English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

UFPB é a oitava instituição com mais inscrições no Sisu 2015, diz MEC

UFPB é a oitava instituição com mais inscrições no Sisu 2015, diz MEC

Segundo o MEC, foram 141.377 inscritos para 7.480 vagas da UFPB.
Paraíba inscreveu 106.775 candidatos que moram no estado.

Do G1 PB
Campus da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa (Foto: Divulgação/UFPB) 
UFPB registrou 18,9 candidatos por vaga no Sisu (Foto: Divulgação/UFPB)
 
A Universidade Federal da Paraíba foi a oitava colocada na lista das instituições que mais receberam inscrições através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2015. De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), foram 141.377 mil inscritos para concorrer às 7.480 vagas, gerando uma concorrência de 18,9 candidatos por vaga.
Ainda de acordo com o relatório, 106.775 candidatos que moram na Paraíba estão inscritos no sistema. Em todo o estado foram ofertadas 16.645 vagas em 261 cursos de quatro instituições públicas.
O resultado da seleção já está disponível e pode ser conferido pelo site do Sisu. Em todo o Brasil, o Sisu registrou um total de 2.791.334 candidatos inscritos. Eles concorrem a 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos. O resultado do Sisu com a lista de aprovados será divulgada durante o dia.

  ]
A nota do Enem também pode ser usada para acessar as 2.263 bolsas de estudos oferecidas na Paraíba através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). As inscrições para o programa começaram nesta segunda-feira.

Matrícula
Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.
O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

Não passou? Veja o que fazer
Quem não foi aprovado pode se inscrever na lista de espera e acompanhar as chamadas que serão feitas a partir de 11 de fevereiro. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas são para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu são reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos

Prouni x Sisu
Outra opção para os alunos que não forem aprovados nas universidades públicas pelo Sisu é se inscrever no Prouni. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As inscrições foram abertas nesta segunda-feira.
O candidato do Prouni precisa ter feito ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.
Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni.
O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni ou a vaga do Sisu.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário