English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

'Aliviada', diz cearense aprovada em medicina após quatro tentativas

'Aliviada', diz cearense aprovada em medicina após quatro tentativas

Vanessa Feijó foi aprovada em medicina em Campina Grande, na Paraíba.
Estudante de Fortaleza tentava aprovação por quatro vezes.

Do G1 CE
Escrever muitas redações ajuda a desenvolver ideias, "por mais difícil que seja o tema", conta Vanessa (Foto: Vanessa Feijó/Arquivo pessoal) 
Escrever muitas redações ajuda a desenvolver ideias, "por mais difícil que seja o tema",
conta Vanessa (Foto: Vanessa Feijó/Arq. pessoal)
 
Depois de quatro anos de tentativa, a cearense Vanessa Feijó, de 20 anos, comemorou nesta segunda-feira (26) a aguardada aprovação em um curso de medicina. A estudante foi uma das aprovadas da lista do Sistema de Seleção Unificada para o curso na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.
Para Vanessa, o que fez a diferença neste ano foi a nota mil na redação. "Agora estou alivida. Se não fosse a redação. Eu acho que não teria conseguido (ser aprovada)", afirma a estudante. Segundo o Ministério da Educação, em todo o Brasil, apenas 250 alunos obtiveram nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Apesar de morar em Fortaleza, Vanessa resolveu marcar como primeira opção a UFCG com medo de arriscar não ser uma das selecionadas na Universidade Federal do Ceará. "Como eu moro em Fortaleza, eu queria passar aqui. Como faz muito tempo que estou tentando, eu queria passar. Pesquisei, tive referência da UFCG. Estava entre Medicina de Fortaleza e Sobral, mas pela nota de corte não passaria em Fortaleza e entraria por pouco em Sobral. Resolvi não arriscar", conta.
No último dia de inscrição do Sisu, Vanessa, que teve nota 781.88, marcou Medicina da UFCG como primeira opção. A nota de corte do curso foi de 771,16. Além de "fechar" a redação, a estudante acertou 147 das 180 questões de múltipla escolha.
Com a aprovação, a estudante diz que agora vai pensar na mudança física e da rotina. "Sinceramente, a ficha não caiu. Mas estou feliz porque tive o apoio dos meus pais, do meu namorado", conta. Para o Enem de 2014, Vanessa Feijó conta que direcionou o preparo para redação e matemática. A cearense chegava a fazer cinco redações por semana.
"A redação aumentou a minha chance. A diferença dos concorrentes de Medicina são décimos. Qualquer coisa ajuda. Este ano, eu investi muito na redação e em matemática. Consegui resolver os cálculos mais rápido. E, na hora da redação, fiquei mais tranquila porque tinha treinado muito. Por mais que o tema tenha surpreendido, eu tive uma facilidade maior", explica a estratégia.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário