32,7%.
As 60 instituições com notas reincidentes abaixo de 3 não poderão ampliar a sua estrutura como o número de vagas ou ensino à distância. O Ministério da Educaçãox fará uma abertura de processo de supervisão e aplicação de medidas cautelares e visitas de verificação in loco para a revisão das medidas cautelares.
Ministro da Educação
Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 152 dos 270 cursos terão o vestibular suspenso, e 118 cursos terão o vestibular fechado. A diferença entre as duas punições é que, no primeiro caso, os cursos tiveram nota insuficiente em 2009 e 2012, mas apresentaram uma tendência ascendente na nota. Já no segundo caso, os cursos, além de terem ficado no patamar insatisfatório, ainda caíram de conceito.
Mercadante anunciou ainda que o ministério fará, no ano de 2014, uma inspeção presencial em todos os cursos de direito oferecidos pelas instituições de ensino superior no país. De acordo com ele, trata-se de "um pente fino nos cursos de direito do Brasil".

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário