English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

UFPA divulga listão dos aprovados no vestibular 2015 no sábado

UFPA divulga listão dos aprovados no vestibular 2015 no sábado

Dados do Enem foram recebidos no último dia 15 de janeiro.
Mais de 8.500 vagas foram ofertadas em 5 processos seletivos da UFPA.

Do G1 PA
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulga a partir das 10h30 do próximo sábado (24) o listão de aprovados Processo Seletivo 2015. Este ano foram ofertadas 5.555 vagas somente no vestibular tradicional, que teve 128.462 inscritos. O Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps) recebeu os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último dia 15 de janeiro e já está processando as informações.
A UFPA é uma das 128 universidades e institutos federais brasileiros que utilizam o Exame na seleção de candidatos. A cerimônia de divulgação inicia às 8h30, com a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), que homologa o listão e o entrega ao reitor interino Emmanuel Tourinho para ser divulgado à imprensa durante entrevista coletiva realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básico, no bairro Guamá.
Ainda no sábado devem ser divulgadas informações sobre a realização do concurso, preenchimento das vagas e orientações aos calouros sobre documentos e procedimentos para habilitação, matrícula e início das aulas na Universidade. A previsão da UFPA é que a tradicional leitura do resultado pelas rádios inicie-se por volta das 10h da manhã. Após meia hora do início da transmissão, o Listão será disponibilizado no site do Ceps e da UFPA.
Uma cópia impressa do listão de aprovados também estará disponível para os candidatos que quiserem ir até a UFPA conferir o resultado pessoalmente. A lista será fixada nos painéis de avisos da UFPA, localizados em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Processos seletivos
Outras 2.952 vagas foram ofertadas em quatro processos seletivos: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - 1.173 vagas, que ainda terá o resultado divulgado; os Processos Seletivos de Mobilidade Interna e Externa (Moba) - 744 vagas, que teve os aprovados conhecidos em dezembro; e 1.035 vagas para estudantes de origem quilombola, indígena ou de populações tradicionais para cursos específicos, como Etnodesenvolvimento e Educação do Campo, por meio dos Processos Seletivos Especiais - PSE 6, cujo resultado ainda será divulgado; e PSE 7, que teve os nomes dos aprovados divulgados na última terça-feira (20). Em 2015 foram 244 vagas a mais que as 8.263 ofertadas em 2014.

Novidades
Para 2015, a UFPA traz cinco novas opções de cursos, todas na área de Tecnologia. São eles: “Ciência e Tecnologia”; “Engenharia de Materiais” e “Tecnologia de Geoprocessamento”; em Ananindeua; “Engenharia Ferroviária e Logística”, em Belém; e “Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo”, em Salinópolis.

Demanda
Entre os cotistas, o curso mais concorrido é o de Educação Física, com 161.47 candidatos para cada uma das 38 vagas ofertadas no campus Guamá, em Belém. Em segundo lugar, está o curso de Serviço Social noturno - Belém, com 128.63 candidatos para cada uma das 32 vagas ofertadas. Em seguida, vem o curso de Administração matutino, em Belém, que oferta 32 vagas e tem uma demanda de 104.13 candidatos/vaga.
Entre os candidatos não-cotistas, o curso de Educação Física matutino, em Belém, também encabeça a lista, mas com demanda de 52.26 candidatos/vaga. Em segundo lugar, aparece Medicina - Belém, com 135 vagas ofertadas e demanda de 41.72 candidatos/vaga. Em seguida, o curso de Psicologia matutino aparece com 38.83 candidatos na disputa por uma vaga.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário